Nosso leitor e amigo Marcello Brito retornou ao Rio após semana intensa no inverno parisiense. Este artigo é o resumo das últimas impressões de Marcello sobre Paris.
. Paris é maravilhosa em dezembro. Muito sol, céu azul, menos chuvoso que outubro e novembro. A luz oblíqua do inverno é espetacular. Ela fornece o tom reflexivo que a cidade pede. As árvores sem folhas acentuam as grandes perspectivas de Paris.
. Paris fica mais vazia e agradável em dezembro. New York, nesta mesma época, fica entupida, filas quilométricas, calçadas abarrotadas, museus e lojas impossíveis de transitar. Nada disso em Paris.
. As decorações de Natal fazem toda a diferença. A cidade fica linda, de cair o queixo.
. Nem tudo são rosas. A insegurança tem aumentado com grandes ataques aos joalheiros da Place Vendôme e redondezas. E não somente lá. A Abercrombie teve seu estoque furtado por um prosaico caminhão que parou na Champs Elysées e levou tudo. A loja ficou fechada alguns dias.
. Turista gosta de comida francesa. Os parisienses definitivamente adoram comida asiática. Todos os restaurantes indicados por amigos franceses tinham um acento thai.
.Em restaurante badalado e da moda é necessário dois acessórios: lanterna e tampão de ouvido. São todos lindíssimos, escuros e com música alta. Não falta também iluminação colorida dramática, muito vermelho e verde.
. O raviole é a estrela nas entradas. Em todos os restaurantes, lá estavam as variadas versões: ora kosher, ora japa, ora italiana.
. Uma escola de garçons profissionais bombaria na cidade. O serviço é sempre simpático e executado por moças e moços jovens, lindos, prestativos mas definitivamente pouco eficientes. Ok, talvez o profissionalismo fique somente no nível dos três estrelas.
Para terminar, o encantamento da cidade está absolutamente preservado.
Retornamos maravilhados com Dezembro em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
Katiusca
Fiquei uma semana em paris , de 1 a 9 de dezembro. O tempo estava maravilhoso , friozinho bom , nada demais e com sol ,poucas vezes nublado.Me preparei para um inverno bizarro, bota forrada , e nada disso precisei . Só meias fio 80 por baixo da calça , blusa de lãzinha ou algodão por baixo e um casaco 100% lã, cachecol enorme e uma boina ….bota normal de couro , cano curto …. Andei muito , vi as exposições importantes , comi muito em restaurante japonês que adoro ,para me preservar pra Roma onde passei uma semana maravilhosa de muita comilança e desbravamento desta cidade histórica linda e simpática . Mas quando retornei a Paris senti uma certa paz , estava de volta a uma cidade linda , organizada , era domingo ,15 de dezembro , todo o comercio na Saint Germain , aberto , fiz minhas ultimas comprinhas e voltei sem ter me desapegado por isso estou sempre por aqui…..
Gabriel Barbato
Marcelo, esquecesse de dizer que o almoço tradicional do parisiense é Mc Donald.
Maria Dantas
Obrigada Rodrigo , espero que Monoprix e Bon Marche não fechem , senão estou lascada !!!
Kkkkk….
Rodrigo Lavalle
Maria, estarão abertíssimos!
Abraços.
Maria Dantas
Belo relato Marcello , mas fui a Paris 2 vezes , sempre em outubro e já um pouco incomodada com o frio e chuva da época . Claro que Paris em dezembro e maravilhosa , mas confesso que sou covarde para enfrentar o frio do inverno . Por isso , para 2014 , escolhi final de agosto em pleno verão para voltar mais uma vez a essa cidade fantástica . Alguém pode me dizer como estará Paris nessa ocasião , além de não ter franceses , pois vão para as praias ?? Dicas serão benvindas .
Rodrigo Lavalle
Maria, em agosto muitos restaurantes, padarias e até lojas fecham. Obviamente os mais turísticos permanecem abertos.
Abraços.
jorge fortunato
Paris é incansável, pouco importa a estação… e é isso mesmo Marcello, o encanto é permanente.
Bruno Rodrigues
Que show de texto, Marcello, parabéns 🙂 Sobre ir em dezembro… Bem, já fui em maio e voltei em dezembro do ano passado. Fomos eu, minha esposa e meu filho de 16 anos. Siceramente? Prefiro muito mais dezembro. Tá, é frio (casacos, luvas, palmilhas & cia resolvem) e às vezes chove (fiquei 12 dias e metade foi de céu azul e/ou nuvens). Em suma, nenhum drama 😉 Vantagens? As filas são infinitamente menores e não dá a sensação de que cada canto de Paris é uma vitrine de liquidação, sempre cheia de gente 😉 Alguns acham que a cidade fica deprê – meu filho, por exemplo rsrs -, mas eu adoro. Sol e multidão eu já tenho no Rio, tá muito bom! 😉
Tânia Ziert Baião
Bravo Marcello. Observador, critico, analista. Gosto do seu jeito de olhar. Suas fotos são especiais. Também gosto de Paris no inverno.
Kariny
Legal os apontamentos sobre Paris nessa época, realmente dezembro é magico lá.
Madá
Marcello mais que perfeito
Beth
Marcello querido
Mai um belo e gostoso texto…
Beijos