Na França, o uso do tênis fora das práticas esportivas sempre foi associado aos adolescentes e a um estilo de vida menos “sério”. No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer nos jornais e blogs franceses, vários artigos dizendo às mulheres que abandonem seus saltos e que invistam no conforto e na facilidade dos tênis, seja no trabalho, nos eventos sociais ou na noite. Alguns chegaram mesmo a declará-lo o it-shoe de 2014.
Talvez isso seja influência da corrida, esporte cada vez mais adotado pelos parisienses (falamos sobre o assunto no artigo Qual seu tipo de pé? Qual tênis usar? Veja onde comprar em Paris). Mas o fato é que as mulheres mais antenadas às idas e vindas da moda já estão usando tênis há um tempo. Até mesmo nas regiões e estabelecimentos mais elegantes de Paris, vemos mulheres mais velhas que fazem mais a linha chique do que descolada, usando tênis. O que antes era contra-cultura, passou a ser cool e agora é chique. Atentíssimos aos movimentos da rua, alguns estilistas já se apropriaram da tendência e lançaram suas versões luxuosas do calçado. As mais recentes coleções de alta costura da Dior e da Chanel estavam repletas de tênis.
Já no Brasil o tênis faz, desde os anos 70, parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele é o padrão da vestimenta nacional independente de idade e de classe social. Todo mundo o usa em todas as situações, do mesmo jeito que usam jeans e camiseta. É confortável, é prático, combina com tudo.
Talvez a brasileira não tenha tantas restrições ao tênis quanto a francesa tradicional mas ela jamais vai usá-lo em um evento social chique, por mais “fashion” que isso seja, e nem em um ambiente formal de trabalho. Para ela (brasileira), ele está associado ao lazer, às atividades do dia a dia e à academia de ginástica.
Na verdade, seja no Brasil seja na França, existem códigos sociais de como se vestir no trabalho e nos eventos sociais. Quebrar esses códigos ao usar tênis pode ser uma declaração de anti-conformismo, de fashionismo ou de exibicionismo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
55 Comentários
aurea andrade
Otimo texto. Vou usar na próxima.Agora em janero as botas estavam em alta e com preço bom.
Mauricio Christovao
Cada cabeça(ou pé) uma sentença. Qualquer calçado, seja sapato ou tênis, se for macio e confortável, resolve o problema. Se estamos viajando, vamos ficar em pé o dia inteiro, caminhar muito, subir e descer, é bom ter juízo e privilegiar o conforto dos nossos pés.
Bianca
Apesar de confortável, não gosto de tênis. Para mim só para esporte mesmo!
Suely
Na verdade aqui em São Paulo quase não se vê o uso do tênis com outro tipo de roupa que não seja a esportiva, tipo bermudas e legging, eu mesma não uso, mas quando em viagem adoto o tênis, as sapatilhas e as botas de cano e salto baixos que são extremamente confortáveis também…
Glenia Santiago
Estilo ousado e diferente. Me encanta!!!
Juliano Dias
Adorei o texto e as colocações! Trabalho com moda e vejo que aqui no Brasil e com certeza em outros lugares do mundo quebrar certas regras por mais simples que elas sejam pode causar um certo incomodo para pessoas ao seu redor.
Abraços!
Kariny
Ótima pedida prático e confortável principalmente em viagens. Seu uso no dia dia ainda temos ressalvas mais o uso do tênis com uma bela saia de paetês, por exemplo, tem que ter estilo!
Adriana Pessoa
Ai que maravilha!
Viva a liberdade e o conforto!!
cinara rievers
Boa notícia. Ando muitos quilômetros por dia quando estou em Paris e não uso tênis para não afrontar os hábitos locais. Quando vou para permanecer muitos dias levo poucos sapatos brasileiros e compro outros aí. Eles são mais macios e confortáveis e facilitam as caminhadas.
Ariane
Bonjour à tous!
Vou sim adquirir um lindo par de botinhas e scarpin para minha trip a Paris. Mas podem apostar, meu par de tênis já está aguardando ansiosamente para irem também! rs
Comprei um All Star de uma linha mais “chique”, que não tem muito cara de All Star… lindo! E bem confortáveis. Perfeitos para me perder à vontade pela cidade rsrs
Bjs!!