Meu cunhado mora em Blois, uma cidade importante do vale do Loire. Desde 1985 passeio por esta região pelo menos uma vez por ano. Quando o quarto de hóspedes do cunhado está ocupado, eu me hospedo na casa de Martine e Jean Louis Coursaget.
Este casal possui uma casa que na França se chama maison de maître, que dizer uma casa grande com a arquitetura típica das casas burguesas no final do século XIX e início do século XX.
Os Coursaget possuem 4 apartamentos que eles alugam o ano todo. Dois apartamentos estão situados nesta casa da foto. Um no térreo
e outro no primeiro andar.
Este apartamento do primeiro andar na realidade são dois quartos e um banheiro, ideal para um casal com filhos.
Os dois outros apartamentos estão em um anexo.
Todos os quartos tem banheiro privativo.
Eu guardei a informação mais importante para o final. Este casal cozinha maravilhosamente bem. A verdadeira cozinha francesa, tradicional, variada e saborosa.
Se os clientes desejarem, eles são hospedados em demi pension, só o almoço ou só o jantar ou pension complète, almoço e jantar. As refeições são feitas na sala de jantar da casa e os hóspedes dividem a mesa com os proprietários. Atenção: o vinho servido é delicioso e a cozinha equivalente a uma estrela do Michelin.
As tarifas: diária para 1 pessoa com café da manhã – 55 euros; diária para 2 pessoas com café da manhã – 65 euros. Um refeição, vinho incluído, 30 euros por pessoa.
Quando eu me hospedo no Moutier, o nome da propriedade, eu me sinto com se estivesse hotéis fazenda nos arredores de Ouro Preto, ou Tiradentes, em Minas Gerais. Esta mesma sensação de não ser cliente, e sim um hóspede na casa de amigos. Se vocês se hospedarem com os Coursaget, digam que vocês conhecem a Lina, cunhada do Henry Hatwell.
www.chambresdhotesdumoutier.fr
Vejam uma outra dica muito interessante, talvez mais interessante do que o Moutier,neste artigo aqui.
Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
Adriana
Acabei de voltar da França e fiquei 3 noites num chambre d’hotes em Cour-Cheverny, cidade micro pertinho de Blois (e quase do lado do castelo de Cheverny). É o Le Beguinage (www.lebeguinage.fr), que tem quartos ótimos (ficamos no Vert), donos atenciosos e preços super bons (59 euros, com café da manhã). Só não tem almoço ou jantar, mas realmente recomendo.
Heleno
Que lugar charmoso e agradável…esta nos meus planos.
conexaoparis
Helena
Para conseguir ver os dois pontos turísticos em 3 dias a solução é ir com Cityrama ver os Vales do Loire. Ida e volta no mesmo dia e no dia seguinte ir ao Mont Saint Michel.
Tenho artigo de como chegar no Mont.
Helena
Oi, Lina, muito legal esta sua “conexão” com Paris. Descobri por acaso e adorei. Estou indo hoje para Paris, tenho hotel reservado até dia 26. Volto para o Brasil dia 29. Deixei os três últimos dias para conhecer o Vale do Loire e St. Michel. Só que não tenho ainda roteiro nem hotel reservado. Acho que estou meio atrasada, mas será que você pode me dar algumas dicas?
Constance Escobar
Que delícia, Lina.
conexaoparis
Mariângela
vou pesquisar.
conexaoparis
Concordo com você Augusto.
Maria Teixeira
Lina, dica para ler e guardar…
Maravilhosa!
Mariangela
Oi Lina, amei a dica, to indo para o Vale do Loire em agosto e ja vou reservar! Sera que vc nao tem umas dicas boas assim de lugar para ficar mais para cima indo para St malo e mount st michel?? Eu te perguntei outro dia uma dica de restaurante na rue mouffetard, eu fui em um bom e barato….., depois te passo o nome porque nao lembro…. Obrigada! Mari
augusto
Boa dica Lina.
Fui ao Vale do Loire em maio, antes de alugar o apartamento em Paris, e permaneci no Novotel Tours.
Visitei muitos castelos em três dias. Não aconselho este tipo de passeio. Acredito que no Vale do Loire o melhor é hospedar-se em um bed and breakfast como este que você aconselhou e curtir a região sem a preocupação de visitar muitos castelos. Um ou dois castelos por dia, curtindo a região, em ritmo de slow travel é mais saudável.