Aprecio o hábito francês de extrair o perfume e o paladar das frutas com temperos utilizados sobretudo em receitas salgadas. Já citei aqui a receita de morangos com um pouco de pimenta do reino e algumas gotas de vinagre.Volto hoje com duas entradas estivais, uma lembrança do verão que termina agora em setembro.
Melancia e melão cortados em cubos, temperados com pimenta do reino e alecrim, mais uma colher de pinolis tostados é uma entrada corriqueira dos jantares informais.
A brochette de melancia passada rapidamente no grill, temperada com azeite, pimenta do reino, alecrim e algumas sementes de abóbora é outra opção.
Todas as duas receitas podem ser servidas como entrada, acompanhadas ou não de alface crocante ou como acompanhamento de carnes e peixes grelhados.
Veja a receita original da brochette aqui.
. pignon: sementes de pinho. Se alguém souber o equivalente em português…
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
Francy
Adorei a receita,prática e com um sabor bem Brasil.Adoro estas misturas em saladas.
Eymard
Muito bom para o nosso clima sempre tropical.
Eduluz, voce ganhou o concurso: sim, são os tais pinolis. Nada a ver com os pinhoes do sul. O correto sao mesmo os pinolis.
Milena F.
Para mim pinhão no Brasil é outra coisa (é o pinhão que se come no Sul), e que é muito diferente desse!
Os dois possuem o mesmo nome, então?
Célia Nunes
Pinhões é o nome em português.
Cláudia Oiticica
Uma boa idéia.Agora é provar e seguramente aprovar!!
Maurício Christovão
O CP me acostuma muito mal… Cada hora aparece uma delícia diferente!!! E essa parece bem fácil de fazer.
Maria das Graças
Lina, pensando bem a nossa melancia e os nossos melões não precisam de nada nada para realçar o sabor. São simplesmente deliciosos. Qualquer coisa a mais estraga é supérfluo.
E esses dias tenho usado quiwi na salada. O sol dos trópicos transformaram o quiwi brasileiro em uma fruta deliciosa, completamente diferente daquelas que vinham nem sei de onde há uns 15 anos atrás. São tão gostosos que vou distribuindo aos convivas enquanto vou cortando. E o contraste de gosto e a beleza encanta na salada.
Maria das Graças
Lina, o que temos no Brasil, igual a esse da foto, é o pignoli italiano vendido em pequenos pacotes. Com preço bem caro como o de todas as castanhas, ai incluindo-se as brasileiras de caju e do Pará (ou do Brasil).
Dou preferência as castanhas brasileiras pelo seu frescor. Uso a de caju, branca, quando quero um acento adocicado e a do Pará quando a receita pede crocância e untuosidade. Nessa receita usaria a do Pará cortada em pedaços.
Simone
Pinhons=pinholes muito usado no Brasil em receitas árabes e molho pesto.
EduLuz
Muito boas as receitas.
E são pinolis, os tais pignols.
Abs.