Foto: entrada das caves do champagne Pommery
Os artigos do blog sobre Reims falam de champagne, de caves, de como ir da estação até as caves da Pommery, da Veuve Cliquot e pronto.
Nem uma palavra sobre a Catedral e o Palácio Tau.
Então, vamos lá. Quando vocês forem a Reims (conhecer as caves e beber champagne), reservem um tempo para conhecerem a Catedral. Bela construção, classificada Patrimônio Mundial pela Unesco, com um importante conjunto de vitrais do século XIII.
Visitem também a residência dos arcebispos de Reims, o Palais du Tau. Reconstruído por Luiz XIV, conserva até hoje a capela e algumas salas góticas do século XIII.
Fotos: Hugo de Carvalho.
www.tourisme.monuments nationaux.fr
56 Comentários
Tatiana Souza
Lina boa tarde, é um prazer falar com você novamente e pedir as suas dicas. Finalmente volto a paris não a trabalha, mas de férias e gostaria de saber se é possivel ir de Reims para Giverny (bate e volta)? obrigada
Rodrigo Lavalle
Tatiana, você quer ir de Reims para Giverny e voltar para Reims?
Abraços.
Ricardo Mendes
Boa Tarde Lina,
Inicialmente, parabéns pelo blog, que nos trás sempre ótimas e preciosas dicas.
Se eu não estou enganado, em algum dos seus posts, eu vi a dica de um taxista português na região de Reims(Champagne).
Você realmente o indica? E neste caso, poderia passar o contato?
Grato.
Lina
Ricardo
Eu realmente fui contatada por um taxista português em Reims, mas não estabelecemos parceria. Não o conheci e perdi o contato. Vou procurar no blog, mas visto o volume de informações não sei se encontrarei. Se achar te respondo aqui.
Tatiana
Quando fui a Paris em abril nao deu tempo de ir a Reims. Ja marquei minha volta a Franca p ano que vem em abril. Com tanta antecedencia vai dar p planejar melhor. Mas sao tantas caves que fica dificil escolher. Como escolher? Alguma preferencia pessoal. Gostei da informacao de visita em portugues da Pommery. Essa com certeza entrou p a lista.
Beth
Renato
O Smart é um carro para cidade, na estrada não é essas coisas. Eu alugo carro da Herz.
Renato
Pessoal, estou indo para Paria agora em abril, e pensei em alugar uma motocicleta para conhecer Reims e as caves. Mas pelo frio desta época, pensei em alugar um Smart. Alguém sabe como realizar esta locação, alguma locadora?
É necessário pré-agendar as visitas às caves? Quanto tempo em média duram estas visitas?
Abraço a todos
conexaoparis
Renato
É necessário agendar as visitas por telefone. Elas duram 1.30h.
Smart: procure junto às locadores. Eu gosto da Europcar.
Luciana Nunes
Bom dia!
Após chegar na estação de Reims, como faço para ir até a Catedral e da Catedral até a Veuve Clicquot? Vou chegar por volta das 10 horas e a minha degustação está marcada para as 16h e o meu trêm de volta será as 21. O que faço antes e depois dessa degustação?
Obrigada pela ajuda.
Luciana
Soraya
Lina e colegas do Conexão
Estou em dúvida se compro as passagens para Reims com antecedência, aqui no Brasil. Ou se deixo para comprar no dia mesmo.
Já agendei a visita às caves e estou com receio de não encontrar as passagens na hora.
Mais uma informação: na Pommery existe visita em Português! Mandei um email para lá e recebi a resposta de uma portuguesa muito simpática.
conexaoparis
Soraya
Que informação boa. Uma portuguesa na Pommery. Pode comprar passagens na hora.
Danielle
Gente,
Como que faço para fazer a reserva para visitar as caves em Reims? Não consegui encontrar os sites que a Claudia citou…
Outra coisa: estamos indo pra Paris agora em outubro; sei que já é início de outono, mas será que preciso levar muita roupa de frio?
