Nosso leitor e amigo Marcello Brito retornou ao Rio após semana intensa no inverno parisiense. Este artigo é o resumo das últimas impressões de Marcello sobre Paris.
. Paris é maravilhosa em dezembro. Muito sol, céu azul, menos chuvoso que outubro e novembro. A luz oblíqua do inverno é espetacular. Ela fornece o tom reflexivo que a cidade pede. As árvores sem folhas acentuam as grandes perspectivas de Paris.
. Paris fica mais vazia e agradável em dezembro. New York, nesta mesma época, fica entupida, filas quilométricas, calçadas abarrotadas, museus e lojas impossíveis de transitar. Nada disso em Paris.
. As decorações de Natal fazem toda a diferença. A cidade fica linda, de cair o queixo.
. Nem tudo são rosas. A insegurança tem aumentado com grandes ataques aos joalheiros da Place Vendôme e redondezas. E não somente lá. A Abercrombie teve seu estoque furtado por um prosaico caminhão que parou na Champs Elysées e levou tudo. A loja ficou fechada alguns dias.
. Turista gosta de comida francesa. Os parisienses definitivamente adoram comida asiática. Todos os restaurantes indicados por amigos franceses tinham um acento thai.
.Em restaurante badalado e da moda é necessário dois acessórios: lanterna e tampão de ouvido. São todos lindíssimos, escuros e com música alta. Não falta também iluminação colorida dramática, muito vermelho e verde.
. O raviole é a estrela nas entradas. Em todos os restaurantes, lá estavam as variadas versões: ora kosher, ora japa, ora italiana.
. Uma escola de garçons profissionais bombaria na cidade. O serviço é sempre simpático e executado por moças e moços jovens, lindos, prestativos mas definitivamente pouco eficientes. Ok, talvez o profissionalismo fique somente no nível dos três estrelas.
Para terminar, o encantamento da cidade está absolutamente preservado.
Retornamos maravilhados com Dezembro em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
Jacqueline Couto
Concordo contigo Marcello, a cidade fica mais encantadora nesta época do ano, com as decorações de Natal, o frio, a luz. Retornei a poucos dias e estou inebriada pelo clima natalino de Paris, onde tudo fica mais bonito, muito mais que NY.
Lisandra
Boa noite!!Estou indo dia 26 agora para Paris,e estou muito ansiosa para ver todas essas coisas lindas e maravilhosas !!!!!!Será que pegarei neve aí???Estou muito curiosa …risos…….obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lisandra, por enquanto só tem frio e chuva!
Abraços.
Jacqueline
Hoje um senegalês com uma maletinha me parou na rua oferecendo correntes douradas. Por um momento, me senti em Paris com seus vendedores de quinquilharias e torres. A cidade luz é sempre um encantamento e volta e meia vem uma rajada de saudade, mesmo por coisas que na hora parecem não tão agradáveis. Acabei de convidar minhas amigas para irmos a Buenos Aires e elas responderam que preferem Paris.
Ok. Eu também. Então tá combinado!
Maurício Christovão
Marcello Brito fez um relato poético, sem deixar de ser realista. A última frase é antológica.
evandro barreto
Marcello, como sempre você nos traz um relato admirável sobre os lugares que visita com os cinco sentidos aguçados e retrata a partir de um amplo acervo de referências culturais e existenciais, no sentido amplo de cultura. Obrigado.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Considerações poéticas com lindas imagens! Gostei muito do seu texto, Marcello.
Adriana Pessoa
“O encantamento da cidade está absolutamente preservado.”
Eu adorei isso. quantas e quantas vezes repetimos os lugares na viagens e em determinado momento pensamos. “Agora quero conhecer novos lugares. Já está bom.”
A frase final é o mesmo que…” Me aguarde Paris, retorno em breve.”
Cintia Batista
Boas reflexões, mas estou completando minha segunda semana em Paris e lamento observar que a cidade está lotada agora no Natal, em alguns lugares já desconfortável … Mas o encanto e a beleza da cidade superam tudo, inclusive o clima, que se tornou chuvoso e (mais) frio nos últimos três dias.
Muryel
Paris é uma cidade encantadora! Estou aqui há 3 semanas, tenho mais 3 pela frente e meu coração dói quando penso que tenho que voltar! Realmente a cidade fica encantadora no inverno, muito mais charmosa e não tão cheia (tem certos lugares como por exemplo o Marais que é impossível querer andar no final de semana)!
MônicaSA
Marcelo, escreva mais vezes. Gosto muito do seu olhar sobre as cidades. Acompanho-lhe desde Bruges.