POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
588 Comentários
Bianca
Rodrigo, estou desesperada!! Em 11/01/2018 comprei tickets de trem pela SNCF de Munique para Paris para o dia 25/05/2018. A única opção que estava disponível era para receber em casa. Como não tinha outra opção, achei que era tranquilo. Mas não recebi até hoje!!! Quando entro em contato eles só falavam que vou receber até 10 dias antes da viagem, mas eu já estarei na Europa!! Viajaremos em 06/05/2018. Estou completamente perdida, realmente não sei o que fazer. Tem alguma sugestão?
Rodrigo Lavalle
Bianca, sugiro que você entre novamente em contato com eles e diga que 10 dias antes da viagem você já estará na Europa; peça a eles que lhe enviem as passagens por email. A passagem que você comprou pode ser reembolsada?
Pablo
Oi Luiz! Você viu as distâncias? São no mínimo 7 horas no trem mais rápido de Rostock à Colônia, com ao menos uma baldeação. E mais quase duas horas à Bruxelas. Sem falar que Colônia não fica exatamente no caminho, você deve comprar duas passagens separadamente.
Já pensou em voar?
Pablo
Oi Luiz! Pois é, a Rail Europe é idônea, porém mais cara. Melhor comprar direto, no caso da Alemanha, na Deutsche Bahn:
http://www.bahn.com/en/view/index.shtml
Luiz Alberto Barros
Rodrigo, eu sempre comprei pela Rail Europe, tanto recebendo o ticket em casa como imprimindo e trocando lá, e nunca tive problema. Já fui atendido por telefone, inclusive, por um atendente argentino falando português. Desde sexta-feira estou tentando contato com esse mesmo telefone e não estou conseguindo. Daí fui verificar, nos comentários, se havia outro número e li que comprando diretamente fica bem mais barato. Qual seria o site direto para eu comprar o trecho de Rostock (Alemanha) para Bruchelas (Bélgica), com conexão em Colônia (Alemanha)? Desde já agradeço!
Rodrigo Lavalle
Luiz, você pode comprar no site da SNCF ou no site correspondente alemã dela citada pelo Pablo no comentário acima. Uma questão é que, muitas vezes, há uma incompatibilidade entre esses sites e as operadoras de cartão de crédito brasileiras, isso faz com que muitas pessoas não consigam comprar passagens nesses sites. Esse problema não acontece no site da Rail Europe.
berta
rail europe e idoneo????
Rodrigo Lavalle
Berta, sim.
Sandra
Olá, mto bom o seu blog. Estou adorando as dicas mto úteis.
Estou tentando comprar passagens de trem Paris para Bruges pelo site da sncf, porem não me dá a opção de e-ticket. Só tem duas opções de imprimir nos terminais da estação ou receber delivery em casa (nem sei se envia para o Brasil, ainda não tentei). Tmbem não quero a opção de imprimir da estação pois estou comprando no cartão de uma amiga que mora na Europa( não aceitam cartões do Brasil). Queria saber se tem alguma outra forma de comprar, ou se a opção delivery é segura( tenho 1 mês ainda pra viajar).
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Sandra, devido ao pouco tempo antes da sua viagem não aconselhamos a opção de entrega em casa. Como você não poderá utilizar a opção de imprimir os bilhetes na estação, infelizmente só resta a opção de comprar as passagens quando chegar em Paris. Pesquise se no site da Thalys há a opção e-ticket, clique aqui.
regert
Olá, muito útil os comentários…eu comprei um bilhete de Paris a Amsterdam, veio no meu email a confirmação e o link pra imprimir o bilhete, só que não leva ao PDF para impressão, mas pra uma página esquisita com as seguintes orientações:
Uma vez que a sua reserva esteja concluída, o seu ticket Print @ home será baixado automaticamente ao clicar neste mesmo link
Bilhete Thalys Print @ Home
Clique no link fornecido no e-mail de confirmação para abrir uma versão em PDF do seu ticket Print @ home.
Devido à verificação anti-fraude, pode acontecer que você receba o link para seu ticket Print @ home dentro de 2 dias úteis.
Verifique a sua pasta de spam, pois às vezes os e-mails são redirecionados automaticamente para lá.
Rodrigo Lavalle
Regert, você verificou a pasta de spam? Ja faz mais de 2 úteis que você comprou? Sugiro que você entre em contato com atendimento ao cliente do site onde efetou a compra.
Janizele
Olá,
Fiz a compra da passagem de ida e volta para Londre de Paris.
Gostaria mudar a data de ida para Londres, postergando-a. Consigo fazer essa movimentação? me gera alguns custo? faço pelo site?
Rodrigo Lavalle
Janileze, depende do tipo de passagem que você comprou. Geralmente as passagens mais baratas não podem ser alteradas, trocadas ou devolvidas. Verifique no email de confirmação que você recebeu quais são as condições da passagem.
Julio Cesar Cordeiro
Meu problema tem sido o cartão de crédito…tentei obter o trecho Amsterdam-Bruxelas pelo site da Thalys, NS da Holanda, SCNF, todos…mas não aceitam cartão de crédito não europeu. A RailEurope quer me cobrar 30 euros em uma compra de 90 euros, achei absurdamente caro…alguma sugestão?
Rodrigo Lavalle
Julio, leia esse artigo com uma solução utilizada por uma leitora do blog. Caso você não consiga, terá que esperar chegar na Europa e comprar a passagem em dinheiro em alguma estação de trem.
Vera Lucia Peixoto
Comprei 4 passagens pelo site da Raileurope só que o nome de uma de minha é muito grande e deu erro ,não estava aceitando aí eu tirei o primeiro sobrenome e deu certo.estou preocupada com a conferencia da passagem pelo passaport e da problema.O nome é: Eunice Lemes Marques Souza Lima.Eu tirei o Lemes.aí deu certo.Será que vai ter algum problema.Iremos de Paris pra Barcelona no dia 19 de janeiro.O que faço?
Desde já agradeço!
Rodrigo Lavalle
Vera, acredito que não vá haver problema. Geralmente o primeiro nome e o último sobrenome são suficientes.