Li recentemente uma matéria, publicada no site do Spotify, sobre a relação entre medo de avião e música. Como faço parte dos infelizes deste grupo, dei uma olhada no artigo.
Spotify pediu a uma psicóloga, especialista em ansiedade, uma playlist capaz de acalmar viajantes estressados.
A psicóloga em questão, Dr Spelman, parte do pressuposto que quando nossa respiração acompanha um ritmo calmo e controlado, ela relaxa a tensão muscular, que por sua vez reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea e, no final da cadeia, a ansiedade.
De acordo com Dr. Spelman, a ansiedade provocada pela viagem de avião é causada por pensamentos irracionais que criam uma ameaça exagerada e imprópria à realidade dos fatos. A música pode estimular certas estruturas do nosso cérebro ligadas às emoções e participar efetivamente do controle da ansiedade.
A playlist da psicóloga, que deve ser ouvida antes e durante o voo, é uma mistura de gêneros diversos. Entre as músicas escolhidas temos Someone Like You da Adele, Orinoco Flow de Enya, Piano On The Beach de Liborio Conti.
Achei a proposta interessante e vou tentar a experiência. Das músicas acima citadas, não conhecia nenhuma. Após pequena pesquisa no YouTube, cheguei à conclusão que vou criar minha própria lista. Tenho alergia severa a músicas tipo New Age, como Piano On The Beach.
Minha cara metade francesa, que no exercício da sua profissão de dentista usou os recursos da sofrologia, sugeriu para minha playlist o Concerto número 21 de Mozart, sobretudo o segundo movimento comumente chamado Elvira Madigan.
Depois eu conto se Mozart foi um remédio eficaz contra o stress da duplinha decolagem/aterrissagem.
Um pequeno apêndice para explicar que Elvira Madigan foi uma jovem artista de circo que se apaixonou por um aristocrata sueco. Eles viveram, em 1888, um amor louco e proibido durante alguns meses. Ele tinha 35 anos e ela 21 quando se suicidaram. Em 1967 foi lançado um filme sobre a vida de Elvira Madigan e Sixten Sparre cujo trilha sonora usa o concerto por piano número 21 de Mozart. O sucesso do filme foi imenso e a partir deste momento o concerto passou a ser conhecido como Elvira Madigan.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
[email protected]
Morro de medo de avião,fito tensa,ansiosa e inquieta ate aterrizar,tanto na ida quanto na volta pra casa,mas adoro viajar para minha linda Paris.
Rejane Canhamello
Maravilhosa escolha!!! Moro de medo de ir ao dentista. Mas encontrei um anjo, que durante o tratamento, colocava músicas clássicas e ainda cantava afinadamente. Meu tratamento terminou e ainda sem acreditar, sinto muitas sds dele. Acho que estou curada….rs….
Lena Ranghetti
Não tenho medo de andar de avião, mas detesto ficar horas voando porque sou muito irrequieta. Sempre uma música suave ajuda, como os cd’s lounge do Hôtel Costes e do Café del Mar. Experimentem!
Marcia Lube
Para medo de avião, eu não precisaria.
Mas de repente seria uma boa idéia uma play list para a hora do travesseiro : é a hora em que vamos dormir e alguns pensamentos inoportunos ameaçam nosso sono….
Fabio Jonatas
Não tenho medo de voar,mas tambem tenho muita dificuldade pra dormir. Como sou violinista, muito dificil meu ouvido se acostumar com alguma musica e simplesmente relaxar, afinal esse é meu trabalho e acabo ficando a musica inteira ligado na interpretação. Mas algumas coisas funcionam muito bem. O Adagietto da 5º sinfonia de Gustav Mahler é tiro e queda. É uma das paginas mais preciosas da musica erudita, mas pra quem não tiver muita concentração consegue relaxar muito rapido e provavelmente durma antes do final.
Outra é 2º movimento do concerto para violino de Beethoven e o 2º movimento do concerto nº 1 pra violino de Max Bruch.
Janete
Amo viajar. O problema é o medo de voar.. Sou bicho da terra. E em desses voos desesperadores, achei a Enya, que realmente me calmou(um pouquinho).
Liane Maria Martins
Lindo demaiss!!!!Espero que realmente acalme seus medos…Musica é sempre muito bom. Bjs
Celia
Viajar é muito bom! Não tenho receio. Penso na alegria da chegada, rever a minha família. A música é uma benção. O que me perturba é o descoforto que muitas horas de voo causa.
eymard
Como sempre me identificando com seus posts e “sofrimentos”. Nunca tinha “racionalizado” isso, mas, confesso, tenho minha playlist para voos de curta, média e longa duração. Vou com meu ipod shuffle. Igualmente não tolero “enias” e new age. Mozart é certeiro (e sua cara metade sabe mesmo das coisas). Tenho minhas preferidas na área do jazz (Ella; Billie Holiday) e da bossa nova. Sempre musicas que me remetam para sensaçoes e sentimentos positivos. Experiencias anteriores prazerosas. Em voos longos durmo com o fone de ouvido e música o tempo todo.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Não tenho medo de avião, mas para outras situações estressantes tais como ir ao dentista, uma música que eu goste muito é tiro e queda (nenhuma alusão aos voos) para baixar a ansiedade. Minha preferida: trilha sonora do “Fernão Capelo Gaivota!