Hermaphrodite, filho de Hermés e Aphrodite, estava tomando banho nas águas da ilha da ninfa Salmacis quando esta se apaixonou pelo belo adolescente. Se aproximou para seduzi-lo mas Hermaphrodite não se deixou impressionar pelo seu charme. Salmacis o abraçou com força e pediu a Zeus que unisse para sempre os dois corpos e criando assim o ser bisexuado.
Esta obra do Musée du Louvre é um chef d’oeuvre de mármore do século II. Retocada no século XVII pelo genial escultor italiano Bernini que vai deita-la sobre um colchão de mármore.
Uma escultura que perturba, difícil de dividir com as pessoas que te acompanham sua impressões. A obra deve ser apreciada em dois tempos. No primeiro momento o visitante deve admirar a feminilidade e a graça do rosto do personagem.
E em seguida, do outro lado, a natureza andrógina da obra que sempre cria a surpresa dos menos avisados.
Uma bela escultura do Departamento de antiquidades gregas, etruscas e romanas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Yuri
De Longe a melhor obra do Louvre! Depois de decepções como a Monalisa e a Vênus de Milo, a Hermafrodite é um íncone de perfeição! Os traços do corpo, as dobras do travesseiro, a fofura do colchão… é difícil imaginar que aquilo se trata de mármore branco esculpido!
Admito que tive que tocar pra ter certeza que o colchão não era fofo mesmo, e sim duro como o mármore…
FÁTIMA
maravilhoso!!!!!
FÁTIMA
É realmente inesquecível….e dá uma vontade de voltar!!!!!!
Obrigada, Lina, por tudo isso que nos proporciona.
Admiro muito esse seu trabalho.
malupp
Eu vi primeiro o HERMAFRODITHE na Vila Borghese em ROMA, fiquei maravilhada com as esculturas de BERNINI , so conhecia o famoso baldaquin do Vaticano. Essa linda escultura me chamou a atenção por tambem esta com a parte da frente escondida…,o que me deixou mais curiosa , mas chegando no LOUVRE me deparei com ela fui direto conferir a “outra face ” , completando assim a minha curiosidade , e o meu album de fotos da viagem!!
Patrícia Simões Pires
Quanta sensibilidade… que linda… deve ser um espetáculo e agora com outro olhar para tão bela escultura…
Obrigada Lina…
Martinha
Louvre………. não me canso de dizer que é meu lugar preferido em Paris..
Mas o meis incrivel sem duvida são as historias por tràs das obras.. os mistérios que as envolvem..
Obrigada Lina por sempre repartir essas preciosidades com a gente..
Beijos
=)
http://travelandtrips.wordpress.com/
Didi da Loteca
Uma das obras mais legais do Louvre.
Interessante que há outras cópias dessa obra em diversos museus. Tem uma cópia dela, se não me engano, na Galeria Ufizzi , mas lá a obra estava “censurada”, só dava pra ver a parte de trás dela. Vai ver por influência do conservadorismo do atual governo italiano.
Valeria
Também achei essa escultura linda. Fiquei encantada com tudo que vi no Louvre.
Andrea Sipoli
Também adorei essa escultura! Mas tenho que confessar uma coisa: eu não tinha visto a escultura desse ângulo!!! Ela é ainda mais interessante do que eu pensava! Já havia visto tantas coisas antes naquele dia que, quando cheguei nessa parte do museu tive que “agilizar” o passeio por causa do cansaço. Adorei essa parte do Louvre (aliás, essa parte do Louvre foi uma das que mais ), mas infelizmente o cérebro e as pernas já estavam desgastados. É preciso ter cuidado com a Síndrome de Stendhal! rs
Claudia Pimenta
oi lina! é a parte do louvre que mais adoro! bjs, querida!