Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
conexaoparis
Eymard
Nunca os escrevi.
Como poucos se interessaram pela região, fui deixando o tempo passar.
Ou em uma interpretação mais psicanalítica, quero a Córsega somente para mim. Risos.
Eymard
Lina,
você diz:
“Nos próximos artigos descrevo estes quatro principais lugares a serem visitados na Córsega do Sul.”
Escreveu esses próximos artigos? Onde estão? Não os localizei.
abs, Eymard
conexaoparis
Daniela
http://www.cotiimmobilier.com/locsaisonniere.asp
Olhe este acima.
Daniela
Lina
vc sabe de apartamentos pra alugar em Córsega?
eu já usei uma vez sua dica pra alugar do Roberto e foi sensacional de luxo!!!!!
tomara que tenha outra dica pra Córsega tb!!
bj
Danj
conexaoparis
Lina
Terá que pesquisar no site específico: O da SNCM para os navios.
lina teixeira
gostaria de saber horários e preços de marselha para ajaccio corsega para terça feira
conexaoparis
Jorge
Na ilha você tem que alugar carro.
Tente pegar um barco para Calvi e desça a costa em direção a Ajaccio. A parte mais bonita é um golfe onde se encontra a pequena cidade de Piana. Quando estiver descendo, se hospede em Piana, no hotel Roches Rouges, com quarto dando para o mar. É deslumbrante. Hotel do final do século XIX, meio decadente, com uma vista inesquecível e um bom restaurante. Não é caro. No dia seguinte, desça até a praia e alugue uma pequena lancha, melhor do que os barcos grandes que fazem passeio de turista. O dono da lancha vai percorrer todo o golfe. Não tem descrição possível. Diga a ele para entrar em todas as pequenas grutas. No hotel mesmo, você aluga esta lancha.
Pare em Ajaccio. Depois siga até Propriano. Fique em Propriano uma noite para conhecer Sartene, no interior. Em seguida vá até Bonifácio. Maravilha. A ponta sul da ilha. De lá se vê a Sardenha. Visite também Porto Vecchio. De la pegue seu navio para a Italia.
Jorge
Lina, obrigado pela dica da SNCM, já estou explorando as opçoes de rotas. A propósito, vc, que conhece bem a ilha, acha mais interessante a parte sul ou norte da Córsega? Bastia ou Ajjaccio? Considerando que depois pretendo ir de barco para a Italia (Cinque Terre, por exemplo). Na ilha, é mais interessante alugar carro ou existe transporte (trem, onibus) com disponibilidade?
Obrigado mais uma vez!
Jorge
conexaoparis
Jorge
Não. São belos navios com restaurantes, cabines, etc.. O meu preferido se chama Danielle Casanova.
Compro passagens aqui:
http://www.sncm.fr/editorial.php?Rub=47
Jorge
Lina, em um dsses comentários anteriores, alguem perguntou qual (ou qual a sua preferida) companhia de ferry que posso pegar para ir à Corsica. É semelhante àqueles ferrys do canal da mancha?
Qual o tempo normal de navegação – dia e à noite.
Agradeço a vc, ou a alguem que possa responder, pois pretendemos ir pra lá na próxima viagem à Europa.
Obrigado