Novo maço de cigarro
Na França, o tabaco mata mais de 200 franceses por dia. Por isso uma nova medida governamental que dificulta a identificaçāo das marcas nos maços de cigarro.
Os novos maços serāo idênticos. Eles terāo uma imagem chocante que cobre 65% da superfície, uma tipografia única e a mesma cor verde. Os nomes das marcas aparecerāo discretamente, sem logotipo, texto e cores,
Os bureaux de tabacs podem vender os antigos maços até novembro 2016. A partir desta data, os fabricantes fornecerāo ao varejo somente o novo modelo.
O Governo francês aposta na estratégia de maços cada vez mais feios para desviar os jovens do tabaco.
França, Inglaterra e Irlanda sāo os primeiros países a adotarem a medida recomendada aos países da comunidade européia. Hungria, Finlândia, Suécia e Noruega se preparam para seguir o passo.
Quem nāo aprova esta medida sāo os buralistas, os vendedores de cigarros. Eles estāo até ameaçando o bloqueio dos jogos do Euro 2016. Para eles, a nova medida não somente colocará em perigo o trabalho da categoria como aumentará o contrabando.
Alguns analistas consideram que a única medida realmente dissuasiva é o aumento do preço dos maços. Qualquer outra lei serve apenas para acalmar os movimentos de luta contra o tabagismo sem ofender o poderoso lobby do tabaco.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Guilherme
Em portugal também se irá adotar essa medida.
Luciano
Aumentar preço tem um limite, quando o governo pega pesado no imposto que é sabido que ocorre contrabando e produção ilegal. Não existem medidas mágicas que eliminem completamente drogas de abuso, entretanto é consenso de quem trabalha com dependência química e prevenção que restringir marketing ajuda e sempre dá uma gritaria de quem lucra com isso.
Paula Lima
Em Portugal está a fazer o mesmo! A ver vamos se funciona para alterar hábitos e vícios ou não!