Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Se existe um hino que defina a alma da chanson française, o nome dele é, sem dúvida nenhuma, La vie en rose. Composta por Édith Piaf e Louis Guglielmi, e lançada em 1947, a canção logo se transformou em um sucesso no mundo inteiro, tendo vendido mais de um milhão de cópias somente nos Estados Unidos.
Foi ela que catapultou Piaf ao estrelato mundial, e a versão de Louis Armstrong, lançada em 1950, só ajudou a confirmar que La vie en rose tinha nascido para ser um clássico atemporal.
Selecionei, abaixo, algumas das minhas versões preferidas.
Édith Piaf
.
Louis Armstrong
.
Yves Montand
.
Grace Jones
.
Trio Esperança
.
Madeleine Peyroux
.
Jack Nicholson
Bom fim de semana a todos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
50 Comentários
Walkiria das Mercês
Esta canção encontra-se acima de qualquer comentário. Eu a tenho em quase todas as versões e interpretações, desde Édith até eu mesma cantando pela vida. Não bem ao certo, mas foi Lá vir em Rose que me levou a estudar francês. Esta seleção está muito boa, mas senti falta da Mirreille e tantos outros maravilhosos intérpretes, inclusive a nossa querida e talentosa Elba Ramalho. É impagável ouvir La vie en rose com o francês paraibano da Elba. Amei.
Ary Gonçalves
Vou deixar o link para duas versões heterodoxas, a primeira da Zazie, trilha de Jeux d’ enfants, https://www.youtube.com/watch?v=ZVAjzyptlVk , a segunda uma versão praticamente acústica ( e masculina) com o Suarez https://www.youtube.com/watch?v=J6jlkU6o6lg.
Rodrigo Lavalle
Ary, obrigado pelas sugestões.
Abraços.
ailton araújo
LA VIE EN ROSE !!!!
MARAVILHOSA, LINDA, UM HINO PARA O CORAÇÃO.
A MAIS BONITA CANÇÃO DO MUNDO.
abóboda celeste
mariposa com uma das cores rosa pink preta azul marinho verde limão branco laranja azul celeste amarelo e não lembro mais com brilho brilhantismo fada la vien in rouse colar com nome eu fiz mas diz que já existia no titanick não sei se é verdade isto eu fiz mais delicado naquela na época era grosseiro as obras primitivas
Lenna (Maria Helena Ranghetti)
Acho que foi “La vie en rose”, música que curti desde a minha infância, que me faz amar Paris antes de conhecê-la!!!
Lindas versões, Penélope!
Maria das Graças
Ismênia, somos vizinhas de bairro. Estou aqui no Leblon, perto da divisa com Ipanema. Lá na Argumento encontro algumas raridades fora do padrão atual.
Desejo-lhe uma excelente viagem. Estive na Provence na 2ª quinzena de setembro de 2011 e até hoje sinto-me como se estivesse ainda por lá. É uma lembrança tão viva que para o almoço de hoje o acompanhamento foi uma ratatouille à la provençale. Divina!