Alguns anos atrás, se eu dissesse em conversas informais entre amigos franceses que gostava de queijo associado à um doce era imediatamente chamada de bárbara.
A minha deliciosa goiabada com queijo mineiro era considerada um erro gastronômico de culturas inferiores.
Mais tarde descobri que os corsos serviam queijo com geléia, de preferência geléia de figo. Fiquei mais tranquila. Afinal dentro da cultura superior tinha encontrado, nas margens, claro, uma réplica dos meus costumes bárbaros.
Outro dia, no final de um jantar entre amigos em restaurante reputado pela sua cozinha respeitosa das tradições culinárias, eis que aterrissa na mesa o queijo brie cortado no meio e recheado com nozes, avelãs e mel.
Para completar o prazer da degustação e da fartura açucarada, um vidrinho de mel ao lado.
Estávamos cronologicamente avançados nas Minas Gerais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
94 Comentários
ISABEL
MONTENEGRO,
Vc captou a minha carinhosa indignação. Não me conformo de não haver pão de queijo em Paris!
Meu marido Rogério acha que , por não ser uma receita originalmente francesa, talvez os franceses não queiram dar “ibope” para uma receita estrangeira.
Digo, mais uma vez, imagine só as receitas cheias de criatividade, com diferentes tipos de queijos e temperos??! Mon Dieu!!
O meu cunhado é americano e mora na Alemanha, quando minha irmã vem, coitada, ela é intimada a levar quilos daquela farinha pronta Yoki mesmo – o meu cunhado adora, na falta de algo melhor!
Dou a maior força para o seu recém -cunhado, diga-lhe que já ganhou uma cliente!!
Beijos a todos,
Isabel
Montenegro
Isabel,
Vc tem total razão quanto ao pão de queijo. Na Europa, só se acha em lojas de produtos brasileiros. Meu recém-cunhado alemão já disse que vai ficar rico abrindo uma franquia da loja da Casa do Pão de Queijo em plena Baviera…(risos).
ISABEL
Mil perdões pelo inacreditável erro de português!
Bjs bjs!!!
ISABEL
BETH,
Eu estou há dois meses em dieta quase greve-de-fome para quando chegar em Paris me acabar de comer baguettes e queijos – funcionou, já se foram sete quilos! E pouco me importo de engordar tudo de novo!!
Não tem segredo nem milagre, é fechar a boca mesmo. Mas estou com acompanhamento médico he he he
Mas eu vou perguntar nas boulangeries se eles não pensam em testar receitas de pão de queijo… acho que se os franceses se debruçassem sobre o tema, seriam criadas maravilhas!!
Beijos a todos!
Sueli OVB
GISELE, querida,
Aparecendo em chave de ouro, há muito sumida, lindo comentário!
Já tem cardápio de entradinha garantido para o Natal do ano que vem. Eu também achei a idéia fantástica e não vou perder por nada essa experiência.
Um lindo 2011 para você e sua família!
Beijos
Gisele Prazeres
Adriana Pessoa,
Como sempre adoooooro seus comentários! Que sorte do seu filho ter uma mãe tão especial que está sempre pensando na melhor forma de surpreendê-lo e criá-lo transmitindo isso a todos em sua volta, parabéns pela lembrancinha de maternidade, mais que especial!
Lina,
Que pena que essa dica do brien com nozes, amêndoas e mel chegou pós- festas… teria feito sucesso aqui em casa nas nossas ceias (Natal/ Reveillon)! Com certeza experimentarei no lugar do “já tradicional” brie com geléia de damasco! Risos.
Bjs e Feliz 2011 a todos!
Beth
José Maurício
Vc é muito engraçado!
Risos e abs.
Nilda
Alguem poderia me dizer se conhece o Hotel Riviera que fica na Rue De Turgot – Ópera???? E tbm o Buffault Grand Hotel Lafayette fica na Rue Buffault – Ópera….agradeço se algum pitaqueiro disser alguma coisa a respeito. Sou viciada aqui no CP, minha leitura diária, mas fico mais na moita, só lendo, me divertindo e sonhando com Paris que irei em abril.
Beth
Isabel
Em Paris vc encontra facilmente baguette + queijo, maior delícia…
jose mauricio
Dodô revelou uma perigosa faceta: A de terrorista gastronômico. Aquelas combinações são verdadeiras bombas…