Fragonard, o grande pintor francês do traço perfeito, que representou com perfeição a frivolidade e os gestos expressivos.
O museu do Louvre possui várias obras de Fragonard, entre elas o misterioso Le Verrou, A Tranca.
Diante da obra, a perfeição dos drapeados do leito imenso, que ocupa quase a tela toda, causa o primeiro impacto estético. Em seguida tentamos compreender a cena. Uma mulher que resiste, sem querer resistir, aos ardores de seu amante? E este homem que tranca a porta? Um gesto autoritário? Cena de amor ou de violência? A pequena maçã ao lado do leito simboliza amores culpados?
Diante desta cena libidinosa com alguma inquietação, nos perguntamos se os gestos expressam uma ameaça difusa ou fuga amorosa.
No site do Louvre encontramos análises das principais obras do acervo. Esta é uma delas. Acho que nunca falei para vocês que o museu oferece também visitas guiadas. Durante uma ou duas horas, um professor acompanha, de obra em obra, um grupo pequeno de ouvintes. Vale a pena.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
Ládea
Lina
Eu tive a mesma impressão que a Naedy. Visitei em Cannes (Grasse) a fábrica de perfumes e cosméticos. Uma loucura! Fizemos uma visita guiada por uma senhora portuguesa, muito simpática, que nos revelou como são colhidas as flores para a fabricação das essências. Muito interessante.
Lá mesmo podemos adquirir os produtos, que segundo ela, são comprados por grandes marcas e colocados os nomes das grifes.
Naedy
Lina,
Quando vi o título achei que vc ia falar algo sobre os perfumes Fragonard. Exite um museu de perfumes Fragonard perto da ópera. O museu não é nada de mais mas as fragâncias… ótimas para quem gosta de colocar uma colonia bem leve depois do banho e antes de ir dormir ou p/ ficar em casa.
Naedy
Eymard,
Que dica legal sobre as visitas guiadas em português no Metropolitan. Devidamente anotado para a próxima visita a N.Y.
Valeu1
conexaoparis
Isadora
Olhe no site do museu, visite guidé individuel, Veja o programa com dias e horários. Depois compre nos guichês e pergunte onde é o ponto de encontro. Não precisa reservar com antecedência. Em francês e inglês.
regina
Não entendo de pintura. Só entendo a emoção que ela passa
Patrícia Venturini
Sou como o Eymard, não entendo muito de pintura mas aprecio bastante. Este quadro está espetacular, instigante! Prestarei mais atenção a Fragonard na minha próxima ida ao Louvre.
Eymard
Nao entendo nada de pintura. So aprecio atentamente e procuro “aprender” sobre o que me toca. O que acho bonito. O que apesar de nao achar bonito acho interessante. Me instiga. As visitas guiadas ajudam muito para pessoas que, como eu, apreciam mas nao conhecem. No Metropolitan de N.Y tem visitas guiadas em portugues. Com pessoas de altissimo nivel que nos conduz para as obras principais do museu em um giro historico sobre a arte muito interessante. No Louvre nunca consegui em Portugues (talvez alguem saiba melhor informar). Mas as visitas guiadas podem ser consultadas no site http://www.louvre.fr/llv/activite/liste_evenements.jsp?nature=activite_nature_1&bmLocale=fr_FR
‘E uma forma muito enriquecedora de conhecer melhor as principais obras do Louvre, alguma exposicao especifica; algum registro que o museu te propoe (pois ha uma programacao definida por trimestre para as visitas).
eidia
Visita guiada é um sucesso. Impressionante o que a gente deixa de “ver”, quando não conheçe bem o autor e sua obra. Aconselho total. Detalhes que fazer toda diferença.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Isadora Cysne
Oi Lina!
Essas visitas guiadas precisam ser agendadas?
Vanessa Fernandes
Boa dica.
Passei em frente do quadro..e ignorei quem era o pintor. Foi uma pena. Jean-Honoré Fragonard, pintor do estilo rococó. Gosto muito do belissimo quadro “The Swing” que deve estar em Londres. Não tenho a certeza.