Vocês já viram nas fachadas de imóveis franceses pinturas simulando janelas?
Este acima se encontra na rue Saint Honoré, esquina com rue des Prouvaires, na região Les Halles.
Falsas janelas. Foto: Tangopaso (Own work)/GFDL
Às vezes painéis inteiros quase nos enganam, de tão reais, com suas janelas abertas ou fechadas, cortinas, gatos na balaustrada.
Não se trata de uma moda, mas consequência de uma lei antiga, promulgada em 1798 e suprimida somente em 1926.
Neste período, um imposto sobre portas e janelas estabelecia que o valor pago pelos proprietários era em função do número de janelas do imóvel.
Ele foi combatido durante anos por provocar a insalubridade dos alojamentos mal arejados.
Logo que o imposto foi promulgado, numerosos foram os proprietários que fecharam suas inúmeras aberturas ou passaram a construir fachadas com falsas janelas.
Um dos grandes críticos deste imposto foi o escritor francês Victor Hugo. No livro Os Miseráveis, seu personagem Monsenhor Myriel denuncia…”as habitações dos camponeses que possuem somente uma abertura, a porta. Isto por causa desta medida que se chama imposto das portas e janelas. Coloquem famílias pobres, mulheres idosas, crianças, nestas habitações e teremos febres e doenças. Deus dá ar aos homens, a lei o vende”.
A história da França através das suas fachadas.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Renata
vc pode me dizer o endereço exato de onde encontro essas janelas?
Rodrigo Lavalle
Renata, a primeira fica rue Saint Honoré, esquina com rue des Prouvaires, na região Les Halles, a segunda fica na esquina das ruas Quincampoix e Aubry le Boucher, perto do Centro Pompidou e a terceira fica na cidade de Touques.
Abraços.
Jalile
Boa noite!
Esta semana ouvi falar sobre um apartamento situado na própria torre Eiffel e que a decoração é a mesma da época e que agora está aberto para visitação. É verdadeira está informação?
Lêda Chaves
Conheço o “trompe l’ oeil”,mas não sabia que existem os que imitam janelas falsas.
Mauricio Christovão
É uma idéia…Daqui a pouco alguém vai produzir uns adesivos grandes para colocar nas paredes e poderemos escolher: Janela aberta ou fechada, com cortinas ou sem, com gato ou sem gato, com alguém na sacada, com vasos de flores…
Márcia-blog Mulher Casada Viaja
Muito interessante. Cheguei a ver, mas não sabia da história. obrigada por compartilhar!
Sandra Paim Dias
Pelo interior da França, há muitas dessas pinturas (trompe l’oeil). São verdadeiras obras de arte.