Louis XIV e a rainha jantavam todos os dias às 22 horas. À mesa, somente os soberanos, seus filhos e netos. Na mesma sala, um público imenso assistia, todos os dias, o jantar do Rei. Na primeira fila, alguns bancos para as duquesas. Os outros membros da corte ficavam em pé.
Esta cerimônia se chamava Le Grand Couvert e foi criada por Louis XIV que a considerava uma manifestação da soberania do rei. Louis XV e Louis XVI não a pareciavam e Maria Antonieta, a detestava.
A sala do Grand Couvert acabou de ser restaurada e mobiliada, adquirindo seu aspecto de origem. A mesa está posta à espera dos olhares admirativos de todos nós.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
HUGO F. DE CARVALHO
Olá SUELI
P. favor, me passe a dica do “Solar dos Presuntos” em Lisboa.
Amigos Pitaqueiros em geral:
Doravante assinarei meus comentários como HUGO F. DE CARVALHO, inserindo o F de Figueiredo, para melhor diferenciação..
Aparentemente, fui confundido com outro Hugo Carvalho, que também teria feito comentários neste blog.
Gostaria de esclarecer ainda que estou perfeitamente satisfeito em minhas relações com o Roberto Haenel e sua empresa MONPARIS, parceira do Conexão Paris que aluga apartamentos para temporadas em Paris.
Acabo de chegar de mais uma ótima hospedagem em um dos apartamentos Monparis e já fiz duas novas reservas para 2011. Até o momento, não tenho nenhuma queixa ou reclamação e, a julgar pela minha própria experiência, só posso recomendar os excelentes serviços do Roberto e de suas assistentes Rosa e Josiane. Todos muito atenciosos, gentis e sobretudo responsáveis.
Cláudia Oiticica
É sempre bom ver tudo restaurado.
Maria Antonieta não devia mesmo gostar dessa monotonia, deve ser por isso que criou o “repas de societé”, bem mais democrático,rs.
Anna Carol,
também me lembrei dessa cena do filme.
Beth
Lina
Mais um post excelente!
Gostaria de visitar essa bela sala recém-restaurada.
Abs.
Anna Carol
tem no filme: http://annacarol.tumblr.com/post/1367815783/bohemea-marie-antoinette
eidia
Viviane, só mudou o salão…atualmente continua a mesma coisa…muitos comendo e desperdiçando tanto, enquanto outros assistem, e outros catando grão de arroz misturado com areia nos desertos da África. Eu quero conhecer os salões pela arte que ficou. Aquelas águas já passaram, precisamos agora tentar estancar as que estão passando.
Jorge Fortunato
Viviane
Em se tratando do Roi Soleil tudo é possível
Viviane
Mas coisa mais ridicula esta cerimonia passo a admirar mais a Maria Antonieta que a detestava.
Sueli OVB
LIDIA LIMA
O Solar dos Presuntos é daqueles restaurantes imperdíveis em Lisboa. A rua onde ele fica é uma delícia, boa para passear.
Jorge Fortunato
Nada demais para quem era conhecido como o Rei Sol…;
Lidia Lima
Patricia Simões Pires,
Obrigada pela delicadeza com a dica do Solar dos Presuntos enviada por você.
Um abraço
Lídia Lima