Como dissemos no artigo sobre a Fundação Henri Cartier-Bresson (clique aqui), Paris possui atrações super bacanas que ficam fora do circuito turístico tradicional e que são do interesse de somente uma pequena parcela dos turistas. O Le Bal – escondido em um “beco” próximo à Place de Clichy no 18° arrondissement de Paris – é um desses locais.
Placa indicando o Le Bal
Passagem onde fica o Le Bal
Dedicado à representação da realidade através da imagem sob todas as suas formas (fotografia, vídeo, cinema e novas mídias), o Le Bal é um espaço independente e seu foco é sobretudo na exposição de obras documentais. Nada de fotos extremamente preparadas e posadas e esteticamente perfeitas.
Atualmente em cartaz (até o dia 28/08) está o trabalho do poeta, pintor e fotógrafo holandês Gerard Petrus Fieret. Veja a programação aqui.
Le Bal
A exposição
O Le Bal ocupa, desde 2009, o espaço de um antigo cabaré, hotel d’amour e salão de baile dos anos 20, daí seu nome. Além do espaço de exposição e da pequena lojinha na entrada (você pode pesquisar o acervo da loja aqui), há um café super simpático e bem falado com uma varanda deliciosa de frente para um parquinho. Além do almoço durante a semana, o café serve brunch na tradição dos breakfasts britânicos (uma das chefs do local é inglesa) aos sábados e domingos (clique aqui para ver os horários).
Se você estiver turistando por Montmartre dê uma esticada até o Le Bal e visite a exposição ou almoce no seu café.
O café do Le Bal
A varanda do café
O parquinho em frente ao Le Bal
Le Bal: 6, Impasse de la Défense, 75018. Metrô Place de Clichy, linhas 2 e 13. Aberto às quartas de 12:00 as 21:00, quintas de 12:00 às 22:00, sextas de 12:00 às 20:00, sábados de 11:00 as 20:00 e domingos de 11:00 as 19:00. Preço; 6€.
Paris tem outros ótimos museus para quem se interessa por fotografia:
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
0 Comentários