Sou Nilza Freire, uma leitora e admiradora do Conexão Paris.
Eu gostaria de retribuir minimamente tanta informação preciosa que voce transmite aos seus leitores, muitos deles, imagino, ja se tornaram amigos seus e entre si.
Descobri que foi lançada em julho a primeira edição brasileira do livro “Próxima Estação Paris“, de Lorànt Deutsch, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. Ele se baseia em estações do metrô de Paris para contar, cronologicamente, toda a evolução da gaulesa Lutecia ate a nossa Paris. Achei-o fascinante!
Obrigada por tudo, minhas viagens se enriqueceram absurdamente desde que descobri o CP, há cerca de dois anos!
Observação: gostaria de complementar a dica da Nilza dizendo que o autor além de escritor é ator com uma longa lista de participação em filmes excelentes. Na França, seu livro se chama Métronome, história da França ao rítmo do metrô parisiense.
Nilza nos enviou também uma outra dica interessante. Um artigo publicado pelo National Geographic chamada Paris Subterrânea.
79 Comentários
Wilson Carlos
Estou quase no fim do livro, muito bom, recomendo.
Eymard
Laura, também acompanhei o documentário. Mas por enquanto acho que o DVD somente adquirido pela AMAZON (importando).
Laura Martins
Olá Lina, pessoal do Conexão Paris !
Acabei de ver, aqui no Brasil pela TV5Monde, o documentário Métronome de Lorànt Deutsch e pesquisando, vi que foi lançado esse ano o DVD de mesmo nome. Pelo que xeretei, está à venda na França, pela Fnac. Alguém sabe como adquiri-lo aqui no Brasil ?
Desde já agradeço !
Laura
Thays de Rezende Neves Bernardes
Adorei as dicas. Já li Próxima estação Paris, é incrível, uma verdadeira viagem no tempo. Li também e indico: E foram todos pra Paris , de Sergio Augusto. Um livro leve e que nos mostra os áureos tempos da década de 20, com a “geração perdida” e dicas de locais para visita. Além, disso o filme Meia noite em Paris, do Woody Allen com imagens belíssimas da cidade.
Marcus Vinicius
Olá, acabei de ler o livro que ganhei da minha esposa de presente de aniversário e realmente adorei. Vi com outros olhos os locais por onde estive em Paris e também na França. Estive em Vezèlay em 2010, e também no Hopices em Beaune, mencionados no livro….é um alimento para a alma.
Abs e recomendo.
Nilza Freire
Lina, a editora [e a Larrouse, ok.
Abracos, estou lendo este livro at[eno onibus, no taxi, uma coisa…
Nilza Freire
Gente, vim aqui na categoria livros, falar sobre um livro fantástico que descobri hoje, não sei se vocês conhecem: é o “Seja Fluente na Cultura e no Modo de Vida da França”, do inglês Neil Thomas. Não me lembro se alguém comentou aqui. Pois eu o descobri hoje numa feira de livros em meu bairro e me atrasei para o trabalho folheando, salivando e pensando que já estou lendo três livros sobre Paris, deveria levar o quarto?
Mas não resisti, ele é muito variado, quando a gente pensa em “enjoar” de ler um assunto, ele muda, começando pela literatura e filosofia, passando por design, artes plásticas, teatro, música, fotografia, moda, gastronomia, enologia, tudo super atualizado, aí eu o comprei, estou lendo. E as inúmeras citações salpicadas pelo livro todo, como a genial citação de Jean-Luc Godard, às fls.192: “Tenho pena do cinema francês porque não tem dinheiro. Tenho pena do cinema americano porque não tem idéias.” Genial!
Abraços…
conexaoparis
Nilza
Nunca ouvi falar neste livro. Boa descoberta.
Célia
Pessoal, seguindo a dica de vocês iniciei minha biblioteca sobre Paris. Comprei Paris, Biografia de uma cidade (foi difiícil achar – precisei entrar em contato com a editora LP&M, que me indicou algumas livrarias que ainda tinham disponibilidade – comprei na La Selva) e estou gostando demais! Agradeço muito a todos pelas dicas!
Nilza Freire
Lina e pessoal, enquanto estou retida em Santa Catarina por conta das benditas cinzas do vulcão chileno (meu vôo para o RJ nao saiu), procuro o livro “Biografia de uma cidade: Paris”, de Colin Jones. Mas a tarefa e ingrata, esta esgotadíssimo e nao achei uma copiazinha sequer. Queria muito lê-lo. Se alguém tiver um site de livraria para recomendar, avise por favor, ok? Obrigada e abraços a todos!
