Caminhar faz parte da cultura parisiense. Todos caminham muito e por prazer.
Amigos parisienses, quando voltam do Brasil, fazem sempre muito sucesso quando contam o nosso estilo de vida. Parece que nós, brasileiros, pegamos o carro sempre que a distância passa o limite de uma quadra.
Quando estou em Paris caminho muito, faço todas as minhas compras a pé, vou a todos os lugares andando. No Brasil, caminho durante uma hora em uma pista de jogging, mas pego o carro para comprar pão na padaria a 400 metros da minha casa. Pego o carro porque a rua é íngreme, porque tenho medo da violência e porque, afinal de contas, somos assim.
Mas tudo isto para dizer que, porque caminham muito, eles ( os franceses ) possuem o índice de massa corporal mais baixo da Europa: o IMC do francês é de 24.6 sendo que a normalidade se situa entre 18,5 e 25.
33 Comentários
Mariana Gomes
Olá, boa tarde,
Sou produtora da Rede Record e gostaria de falar com vc. Por favor, envie um número para meu e-mail ou entre em contato pelos telefones abaixo: 11 2184 5670 / 11 9299 2442
Obrigada desde já pela atenção e um abraço,
Mariana Gomes
Renato Sau Rios
Estarei em Paris , de 5 a 12/09 , no final do verão , e sei que andarei muito a pé , pq. já me informei que a cidade é bastante compacta , além da sua beleza , tão decantada .
Já estive na Inglaterra , nesta, época , e mesmo nos dias considerados mais quentes , por lá , o calor e a insolação não chegam aos pés do clima de Santos , onde resido , nem mesmo de São Paulo ( que já foi uma cidade mais fresca , na minha infância ) , a ponto de andar sob o sol , sem procurar sombra , como faço aqui , quando estou a pé ( munido de chapéu e filtro solar ) .
Pra quem mora no Rio , em São Paulo e mesmo nas maiores cidades do interior , que são “espraidas” , as distâncias são enormes e o calor , definitivamente , não ajuda . Imagine quem precisa chegar todo arrumado , ao serviço , como é meu caso , andando 3 ou 4 kilometros a pé ou de bicicleta , sob o calor de janeiro , por exemplo …………
Acho absurdo as comparações de sempre , do Brasil com a Europa , pois as realidades e a cultura são completamente diferentes .
Pra deixarmos o carro em casa , precisaríamos ter bons e ABUNDANTES transportes coletivos e ruas muuuuuuuuuuuuuito arborizadas , pra caminharmos com gosto e prazer .
Alguém que já atravessou a Paulista , no mês de março , no horário dallamoço , sabe do que estou falando ………..
Outra coisa : osffranceses e europeus ( acho que a exceção são os portugueses , nossos colonizadores ) comem bem menos que nós . O brasileiro , especialmente nas classes sociais mais baixas ) olhe o paradoxo ) come exageradamente e qualquer reunião é motivo pra se encher a pança ……………
Adoro seu blog e espero curtir muito Paris , quando aí estiver ……
Cristiana Dias
Parece que vc tava adivinhando: o Globo Repórter de ontém foi todo falando da alimentação saudável dos franceses, porque eles não engordam, das caminhadas…
Sexta tô chegando aí!!!
Bjão
conexaoparis
Gabi
Não perca tempo com academias.
Ande muito.
Em Paris você encontra em todos os supermercados produtos light, diet, desnatados.
conexaoparis
Bruna
Não é preciso trocar de trem.
Não se esqueça de verificar que o trem é TGV.
Fabiana
Lina,
Como vc sabe, aluguei um apartamento do Roberto em Paris neste mês de Maio. Por sorte, tinha um feira duas vezes na semana ao lado da Rua em que fiquei hospedada. Pude observar que a alimentação do Francês é muito saudável e com isso minha alimentação melhorou bastante. Além de uma dieta equilibrada, a cidade favorece caminhadas
Ontem, na minha chegada ao Brasil, tive a triste notícia que em frente a minha residência as sete horas da manhã, um grupo de bandidos armados promoveu um ” arrastão” a motorista que utilizam a minha rua. (moro em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro). Assim, minha vontade de caminhar pela manhã na minha cidade foi para o espaço.
bjs
Bruna Gomes
Isso até já virou tema de livro, não? A dieta das francesas ou algo assim…mas acho que as porções são o segredo.
Lina, só mais uma dúvida (a última) sobre o TGV pra Reims: o trem vai direto ou tem paradas em outras cidades? Pergunto porque no site do TGV aparecem paradas em Epernay e Champagne Ardenne quando seleciono o trecho Paris-Reims-Paris. É necessário trocar de trem? Muito obrigada!
Gabi
Andar em Paris é essencial e maravilhoso. Espero caminhar bastante agora em julho agosto qdo estarei por lá. No último ano emagreci 60kg, ficarei 25 dias em Paris e estou preocupada em não engordar, não quero deixar de comer algumas gostosuras parisienses, mas fico com medo de engordar,… Pensei em entrar em uma academia, como elas funcionam em Paris?
Será que vale a pena??
Tem produtos light,diet no super, e leite desnatado?Café solúvel tipo nescafé?