Sem dúvida alguma a Pont Neuf é um dos elementos/monumentos mais reproduzidos e fotografados da paisagem de Paris.
Ela une, em dois segmentos, rive gauche e droite passando pela ponta oeste da ilha Cité e nos oferece uma vista maravilhosa do Sena.
Em séculos passados a Pont Neuf foi um centro comercial alegre e agitado. As lojinhas dos comerciantes ocupavam os dois passeios da ponte. No início eram pequenas cabanas de madeira. Em 1775 elas foram substituídas por lojas construídas com a pedra parisiense. A Pont Neuf era um espaço de encontro, diversão e compras privilegiado. No século XIX as lojas foram destruídas e a ponte passou a ter o honroso título de ponte mais bonita de Paris.
Em 1985 o artista Christo embalou a Pont Neuf. Eu ja morava em Paris e acompanhei o passo a passo desta façanha artística e o resultado final foi admirável.
Em 1991 Leos Carax fez o filme Les Amants du Pont Neuf. Nele, Alex (Denis Lavant) encontra Michèle (Juliette Binoche) na Pont Neuf. Michèle perde a vista e Alex descobre o amor.
Em 1994 o costureiro Kenzo, em grande evento, revestiu a ponte de flores.
A Pont Neuf é um daqueles lugares chamados Lieux de Mémoire, o testemunho de um grande momento da arquitetura francesa.
Não deixe de ver a Pont Neuf à noite, iluminada e a partir do Sena. Passear de barco pelo rio é programa para turista, nós todos sabemos disto. Mas nós aqui do Conexão Paris achamos este passeio maravilhoso. Compre uma opção simples, sem jantar (clique aqui). Fique do lado de fora e abra bem os olhos. Vale a pena.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
30 Comentários
Ariane
Amei o post!!
Pont Neuf já está em meu roteiro e tem um espacinho só pra ela. Além do meu passeio pelo Sena, que na ida será a pé, e o retorno de barco (à noite).
Hoje faltam exatos 2 meses pra minha viagem.
Difícil descrever minha ansiedade… rsrsrs
Bjs!!!
Vanderci
Fiz o passeio pelo Sena com jantar e foi bom. Mas o que ficou marcado, foi o momento em que o barco passou pela torre Eiffel acessa, chuvinha fina caindo e a música La vie en rose tocando ao violino.
Tatiana
Ah, Paulo Filomeno! Não me canso de ir a Paris, conheço a cidade, cada ruazinha, mas se não passeio de barco, não estive em Paris! E tive sorte em todas as vezes pq sempre foi em dias ensolarados. Tem q ser no outono ou primavera. Faça, vale a pena!!
Tânia Sciacco
Adoraria ter visto esta interferência do artista Christo na ponte e também a intervenção das flores de Kenzo. Amei o passeio de barco! Quando for a Paris quero de novo!!
MARILIA BOOS GOMES
Prezado Rodrigo.
A primeira vez que estive em Paris foi, exatamente, em 1985. No dia seguinte, um movimento de pessoas às margens do Sena chamou-me atenção e fui até lá: era a Pont Neuf coberta pelo Christo. Fiquei deslumbrada com tanta ousadia. Sem dúvida, um golpe de sorte para quem visitava a cidade na ocasião.
Cordial abraço.
Camila
Adoro o conexão Paris. Estive a semana passada na cidade maravilhosa e se não fosse o blog da Lina, não teria conhecido a metade do que é Paris. Essa ponte é realmente linda.
Paulo R. Filomeno
Pode até ser passeio de turista, mas um passeio de barco pelo rio Sena é um dos maiores prazeres que alguém pode ter na vida. E olha que digo isso mesmo com as duas vezes que eu fui não tive sorte de pegar um dia ensolarado. Ainda vou conseguir fazer o passeio em um dia de sol, com certeza.
Rodrigo Lavalle
Paulo, concordo com você. Passeio de barco pelo Sena, seja durante o dia seja à noite, é espetacular.
Abraços.
Kariny
É realmente maravilhosa. Existem lugares que a gente sempre gosta de voltar quando vai a Paris e essa ponte é um deles. Um charme só. Adorei o post.
Nazare Matni
Estou adorando as dicas de voces. Em maio vou a Paris e já anotei vários lugares que nos indicaram. Bjs!
Sonia Maria
Adoro a Pont Neuf.Agradeço os maravilhosos comentários desta página tão querida!Sou Professora Universitária e aproveito todas as matérias de vcs!
Abraços carinhosos!