Eduarda
Os anos sombrios….errei na digitação! Aliás, nada sóbrios… rsrsrs
Eduarda
Tb recomendo o “Essência do Estilo”,livro leve, informativo e divertido.
Os anos sobrios, Paris na década de 30, tb vale a leitura.
abçs !
Nilza Freire
Digo, achei-o encantador, mas muito enigmático demais para minha pobre massa cinzenta… Bem, gente, estou na Oktoberfest de Blumenau, amando tudo, enquanto nao da para estar em Munique e Paris une foi plus… Abraços a todos!
Nilza Freire
Olá, Lina, Beth, Eymard, Cláudia Oiticica, LuciaC e todos os amigos do CP! Estou fazendo novas anotações para a próxima ida a Paris em abril/2012, já tenho uma biblioteca inteira de sugestões de vocês, mas o “Biografia” esta esgotado na editora, tenho que dar a sorte de achar um exemplar perdido em algum lugar… Quanto ao ” Próxima Estação Paris”, ou “Metronome”, acho que estou me repetindo, mas encontrei uma edição especial ilustrada, em francês, muito linda, com todos os mapas e fotos aéreas de Paris. Se puderem, comprem, eu amei!
Eymard, minha impressão do filme “Copia Fiel” foi bem semelhante a sua, achei-o encantador
LuciaC
Claudia!
Que bom você por aqui!
Tenho certeza que a “A Essência do estilo” vai lhe interessar bastante!
Bem vinda!
Sheila
Acabei de terminar a leitura de “Próxima Estação Paris”. Amei! Me inspirou as próximas férias. Vou reservar uns 3 dias pra bater ponto em alguns dos lugares citados.
eymard
Claudia Oiticica: do copia fiel? Como voce disse: denso e diferente. Até o café eu estava achando o filme uma delícia (temática, diálogos, tomadas…). Dali para frente comecei a pensar que tinha perdido uma parte do filme. Mas fui entrando no jogo sem saber bem onde ia dar e o que era aquilo. Comecei a ter aquela estranha sensaçao de alguns filmes franceses (nao estou entendendo nada desse filme!). Quando terminou ainda fiquei um bom tempo tentando entender e fiz “n” suposiçoes. Nao tinha lido critica. Nao tinha lido resenha. Como o filme me fez pensar em muitas coisas, considero que gostei!
conexaoparis
Eymard e Cláudia
Filme bom é aquele que fica na memória.
Beth
Claudia!
Bom saber de vc!
Estou embarcando para a Europa e estou sem o seu e-mail adress no meu netbook! Manda uma mensagem para mim?
beijos
beth
Cláudia Oiticica
Só hoje , retornando ao CP é que vi esse post. O livro é ótimo, li o ano passado e até mencionei ele no post sobre filmes franceses. Me interessei pelo livro após ter visto a entrevista do Lorànt Deutsch na TV5.
Aqui tem dica de livro que não acaba mais. Como dar conta?? Acho que vou começar pela ” A Essência do Estilo” indicado pela LuciaC.
Nilza, parabéns pelo post. Também assisti Cópia Fiel. Um filme denso, diferente. Agora estou curiosa para saber se o Eymard gostou…
Nilza Freire
Ana, eu sou carioca, bacharel em Direito e fiz Especializacao na area de Letras, mas nao sou tao proeminente quanto sua amiga de Mato Grosso. Amo muito Paris e fiz otimas amizades aqui no Conexao, fico de caderninho em punho anotando tudo que a Lina e seus colaboradores gentilmente me repassam. Um abraco!
ana conceicao atala
Ganhei o livro … presente de aniversario. (sugerido por mim).
Estou lendo e amando cada pagina, gracas a informacao deste espaco..Assinalo pontos p/visitar se tiver tempo em uma proxima viagem
Gratissima !
Em tempo: conheco em Cuiaba uma pessoa da Academia Matogrossense de Letras que se chama Nliza Freire. Serah a mesma pessoa ?? Seria uma maravilhosa coincidencia.
Abracos,
Ana
martina knoll
Coincidência!!! eu e meu marido conhecemos o Alex Herzog no aeroporto de Barcelona! ele foi muito simpático!!! vou correndo comprar os livros!bjs!
martina