Vocês estão aflitos com as greves, com as ameaças terroristas, me escrevem perguntado se devem enfrentar a situação ou desmarcar tudo.
Relaxem.
Primeiro, Paris sem greves seria mortalmente sem interesse. Nada como ver os cidadãos na rua, dos adolescentes aos aposentados, todos contra o governo. Eu pessoalmente sou a favor.
Mas acho que Paris tem clima de festa quando os franceses ficam nervosos com os dirigentes. A cena se repete todos os anos. Ou os dirigentes são péssimos ou os franceses complicados.
Atentados? O perigo existe há anos. Integramos o fato. Mas não acredito que seja mais perigoso viver aqui do que aí. Circulamos de uma ameça a outra, do terrorismo à violência urbana.
Só para por fogo na fogueira, todas as refinarias de petróleo estão agora em greve. O oleoduto que abastece os aeroportos parisienses não funciona mais. Mas a direção do CDG e de Orly garantem que os aeroportos possuem reservas.
Relaxem, nada, mas absolutamente nada, deve atrapalhar a viagem de vocês.
Venham sim.
Chegando em Paris, esqueçam as greves e peguem táxi.
Como disse, perigo por perigo, nós brasileiros estamos acostumados com a coisa.
Peguem os aviões com os tanques cheios de combustível brasileiro. O que pode acontecer é que eles estarão vazios para o retorno.
Que mais vocês poderiam pedir a Deus! Um email rápido enviado aos próximos: “Caros, não podemos voltar. Greves paralisam a França”.
Foto: Le Post
151 Comentários
Fabiola
Lina,
Sou leitora assídua do seu blog e o considero fonte importante de dicas e informações úteis em relação à Paris. Gostaria muito de ver no blog, se possível, algum artigo falando sobre direitos dos passageiros em caso de cancelamentos de vôo provocados por mau tempo ou desastres naturais pela lei francesa. E como sou advogada, me disponibilizo para colaborar dando orientações em relação à lei brasileira. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fabíola, obrigado pela sugestão.
Abraços.
Beth
Tais
Mas Paris é assim mesmo, muito fácil para se locomover.
Eu compro o carnet de (10) tickets para usar o metro uma vez por dia.. Ando muito a pé e pego taxi para voltar para o hotel à noite pois ninguém é de ferro, risos.
Abs.
Tais
Fomos para Paris pensando em nos deslocarmos de bicicleta. Não sabíamos da facilidade de andar de metrô e do baixo custo. Após constatarmos o fato resolvemos comprar um bilhete para andar de metrô durante 5 dias. Além de atender muito bem o deslocamento para todos os pontos turísticos de Paris, o metrô é muito seguro. Só andamos de taxi duas vezes para chegar do aeroporto Orly ao hotel e do hotel para a estação de trem. O custo valeu apena para evitar o transtorno de sair com várias malas de metrô. A média foi de 30 a 20 euros.
Beth Lima
Madá,
Ótima sua idéia de relembrar as dicas da Lina sobre o Viaduc des Arts. Realmente é difícil encontrarmos algum lugar que não tenha sido comentado pela Lina. Ela nos apresenta Paris como uma verdadeira anfitriã.
Beijos a todos e a Lina também.
Madá
Beth Lima, Edna e Sueli,
Eu também sou fã desse passeio, até no inverno achei lindo ver o entardecer ali. As lojinhas embaixo são bem legais e gosto do Marche D’Aligre ali por perto e das ostras do Baron Rouge, também próximo.
Bem, e como é difícil achar algo que a Lina já não comentou segue o link para o post que ela fez específicamente para esse passeio, vale ver as fotos da Lina:
https://www.conexaoparis.com.br/2008/09/25/um-passeio-pela-regiao-da-bastille-o-viaduto-das-artes/
Beth Lima
EDNA
Realmente fiz confusão com o nome do jardim, mas com a correção da Sueli, você vai encontrá-lo. É um passeio muito agradável. Peço desculpas pela confusão. Se for até lá, espero que aproveite a tranquilidade do lugar. Bom passeio! Beijos
SUELI OVB
Querida, obrigada pela correção do nome do jardim. Realmente embaralhei os nomes mas com sua experiência de Paris, a correção veio a tempo. Obrigadão
Beijos
Rejane
Aos amigos,
Minha irma e eu chegamos ao CDG dia 31/10 e nos dirigimos para Geneve…tivemos problemas de atraso no trem que nos levaria de Lyon destino Cornavin em Geneve…segundo nos disseram em funcao da greve deixaram um trem parado nos trilhos atrapalhando nossa partida que atrasou em um pouco mais de 2h…mas nao vimos nada, apenas nao foi possivel partir no horario previsto o que nos causou algumas dificuldades na chegada a Geneve, mas tudo contornado e superado.
Para nossa vinda a Paris no dia 03/11 compramo passagens da easyjet e chegamos tranquilamente ao aeroporto Orly, de la pegamos um taxi para nosso hotel que esta a cerca da Torre Eiffel, apesar do horario 23h nosso taxi custou 31euros.
Lina esse blog eh maravilhoso…parabens…estamos usando muito em nossa viagem.
Ainda teremos 5 dias em Paris…tudo eh lindo!!
Sueli OVB
EDNA
Como não sei se a Beth Lima voltará por aqui, tomo a liberdade de responder em seu lugar.
Na verdade a Beth fez uma confusão com os nomes e não deu uma informação precisa. O jardim a que ela se refere se chama Promenade Plantée, um jardim suspenso que se estende por 1,75 km e que passa por alguns viadutos e um deles se chama “Viaduct des Arts”.
Com esses nomes tenho certeza que agora você localizará o lugar no google e é um passeio muito interessante.
Edna
Beth Lima
Entrei no google mapas para localizar o jardim Le Jardin des Arts, achei o endereço citado mas não o local. Se puder me ajudar, gostaria de conferir a sugestão.
Abç