Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
270 Comentários
Marcello Brito
Eymard,
Eu gosto muito dela!!!
Tem uma voz maravilhosa.
Ela ja gravou na integra a floresta do amazonas do villa.
Alias ja gravou outras coisas dele tb.
E se n me engano gravou tb
Pelleas et melisande
fernanda - de Casamento Marcado
olá a todos!!
adorei o post!
sou totalmente leiga no assunto, mas gostaria muito de aproveitar a oportunidade que terei em minha lua-de-mel de 23/11 a 03/12 em paris para me aproximar disto que são as óperas!..
fiquei completamente encantada com o palais garnier, no entanto, olhei a programação no site indicado pelos colegas aqui e, para o período em que estarei por paris, não haverá NENHUMA montagem na garnier… pode uma coisa dessas?? será que entendi corretamente as informações?
conexaoparis
Fernanda
Se o calendário do site da Ópera indica que não tem, sem chances.
Consulte também os dois sites abaixos:
http://theatre-chaillot.fr/
Eu adora a programação deste teatro acima.
http://www.theatrechampselysees.fr/
eymard
Marcello, que dica excelente. Ja nem me lembrava mais desse filme. Que memoria!!!
Mudando (em parte) de assunto: me lembrei muito de voce. Renee Fleming, soprano americana, é especialista em Strauss. Gravou agora, recente, um disco de musica pop (um rock-pop). Gostei muito. ´E diferente, claro. Inclusive um registro mais grave…bonito.
Sueli OVB
MARCELLO BRITO
Essa apresentação está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-9B8VGLjOj4
Lindo demais!
Marcello Brito
Amigos,
Existe um filme chamado ARIA e onde um produtor q eu n sei quem foi chamou varios diretores importantes para escolherem uma aria de estimacao e fazer um micro filme.
O resultado ‘e sensacional e o liebstod de tristao e isolda ‘e de chorar de lindo com um casal jovem percorrendo las vegas de madrugada ate um final tragico.
Recomendo
valeria
Eymard
muito obrigada, sua dica está anotadíssima. Te conto depois de assistir.
Beth
Madá
Em tempo, Vc está em Paris ou no Rio?
Bjs.
Beth
Madá
O material que eu tenho é muito bom, parte dele herança do meu pai, risos. Mas de excelente qualidade… Quando eu era mais moça (pré internet) era comum vc se inteirar sobre a ópera que iria assistir, etc. E isso também valia para os grandes clássicos do teatro, tipo tragédias gregas, etc. Eram bons hábitos que estão se perdendo com o tempo.
Vou olhar com carinho o link que vc mandou.
Bjs.
Madá
Beth,
Pena que esse material não está on-line.
Eu achei esse sítio via google,
http://www.wagneroperas.com/
se vc tiver um link que vc aprove, me mande por favor.
bjs
Beth
Eymard
Eu tenho uma boa bibliografia sobre Wagner e óperas em geral, além de gravações em Long Play etc acompanhada dos libretos. Vou dar uma olhada cuidadosa no link que vc indicou.
Abs.