Obrigada!
conexaoparis
Daniella
Procure no google pelo nome do champagne: Veuve Cliquot ou Pommery. Entre no site veja o telefone e marque sua visita.
Claudia
A todos que contribuem para este excelente blog, gostaria de agradecer pelas dicas de Reims, tive o prazer de estar lá na semana passada e com certeza sem as dicas não teria aproveitado tanto.
Sobre as reservas nas caves,consegui agendar pela internet visita na Mumm e Veuve-Cliquot, ambas visitas muito interessantes e com o locutor com excelente inglês.O único problema é que achei a degustação bem pequena nas duas, só uma taça de champanhe.
Obs:Andar TGV é um máximo também.
Maria das Graças
Obrigada Beth. Como ficarei em Paris durante o próximo mês de junho lá decidirei se indo a Reims pernoitarei lá ou não. Darei uma olhada no Guia Relais & Chateaux.
Beth
Maria das Graças
Quando eu estive no Boyer “Les Crayères” o preço ainda era calculado em U$Dollar, fase pré-Euro e consequentemente mais barato. Mas através do guia Relais & Chateaux dá para encontrar hotéis muito agradáveis e com preços razoáveis no interior da França e Europa.
Abs.
Sheila
Lina,
Estou em Paris com esse tempo fechado e estou querendo fugir da chuva. Além de Reims, Bruges e Strasbourg, que também parecem estar com tempo ruim, o que vc sugere para passeio de um dia com trem ra’pido?
Um abraço,
Sheila
conexaoparis
Sheila
Vá a Rouen. Olhe no site meteo-france qual a previsão para esta região.
Luciana T
a Tattinger foi muto mais simpática que a Clicquot , e me pareceu menos comercial, menos maquiada, menos marketing, etc… muito mais autêntica !!!. A cave é maravilhosa, em galerias de pedras que datam da época do império romano, um charme !!! lá dentro a temperatura é muito mais baixa , vale levar um casaco. A catedral é maravilhosa e encerrei o dia com uma refeição no Café du Palais, bebendo champagne Tattinger, claro !!! Maria Lina, vou mandar fotos das galerias.
Sou leitora assídua do seu blog, que adoro !!!!
Bjos para todos.
Valéria V.
Oi Lina!
Temos novidades… a meteorologia diária!
O Hugo de Carvalho tem razão, afinal esta catedral é história pura, afinal lá era onde se coroavam os reis da França…ela é linda…
Maria das Graças
Beth, este hotel a Lina citou em um post de 23/03/2010. Eu o achei muito charmoso mas um pouco caro. Anotei na minha lista na esperança de conseguir preço melhor, caso opte por ele. Merci.
Cris Andrade
Cris,
Aqui está frio (hoje máxima de 12) e chovendo. Tenho tanta sorte que qdo fui à giverny (último sábado), estava sol e média de 18º. Por falar nisso, que paraíso!!
Jorge Fortunato
Será que o Dunga passou em Reims antes de fazer a lsita de convocação?
Beth
Claudia
Esse seu bate/ida Reims me fez lembrar meu passado, risos.
Quando eu morava na Alemanha, Reims ficava meio que no nosso caminho Paris/Hamburg, risos. E meu pai adorava passar pelas Ardenas e o Luxembourg que também é muito lindo . E para agradar minha mãe dava uma paradinha em Reims, ela adorava a catedral, uma das mais lindas da França….
Cláudia Oiticica
Realmente, o Hugo tem razão. Sempre tem milhões de outras coisas para conhecer. No palácio Tau eu nunca entrei e já fui duas vezes a Reims. No meu caso não foi bate/volta, foi bate/ida para outro lugar.
Concordo com todo mundo que diz que um dia é pouco lá. Mas fazer o quê? Tem-se que fazer escolhas, o que sempre acho difícil, diante de tantas opções.
Nunca saí de uma cidade na França com a sensação de ter aproveitado tudo; sempre falta mais uns diazinhos.
HELIO JR
EYMARD,
Acho que é esse o espírito da coisa!