Hermaphrodite, filho de Hermés e Aphrodite, estava tomando banho nas águas da ilha da ninfa Salmacis quando esta se apaixonou pelo belo adolescente. Se aproximou para seduzi-lo mas Hermaphrodite não se deixou impressionar pelo seu charme. Salmacis o abraçou com força e pediu a Zeus que unisse para sempre os dois corpos e criando assim o ser bisexuado.
Esta obra do Musée du Louvre é um chef d’oeuvre de mármore do século II. Retocada no século XVII pelo genial escultor italiano Bernini que vai deita-la sobre um colchão de mármore.
Uma escultura que perturba, difícil de dividir com as pessoas que te acompanham sua impressões. A obra deve ser apreciada em dois tempos. No primeiro momento o visitante deve admirar a feminilidade e a graça do rosto do personagem.
E em seguida, do outro lado, a natureza andrógina da obra que sempre cria a surpresa dos menos avisados.
Uma bela escultura do Departamento de antiquidades gregas, etruscas e romanas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Nathalia
Belíssima escultura, as riquezas de detalhes não tem nem os comentar.
cada vez que paro para observa-lá fico sempre mais encantada com essa escultura.
conexaoparis
Bruno
Verifique, por favor. Corro demais. Se não for me diga.
bruno fontanella
Só me corrigindo: é mesmo do séc. II D.C., pardon.
bruno fontanella
Creio que a escultura é 4 séculos mais antiga: do século II A.C. O Bernini era mesmo genial, até para esculpir colchões 🙂 Obrigado por postar essas fotos.
kika
Alguem me pode dizer o nome de alguns quadros que ja estiveram no Louvre e que actualmente estão expostos no Museu Dorsay??
conexaoparis
Janaina
9 euros.
janaina araujo
Lina,
uandto custa para entrar no louvre?
Beijão
Carlos Loyo
As esculturas em márore, incluindo esta, também estão entre as minhas favoritas no Louvre. Assim como Yuri, eu também fiquei perplexo com a sensação de maciez que o colchão nos passa! Outra impressionante (que eu não sei o nome agora) é a escultura onde tem um leão com as garras cravadas no corpo de um homem! Impressionante a realidade da cena!