Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
270 Comentários
Madá
Beth,
Adorei, nao conheco nao. Vou dar uma investigada, eu gosto muito do Rilke, mas tenho que ler em portugues. Ela é lindíssima.
Valeu mesmo, bjs.
fernanda - de Casamento Marcado
olá!!
sueli ovb, maria lina e eymard, obrigada pelas informações e dicas!!
passeando pelas indicações de vcs, encontrei:
no theatre champs elysees:
-Pasdeloup : Mille temps, mille feuxConcerts – Jazz, musette, musique viennoise – Samedi 27 novembre à 15h30
-Ragtime et New OrleansConcert tôt / Concert tea – Ragtime pour piano – Dimanche 28 novembre à 11h
salle pleyel:
-Orchestre de Paris – Spinosi – Pires – Bismuth – Solberg – Pokupic – Schmitt – Di Pierro, Wednesday, November 24, 2010 – 20h00
-Angelika Kirchschlager Kammerorchesterbasel – Paul McCreesh
Friday, November 26, 2010 – 20h00
-Orchestre Philharmonique de Radio France – Alan Gilbert
Concert en famille – Si l’Orchestre m’était conté
Saturday, November 27, 2010 – 11h00
-Orchestre National d’Île-de-France – Jean-François Verdier – Oriane Bonduel Concert en famille, Sunday, November 28, 2010 – 11h00
-The English Concert – Harry Bicket – Anna Caterina Antonacci – Sara Mingardo Stabat Mater, Tuesday, November 30, 2010 – 20h00
…maria lina, não consegui dar sequência à navegação pelo site do theatre chaillot, eles pedem que eu escolha um domínio de email dentre os quais eu não possuo nenhum… haveria algum outro link possível?
aproveitando-me da experiência de vcs, dentre esses espetáculos acima, o que me indicariam??
abraço, e obrigada!
conexaoparis
Fernanda
Eu aconselho Angelika Kirchschlager. Além de ser uma excelente professional, é uma pessoa linda e elegante em todos os sentidos. Conversamos uma vez, rapidamente. Tive o prazer de conhece-la.
http://theatre-chaillot.fr/
No site do teatre Chaillot acima, não é preciso nada para navegar. Não estou entendendo.
Kika Mello
Oi Beth
vc. pode dar a referência do título da biografia da Lou Andreas Salomé?
Obrigado.
Beth
Madá,
desculpas.
Beth
Adá
Mito bom o lonk sobre Wagner e Bayreuth!
E como vc deve ter visto lá, continua sendo um “negócio” de família…
Vc conhece a Lou Andreas Salome?
Fiquei muito impressionada com a auto-biografia dela, contando inclusive da sua 1a. ida a Bayreuth, mais a convivência com os intelectuais da época etc. Sem falar na sua relação com o Rilke…
Bjs.
Beth
Sueli
Paris na temporada é assim mesmo! Além de tudo ser muito mais caro ainda tem que ser reservado com mais antecedência. Sem falar no preço das roupas para enfrentar o frio…
eymard
Fernanda: Sonia S recomendou e eu tambem assino embaixo a programaçao da Salle Pleyel.
Ha sempre uma programaçao muito refinada de boa musica classica, de jazz, piano. Vi que para 2011 havera concertos do LANG LANG, o pianista chines. Um deles com Roberto Alagna (tenor), que deve ser muito interessante (dia 29.03.2011).
Dia 05 de outubro (2010) tem apresentaçao de Elina Garanca, uma mezzo-soprano que alem da bela voz é muito bonita. Ja tive oportunidade de assisti-la em La cenerentola, de Rossini e em duo em Contos de Hoffmann. Sempre muito bonito.
http://www.sallepleyel.fr/francais/accueil.aspx
Sueli OVB
MARCELLO BRITO
Curiosidade, querido! Só curiosidade! No Youtube tem tudo. Aliás, a internet coloca o mundo a nossos pés. Uma loucura!
Todas as arias do filme estão aí nessa página. São muito irregulares, algumas eu não gosto.
Foi realmente o primeiro trabalho da Brigite Fonda. E que família de atores!
Beijos
Marcello Brito
Suely,
Como vc achou isso???
A o youtube!
Revi agora e ‘e ainda lindissimo!
A menina ‘e a brigite fonda filha do peter fonda
No seu primeiro papel no cinema, me
Lembrei disso.
Muito bom!!!
Sueli OVB
FERNANDA
Veja que ironia!
Ir a Paris em época de temporada não é garantia de que vamos poder assistir a um espetáculo de ballet na Garnier. Uma pena!
A gente tem que esperar abrir a agenda das óperas e teatros, para só então marcar nossa viagem. Mas nem sempre isso é viável. Nos hotéis que reservei há quatro meses atrás hoje já não têm mais vaga, ou estão muito mais caros. E as passagens aéreas também precisam ser compradas com antecedência. Eu vou em setembro e comprei nossos bilhetes em maio.