Em 2013 teremos uma série de filmes que encontraram sua inspiração em grandes clássicos da literatura francesa ou americana.
Um dos mais esperados será o filme L’Ecume des jours de Michel Gondry, diretor dos clips de Björk. L’Ecume des jours é uma livro do grande escritor francês Boris Vian. Os personagens serão interpretados por Andrey Tautou e Romain Duris.
Os Miseráveis de Victor Hugo, outro clássico da literatura francesa, virou filme dirigido por Tom Hooper com Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter.
Baz Luhrmann, diretor do filme Moulin Rouge com Nicole Kidman, filma Gatsby o Magnífico ( romance de Francis Scott Fitzgerald) com Leonardo DiCaprio e Carrey Mullingan.
E Le Misanthrope de Molière inspirou Philippe Le Guay. Seu filme tem como cenário a ilha de Ré onde dois grandes atores franceses, Luchini e Lambert Wilson, representam os papéis principais.
O romance de Diderot, La Religieuse, que relata a vida de uma jovem do século XVIII enviada pelos pais, e contra sua vontada, viver enclausurada em um convento se transformou em filme policial com as grandes atrizes Isabelle Huppert e Louise Bourgoin.
E o filme espanhol Blancanieves, de Pablo Berger, conta a história de uma Branca de Neve muda e vivendo na Andaluzia nos anos 1920. A madrasta é adepta das práticas sadomasoquistas e a mocinha será salva por um grupo ambulante de teatro chamado Los Siete Enanitos Toreros.
Resumo de artigo publicado no Les Echos.fr.













17 Comentários
Marilita Lucia
Bonjour Lina,
Estive em Paris em setembro passado e amei. Suas dicas me ajudaram muito. Aluguei um apto com 3 amigas e foi maravilhoso. Adorei, não senti a tal falta de educação tão propalada por alguns. Bem mas hoje o que quero lhe perguntar é se já viu o filme de Gondry? Eu acabo de ler L’écume des jours e adorei, não vejo a hora de ver tudo aquilo transplantado para o cinema. Bisous, Marilita
Lina
Marilita
Não vi o filme. Eu gosto muito do livro. Mas o filme se encontra na minha agenda.
Shana
Olá Lina, Não sei se vc já escreveu sobre o assunto, mas senti falta de uma publicação sobre quais livros ler antes de ir a Paris, além dos guias de viagem.
Eu li um bem legal, para entrar no clima dos parisienses: Madame Charme, da L. Scott, Jennifer, Editora Agir.
Mas gostaria de ter lido outros: sobre a história de paris, ou analisando as principais obras de arte… sei lá! Algo que ajudasse a chegar em Paris antes de pegar o avião!! E que quando estivéssemos lá relembrássemos ou reconhecêssemos o que lemos… Fica ai a dica de tema para um futuro post !!
Lina
Shana
Já publicamos uma enorme lista de livros sobre Paris ou passados em Paris.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/23/biblioteca-dos-leitores-paris-e-seus-livros/
eymard
Excelente noticia. O duro é aguardar fora do circuito Rio-SP. Demora ainda mais, quando chega! Por falar em literatura, fiquei feliz com a reediçao, caprichada, da Comédia Humana, aquela clássica ediçao com supervisão do Paulo Ronai.
Fernanda Baronne
Um dos meus filmes favoritos é do Gondry! “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”! Mal posso esperar! =)
Marcos
Regina Vasconcelos,
“Amour” será lançado em circuito comercial (aqui na Terra Papagalli) no próximo dia 18. Estou contando as horas! Adoro o Haneke! Que me perdoem os mais sensíveis, mas ele é f***!