As análises históricas sobre o vestuário mostram que as roupas listadas tiveram no passado uma conotação negativa. Durante milênios as estrias representaram o excluído, o diabólico.
As listas atraem os olhares e as pessoas com roupas listadas chamam a atenção e são percebidas com facilidade.
Por isso, desde a Idade Média, aqueles que deveriam ser evitados ou vigiados foram assim vestidos: prostitutas, condenados, heréticos, leprosos. A vestimenta listada simbolizou, durante longo tempo, a infâmia e os excluídos da norma cristã.
O mundo era povoado por pessoas normais cobertas por tecidos com uma única cor e os outros, os excluídos, identificados por duas cores superpostas.
No renascimento, as listas adquiriram uma outra conotação. Elas continuaram marginais, mas se tornaram símbolo de uma marginalidade positiva e romântica. Os hedonistas e aventureiros passaram a usar tecidos listados que os associavam à idéia de liberdade, fuga e prazer.
Créditos: Vergue
As listas também foram utilizadas em outros contextos. A camisa estriada dos marinheiros tinha o objetivo de os tornarem mais visíveis e facilitar a busca dos homens caídos no mar. Mais tarde, no final do século 19 e início do século 20, as listas se tornaram símbolo de países exóticos com o lançamento de roupas listadas para banho de mar e prática de esportes. De repente elas se tornaram alegres, positivas, inocentes e dinâmicas.
Apesar de algumas situações específicas, de uma maneira geral o tecido listado fez parte de um arquétipo ligado às situações de exclusão até meados do século 20.
Nestes últimos anos, e graças à estilistas contemporâneos como Jean Paul Gaultier, aqueles que adotam os tecidos estriados continuam chamando a atenção, desta vez, por uma elegância descontraída.
LӃtoffe du Diable
Me lembrei do livro L’Étoffe du Diable : Une histoire des rayures et des tissus rayés ( A Roupa do Diabo: uma história das listas e dos tecidos listados ), de Michel Pastoureau.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
adriana dias
sempre achei que “listas” era roupa de presidiário
agora posso dizer que é indicativo mesmo, acho que sou medieval
obrigado, Lina, pelo suporte histórico
Jessica Costa
olá boa noite , o vídeo citado está como “privado” 🙁
Rodrigo Lavalle
Jessica, creio que o dono da conta no youtube colocou o vídeo como “privado”. Vamos tentar achá-lo em outro local.
Abraços.
Thaís
Estarei em Paris dia 20/03 e precisarei encontrar um vestido pra ir a um casamento. Vc tem dicas de lojas que vendam esse tipo de vestido e que tenham um preço ok? Que não me custe um rim rs. Obrigada desde já 🙂
Rodrigo Lavalle
Thaís, as lojas especializadas em vestidos de noivas como a Pronovias, a Rosa Clara e a Cymbeline, também vendem vestido para madrinhas e convidadas. A maioria é mais discreta e menos glamourosa que no Brasil.
Abraços.
Fabienne
Lina, agradeço a você também, sempre próxima dos seus leitores, apesar de tanto trabalho! Amo Paris, e acabei conhecendo a cidade mais neste site do que nas viagens que fiz. Por isso mandei a mensagem, para devolver a contribuição que vocês nos fazem, caso estivesse errado. Muitos beijos! 🙂
Arlei
Lina, acompanho há anos o ‘conexão’. Leitura diária. Com informações sempre ricas e dicas importantes, só tenho elogios ao site! Parabéns e obrigado a todos!
Fabienne
Obrigada, Arlei! Pesquisei e achei o mesmo site que você: http://m.brasilescola.uol.com.br/gramatica/lista-ou-listra.htm. Discordo somente em uma coisa: acho a escrita correta bastante importante também! Portanto, a exemplo do site acima citado, podemos nos espelhar também neste: http://portugues.uol.com.br/gramatica/vocativo-uma-questao-virgula.html. E que as críticas construtivas sejam sempre bem-vindas! 😉
Lina
Arlei e Fabienne
Escolhi listas por uma preferência sonora. Sabendo que poderia usar uma das duas palavras.
Toda crítica construtiva é bem vinda e desejada.
Obrigada pela participação nos comentários.
Arlei
Há vocábulos que podem ser usados como sinônimos Fabienne. Lista ou listra exemplificam isso, pois, se a situação pede o uso de risca ou faixa, as duas formas são aceitas. Pesquise um pouco.
Agora, o importante mesmo: Parabéns Conexão! Vocês são demais com essas informações preciosas! Parabéns pelo site! Abraço!
Fabienne
Não seria ‘listRas’?