Louis XIV e a rainha jantavam todos os dias às 22 horas. À mesa, somente os soberanos, seus filhos e netos. Na mesma sala, um público imenso assistia, todos os dias, o jantar do Rei. Na primeira fila, alguns bancos para as duquesas. Os outros membros da corte ficavam em pé.
Esta cerimônia se chamava Le Grand Couvert e foi criada por Louis XIV que a considerava uma manifestação da soberania do rei. Louis XV e Louis XVI não a pareciavam e Maria Antonieta, a detestava.
A sala do Grand Couvert acabou de ser restaurada e mobiliada, adquirindo seu aspecto de origem. A mesa está posta à espera dos olhares admirativos de todos nós.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
Virginia Cunha
Hugo e Lucia, estou procurando por voces. Joao perdeu o endereço de voces.
Um grande abraço,
Virginia
Lu
Essa mesa posta com os banquinhos na frente é mesmo um símbolo da soberania (e tirania) real! Impressionante o comportamento de Luís XIV! E dos demais reis também! Não é à toa que a revolução francesa aconteceu!
A imensidão de todo o Chateau, dos jardins, enfim! Gostaria de ser capaz de traçar um perfil pasiquiátrico da realeza daquele tempo! Foi essa a sensação que tive por lá!
bjs
HUGO F. DE CARVALHO
Olá BETH
1- Vamos recordar: HUGO F DE CARVALHO e HUGO DE CARVALHO sou eu mesmo. Já trocamos muitos pitacos.
2- As fotos dessa viagem não estão dignas de serem publicadas no CP, pois o tempo estava muito chuvoso. Mas se v. quiser, eu lhe envio algumas selecionadas. Peça a Lina para enviar-me o seu endereço de e.mail.
ABS
Hugo F. de Carvalho