Este texto foi escrito por Eymard Loguércio.
A Opera de Paris dará início à temporada 2010/2011 a partir de 9 de setembro 2010. Há espetáculo tanto na Opera Bastille – construção moderna que abriga os espetáculos maiores – quanto no Palais Garnier – o clássico teatro da Ópera.
Vale a pena ir à Òpera! Fazendo alguma pesquisa, você encontrará espetáculos que lhe agrade e caiba no seu bolso. Os ingressos mais baratos são difíceis, mas não são impossíveis. Minha dica: não desista. Insista até conseguir o ingresso desejado.
Particularmente não gosto de óperas muito longas ou muito densas. Prefiro aquelas mais leves, divertidas ou românticas. Da nova temporada destaco as mais populares: As Bodas de Figaro, Madame Butterfly, Tosca e Otelo. Todas montadas na Opera Bastille. Óperas com grande elenco e músicas já bastante conhecidas.
Giulio Cesare e Cosi Fan Tutte serão apresentadas na Opera Garnier. Grande oportunidade para assistir um espetáculo de alto nível e conhecer o teatro da Opera. Giulio Cesare contará com a presença de uma soprano conhecida: Natalie Dessay. Eu escolheria esta peça, ainda que fosse pela oportunidade de vê-la atuando.
No espetáculo Cosi Fan Tutte a presença do tenor brasileiro Paulo Szot, que estará no papel de Guglielmo, seria suficiente para a escolha. Paulo Szot tem feito enorme sucesso em NY nos espetáculos das Broadway e ganhou vários prêmios importantes em 2009/2010.
Para aqueles que nunca foram a ópera, eu aconselharia o espetáculo L’Italiana in Algeri de Rossini ( na Opera Garnier). Pela música, charme e bom humor, seria a minha aposta para os que receiam não gostar deste tipo de espetáculo.
As óperas são classificadas por períodos, estilos ou pelo autor. Nem sempre agradam e nem todas são acessíveis. Algumas são realmente chatas. Mas isso vale para qualquer manifestação artística. O importante é não se privar da experiência por puro preconceito. Poderíamos criar, à moda dos enochatos, gastrochatos, os operachatos. Mas isso fica para outro artigo.
É fácil e seguro comprar o bilhete pela internet. A venda é aberta com alguma antecedência – em geral, 30 dias antes – e você precisa se cadastrar no site da ópera. Os preços variam conforme a localização na sala e a antecedência da compra. No dia do espetáculo, se houver ingresso disponível, a bilhetreia também promove vendas especiais.
Não se esqueça de tomar uma coupe de champagne no intervalo!
Reservem seus ingressos clicando aqui.
                                                







270 Comentários
Eymard
Madá, nada melhor do que ser “surpreendido”. O Alcazar tem um clima “bacana”, alto astral e boa comida. Bom saber que vocês aprovaram e ainda foram “surpreendidos”! Fica ai a dica para o mês de setembro.
Madá
Eymard, seguindo mais uma de suas sugestoes fui jantar no Alcazar e qual nao foi minha surpresa ao saber que seria uma noite lírica. Foi lindo, uma soprano, um tenor e uma pianista. A cada 15/20 minutos eles cantavam uma ária famosa (ou trecho) bem rápido, mas muito bonito. Nesse mes de setembro será toda 2a. a noite.
eymard
Que maravilha Madá. Estava mesmo esperando o seu comentário. Opera é assim. Quando o espetaculo é bom, é pura e unica emoçao. Tambem achei interessante nao ter intervalo, pois essa era a ideia original dessa Opera. Algumas montagens fazem o intervaldo. Mas foi originalmente escrita em 3 atos, sem intervalo! Quanto ao cenario, vi que a montagem era arrojada, sem muita parafernalia. Como vc disse, clean, como tem que ser.
Louise, roupa é mesmo assim com a Madá descreveu. Vejo sempre muita preocupaçao sobre isso. Nao se preocupe.
Sueli OVB
Uau, Madá!
Eu não tinha dúvida alguma que essa ópera seria um espetáculo. Daqui a pouco serei eu a estar aí para curtí-la.
Carla
Beth,
Tenho certeza que sim. Abraço
Beth
Carla
A Ópera é lindíssima e o tema é “meio” auto-gráfico, a fuga de Wagner de Riga. e a tempestade que arrastou o navio…. Assisti essa ópera em Bayreuth (DE), uma montagem tradicional. Vc vai adorar!
Abs.
Carla
Beth,
Eu também amei. E o melhor é que eu estarei assistindo ela em breve.
Beth
Madá
Vc está em Paris??????
Fiquei emocionada com o seu relato sobre O Navio Fantasma…
Achei interessante o cenário clean e a falta de intervalo.
Um beijo
Louise
Obrigada pelas respostas….vamos ensaiar a frase em ingles e frances pedindo para trocar os lugares 🙂 …torcendo para que dê certo…
Madá
Louise,
Eu mesma já troquei com uma familia de franceses, pois o casal estava separado das filhas de cerca de 10 anos de idade, eles no lado impar e elas no lado par.
Quanto a roupa, tem de tudo, de jeans até vestidos mais arrumados, mas nada de longos. Porém, a maioria estava mais simples. Os homens de blazer, mas poucos de terno e gravata. Acho que no inverno o pessoal se arruma mais.