Por Márcia Lube
Dia ensolarado, perfeito para esse passeio: saímos de Toulouse e fomos por uma route scènique até ALBI, pequena cidade – Patrimônio da Unesco – na região do Midi-Pyrénées, banhada pelo Rio Tarn.
Logo na chegada, a Catedral de Santa Cecília domina a cena. Construída nos sec XIV/XV,toda em tijolos é, desse tipo, a maior do mundo. O baldaquino lateral, de 1530, é uma maravilha, chef-d’ouvre du gothique flamboyant.
.
Visitamos também o Museu Toulouse Lautrec.
Albi é uma cidade medieval que recebeu adaptações mas que mantém muitas partes autênticas e muito bem conservadas. O Rio Tarn e as pontes de Albi são lindas.
Auberge Du Pont Vieux, uma grata surpresa: local despojado e charmoso, com menu-dégustation tão saboroso, que nada ficou a dever a um restaurant étoilé.
.
Tronçon de carrelet rôti sur l’arrête, pommes de terre grenaille confites, champignons en parsillade, fumet de poisson noisette.
.
Filet de volaille des Landes poché, orzo pasta aux champignons, sauce crème.
Macarron Poire Belle-Hélène, poire en gelée de vanille, sorbet poire. Degustamos um vinho branco de um viticultor local. Ménu-degustation com entrada, prato principal e sobremesa por apenas 18 euros!
Em seguida, visitamos Cordes sur Ciel , outra jóia imperdível. Encerrando o dia, voltamos a Toulouse, preparamos as malas para seguir a viagem, pois Paris nos aguardava, e degustamos um Petit Clos, de Cahors,vinho de uma região que há muito me aguçava a curiosidade.
Observação: nesta região vale a pena conhecer as cidades de Toulouse, Carcassone e o viaduto de Millau. O ideal seria dormir duas noites por lá.
Como ir de Paris até Albi
- Avião: é possivel ir de Paris até Castres, cidade que fica a 45 min. de carro e 1h20 minutos de trem de Albi. A viagem de avião Paris/Castres dura 1h30. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a duração do trajeto pode variar de acordo com o horário, dia e época do ano. O trajeto mais rápido Paris/Albi é de cerca de 6h40 de duração. Fique de olho nas possíveis baldeações em outras cidades. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem tem duração média de 7h. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa, a viagem até Toulouse tem cerca de 9h15, depois é possivel pegar trem ou carro até Albi. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
35 Comentários
LuciaC
Marcia,
ótimas sugestões, belas escolhas.
A região à volta de Toulouse é muito linda.
Adorei La Ville Rose!
E você?
Marcia Lube
Conexão Paris
Obrigada por ter colocado as sugestões.
E o excelente post sobre Carcassonne da Claudia Oiticica completa muito bem muito bem as informações sobre esses dois passeios.
Claudia Oiticica
Obrigada pela indicação do link do Youtube. Gostei muito !
Cláudia Oiticica
Marcia,
segue o link do youtube do programa “Des Racines et des Ailes” sobre Albi. No final do minuto 17 começa o momento da descoberta da santa em Saint-Salvi.
O vídeo tem 24 minutos, mas se quiser ver a continuação, tem a continuição com o título de Toulouse-Lautrec.
http://www.youtube.com/watch?v=rM837eMdRu4
Helena,
também adorei lhe ver por aqui.bjs.
Helena Bäuerlein
Linda viagem , Márcia !
A região deve ser encantadora. Ainda não conheço.
Mas seu post me deixou com água na boca .
Fotos convidativas !
Gostoso também encontrar nossa amiga Cláudia Oiticica , voltando a dar seus bons pitacos por aqui .
beijos para as duas
Nilza Freire
Marcia, meus parabéns pelo post, as fotos estao belíssimas, valorizam ainda mais o local. Já inclui Albi em meu roteiro de abril próximo, porém vou precisar de muito “jogo de cintura” para concatenar tudo com os mirrados 15 dias de que disponho, seus comentários, alem do complemento dos demais pitaqueiros, tornaram essa visita indispensável! Um abraço a você, Lina e todos!
Marcia Lube
Regina Fragomeni
Corrigindo : “muitas outras virão”.
Marcia Lube
Renata
A cidade é charmosa embora muito pequena.
Você poderia pernoitar e depois seguir viagem.
Aproveite também para conhecer a Citadela de Carcassonne .
E alí bem perto, está o maravilhoso viaduto de Millau . Vale a pena rodar um pouco mais e admirar essa obra moderna e incrível !
conexaoparis
Marcia
Coloquei no artigo sugestão para visitar Carcassone e Millau.
Renata
Marcia,
Acho q terei q tirar uma carteira de motorista urgente aqui na França. É que não dirijo. Vou ver como faço para ir de trem a partir de Paris. Sou uma pessoa muito demorada para ver as atrações, ainda mais de for coisas históricas. Então, uma pergunta: acha que vale a pena dormir lá?
Parabéns, texto maravilhoso
Marcia Lube
Regina Fragomeni
De todas as nossas viagens, você realmente merece a medalha de “Companheira Ideal “.
Muitas outras viram !
regina fragomeni
Voce como sempre tem otimas ideias .Pena que não pude ir nesta.Juntando suas ideias e as fotos do Vianney,são imbativeis.
Ainda bem que fazemos parte do seu seletissimo grupo de viagem.
Obrigada pelas dicas.Quem estiver lendo estes posts vai adorar!!!!!!