Post escrito por José Maurício.
A Grande maioria dos viajantes gosta de registrar os locais onde esteve ou momentos vividos. A idéia aqui é de dar algumas dicas sobre como melhorar os resultados das suas fotos, sem grandes tecnicismos que não caberiam nos objetivos do Conexão Paris.
Um simpático turista americano registrou para nós o momento, mas cometeu o erro clássico de querer colocar tudo na foto, cortando nossas pernas e a ponta da torre. Além de obter um fundo confuso, como uma turista pagando “cofrinho” no chão, à minha direita. A utilização do flash, mesmo de dia, diminuiria as sombras no rosto, causadas pelo sol a pino.
Uma forma de corrigir alguns dos defeitos é o corte da foto, concentrando a atenção no casal. Mesmo com o corte, sobrou bastante fundo para identificar o local. Isso foi possível porque a foto foi tirada na resolução máxima (megapixels) da máquina. Vale a pena comprar mais memórias (estão baratas!) e trabalhar com a maior resolução disponível.
Aproveite a luz. Visite o mesmo local em horas diferentes. Os melhores horários geralmente são de manhã e ao entardecer, pois a luz lateral realça os volumes e texturas dos monumentos. O sol a pino provoca sombras fortes e chapadas. Esta foto à contraluz foi realizada às onze da manhã de um dia de outono.
Saia do lugar comum e ouse mais. Experimente novos ângulos e procure ver as interpretações de outros fotógrafos do mesmo local. Não para copiá-los, mas para se inspirar. O google earth tem várias fotos de fotógrafos de todas as partes do mundo e dos principais locais turísticos. Vale a pena dar uma olhada.
Faça uma foto noturna. Essa é uma vista clássica da torre Eiffel a partir do Trocadero. Na muralha, que é bem larga, apóie um tripé (ou um casaco, ou mochila ) e coloque o flash na posição desligado, pois ele é inútil para objetos distantes. Coloque o temporizador (timer) na opção 2 seguntos, para não esperar muito e evitar vibrações com o disparador manual. Existem tripés de até 10 reais que trabalham bem com máquinas pequenas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
64 Comentários
Karina
LOL?
Laughing Out Loud : )
LOL(!)
LuciaC
Jose Mauricio,
LOL e’ Laughing Out Loud !
Uma gargalhada.
Nada serio, so’ exercitando o humor!
Jose Mauricio
LuiciaC:
Socorro!!! A diferença de senior para senil são poucas letras…
Mil perdões às duas ilustres e inconfundíveis damas: LuciaC e SueliOVB.
P.S.: Não resisto e pergunto: O que é LOL???
Beth
LuciaC
As suas fotos são ótimas, já vi várias aqui no Blog.
Bjs.
LuciaC
Jose Mauricio,
Sueli e’ OVB.
Coloque os oculos para perto.
Eu sou Lucia, LuciaC.
Lucia sem acento.
LOL
Karina
José Maurício, houve um rapaz de quem tirei 2 fotos que insistiu que uma delas não tinha sido batida. Até apontou a possível causa da minha falha. LOL. Ele pegou a máquina e fiz questão de olhar uma por uma até achar. lá estava ela! Esses turistas ceguetas…. hehe
Sueli OVB,
só fiz a observação à observalção do fotografado!! foi ele quem reparou no cofrinho primeiro. que seja devido o mérito!! rsrs
Jose Mauricio
Sueli C: Em Paris tirei 1000 fotos em dez dias, incluindo o Salão do Automóvel Mas só copiei umas 200 em papel.
Essa foto do casal Sandra/JM tirada pelo simpático turista americano na verdade foi um “mico” do tamanho de um King Kong: Como eu estava sem óculos para perto, e o sol estava forte, não conseguia ver a foto no display e pedia para o rapaz repetir. Resultado: temos 3 fotos quase iguais. O americano, além de simpático, era muito paciente…
LuciaC
Jose Mauricio,
como muitos aqui no ConexaoParis, sou fan de suas fotos e de seus comentarios sempre de humor inteligene e sutil.
Faco parte da turma que consegue fazer 900 fotos ou ate’ mais
em 20 dias de viagem.
Concordo com a Kodak que anuncia que a pior foto e’
aquela que nao foi feita e isto me soa quase como ameaca.
Obrigada ao “turista americano”, foi otimo conhecer voces!
Montenegro
Prof. Zé Mauricio, obrigado pelas lições!
Vou tentar pô-las em prática, assim como as dicas dos pitaqueiros!
Mas eu sou mais um do varandão da saudade do ritual de revelação de fotos!
Viviane Massi
Lina, eu tenho vários ângulos diferentes da Torre. Sem querer, eu e meu marido saímos do metrô bem no pé da torre. Eu fiquei emocionada. Fotografei com algumas árvores encobrindo parte da torre e deu um efeito bem interessante. bjs,