Os nativos a chamam Corsica, os continentais, de Corse. Os nativos, antes de serem franceses, são corsos e consideram os franceses como os continentais. A ilha possui uma identidade forte, com uma cultura diferente da francesa. Ela é mais próxima da Sicília italiana do que do cartesianismo francês. Desde tempos imemoráveis, ela foi invadida – o inimigo sempre chegando pelo mar. Por isto as cidades estão no alto das montanhas e um movimento nacionalista é presente até hoje. Às vezes os franceses são considerados invasores, como foram os romanos e os gregos. E foi este nacionalismo que preservou e preserva a Córsega.
Eu tenho uma casa perto de Propriano, uma pequena cidade na Córsega do Sul, escala dos grandes navios que circulam pelo Mediterrâneo. Recentemente o Queen Elizabeth II ancorou na frente da cidade e me lembrei o filme de Fellini, E la nave va.
Os mortos são respeitados e queridos e os túmulos têm uma vista maravilhosa. Do alto da colina, os mortos de Propriano vigiam a cidade, o porto de comércio e a marina.
Propriano é o nome francês da cidade, os corsos a chamam Prupriá.
Com sua orla marítima ocupada por cafés, restaurantes e lojas com os produtos locais, deliciosos embutidos, queijo de cabra, azeite e um vinho rosé que começa a ser respeitado, mesmo pelos franceses.
Propriano é o lugar ideal como ponto de partida para conhecer a Córsega do Sul. De Propriano você pode visitar, numa ida e volta, as cidades de Bonifácio e Porto Vecchio situadas no extremo sul da ilha e em seguida e cidade de Sartene e as montanhas de Bavella.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
Désirée
Lina,
Obrigada pela dica. Achei uma ótima idéia ir de trem e dar uma voltinha por Marseille. Sobre Marseille-Corsega de navio, qual companhia vc indicaria?
Bjs
conexaoparis
Désirée
A Córseca eu conheço muito bem. Passo todas as minhas férias de verão deste 1985.
De Paris: avião Paris/Ajjaccio = 1.20 h. Eu gosto do seguinte trajeto: Paris/Marseille de TGV = 3 h. Em seguido navio = a noite toda.
Désirée
Olá Lina!
Tudo bem por aí? Estou planejando minha próxima viagem que deverá ter uma parada na adorada Paris e posteriormente gostaria de conhecer outra ilha do Mediterraneo, neste caso, a Corsica. É fácil o deslocamento de Paris para a Ilha? Qual o melhor meio? Merci! Bjs
Guta
Que ótimo conhecer a Córsega! Me lembro de um episódio do Lonely Planet que mostrou a ilha! Muito lindo! E as suas fotos mostrando o mar com os veleiros me matou!ehhehe
Estou curiosa para saber mais!
bjus
Meilin
Ah, que bom, há tempos eu esperava por este post sobre a Córsega…como sempre, seu olhar mostra os ângulos mais interessantes do lugar. Beijos
conexaoparis
Antonio Carlos
Obrigada. Um dia irei conhecer Propiá. É uma praia?
conexaoparis
Beatriz
Você mora na França?
antonio carlos felizola
Prupriá na Córsega. Em Sergipe , Propiá. Quando quiser conhecê-la , terei prazer em recepcioná-la.
Beatriz
Lina,
Amo,amo e amo a Corsega. Ja estive algumas vezes com meu veleiro. Anoramos em diferentes baías todas lindas!
Bjs
Bia
Claudia Pimenta
oi lina! que deslumbrante!!! fiquei apaixonada! vou esperar mais dicas suas, pois já é mais um lugar must-see! a marina, as lojas de produtos locais… tudo parece inspirador!!! e conta tb como é mais fácil chegar na córsega, indo de paris… ah, e o mediterrâneo, hein? é lindo, não? bjs e bom fim de semana!!!