Os apartamentos dos franceses são espelhos dos donos. Para mim, esse é o maior charme das casas francesas. Ao contrário de casas pasteurizadas pelo dedo do decorador, a decoração dos apartamentos em Paris é feita pelo gosto e pela vivência do dono.
Tudo começa no começo. Ao comprar um apartamento, é comum o francês botar a mão na massa. Como a mão de obra especializada é cara, pintar paredes, lixar madeiras, consertar vazamentos são tarefas corriqueiras para os franceses. A bricolagem (termo, não à toa, de origem francesa) faz parte da cultura. Todo mundo tem uma caixa de ferramentas sempre à mão.
Em seguida, chega a hora de decorar a casa. A ditadura da moda e do consumo, perceptível nos lares brasileiros, parece perder força nas casas francesas. Os antigos móveis são aproveitados e, caso necessário, reformados pelas mãos do dono. Os enfeites geralmente trazem alguma história: uma viagem, um presente, uma lembrança querida. Há muitos, muitos livros espalhados por todos os cantos da casa. A luz é baixa, quente, e torna o ambiente aconchegante. Nos sofás, almofadas. Nas poltronas, tecidos jogados. Na entrada, o porte-manteaux lotado concentra a bagunça. Um (ou dois) gatos perambulam pelo ambiente. Nos quartos, as camas são arrumadas com desleixo. No banheiro, vemos a escova de dentes do dono da casa, o perfume, o pijama dependurado. Na cozinha, pequena e lotada, um pão, queijos e algumas louças na pia mostram que ali vive gente. Tudo isso, meio empoeirado. Meio bagunçado.
Entrar em uma casa francesa é conhecer a intimidade do seu dono. Tem coisa mais charmosa do que isso?
Leia também sobre como são prédios residenciais em Paris.
108 Comentários
Amanda
Gostei do texto e já tinha pensado sobre o assunto, ao ver os filmes podemos observar que os apartamentos tem decoração simples, mas isso não desmerece em nada o ambiente, pelo contrário, parece que o “sofisticado” para os franceses está justamente em manter a simplicidade.
Larissa
Texto muito bom! sou arquiteta e estou a procura de entendimento sobre a cultura francesa para elaborar um projeto de interior de um apto na França…acho que umas influências brasileiras fariam muito bem a esta rotina francesa!!
Maria angelica antonio de campos
Sim aprendi que em 14 metros quadrados se vive tambem. Quqndo minha filha foi fazer um mestrado em Paris aluguei um apto (?) e convivi com ela por uns meses. Vi que a televisao era antiga, nem assistiamos pois o tinhamos para ver fora era bem mais interessante, a cidade, os castelos, as pessoas, para que mais?
fernanda
resumindo : uma casa viva !! Tem coisa melhor ?
Janaina
Franceses, sempre nos ensinando que menos é mais e que o simples é o mais chique! Amo essa cultura.
Ivete Fischer Estivalet
Então sou um pouco francesa. Minha casa nunca teve decorador, nada a ver comigo. Minha decoração é minha mesmo, coloco o que eu gosto, principalmente minhas lembranças de viagem e alguns objetos antigos, carinho por meus avós.Consertos? Se faz tudo que se pode.
Eu sou apaixonada pela França, sim, França, o interior é pura história tb. Paris,amo! O estilo de vida é bem prático. Qdo vou alugo apto, é bem melhor e eu posso “viver Paris”.
Nádia Celino Millon
gostaria de sugestões de sites ou blogs de decoração francesa
Grata
Nádia
Rodrigo Lavalle
Nádia, não conheço. Sugiro que você procure no Google.
Abraços.
Lúcia Crisóstomo
Há dias não acessava o Conexão Paris. E hoje, aqui em Fortaleza, no Ceará, o clima está europeu, isso é privilégio! Estou gratificada pela “viagem ” que sempre faço ao ler de tudo sobre Paris, vocês estão cada vez melhores, parabéns. Grande abraço,Lúcia Crisóstomo
Dilma
Acabei de chegar de Paris e dessa vez aluguei um apt de uma empresa indicada por vcs (a La Parisienne) e tive a oportunidade de ficar num apartamento EXATAMENTE como descrito … amei e vou repetir a experiencia … Por 18 dias me senti como eles realmente vivem … recomendo !
silesia
Adorei o texto! Fiquei imaginando cada detalhe desta “arrumação”. E faço parte desta pequena parcela de brasileiros que a Solange diz, que contratou um decorador. Gosto da minha casa e da decoração que foi feita, mas gosto mais de pequenos detalhes que eu mesma coloquei. Admiro os franceses por botarem a mão na massa, sem se preocupar com a opinião dos outros.
Renata Oliveira
Belo texto…quase poético…
Beth Lima
Passei pouco tempo sem entrar no CP e olha o que perdi!
Texto e pitacos de primeira qualidade!
Acho que a maioria de nós que somos apaixonados pela França, especialmente Paris, temos um pouco da alma francesa mesclada com a brasileira.
Eu também gostaria muito de morar metade do ano no Rio e metade em Paris. Seria perfeito! Amo as duas cidades, de coração.
LULI
Oi Lina,
Gostaria de saber onde encontro papéis de parede em Paris? E algumas dicas de lojas de decoração para casa….
Beijos
Luli
conexaoparis
Luli
https://www.conexaoparis.com.br/2011/02/03/galeria-balouga-design-para-criancas/
https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/02/farrow-ball/
https://www.conexaoparis.com.br/2009/09/03/o-retorno-dos-papeis-de-parede/
http://www.pierrefrey.com/recherche/papierpeint/marque/Pierre+Frey
maria Thereza
Pessoal:
Muito interessante a discussão. Concordo com a leitura crítica das casas atuais no Brasil. Mas, não nos esqueçamos das tradicionais e clássicas casas do interior do Brasil. Com cara de Brasil e não Brazil (como as fotos das revistas que têm bandeiras da Inglaterra nas almofadas ou livros New York City decorando as estantes), com quintais e não paisagismo pago. E mais, mesmo as revistas de decoração daqui começam a trabalhar com objetos simples, de família ou lembranças de viagem.
De qualquer maneira concordo que casa tem que ter o jeito do dono.Eu não abro mão disso.
Um abraço em todos.
P.S. Eymard, também adoro viajar para lugares frios, pelos mesmos motivos que os teus.
Maria Thereza
Maria
Texto espetacular.
Mariana Dias
Oi Lina,
Aluguei um apartamento na Rue vieille du temple para janeiro e queria saber qual supermercado eu devo ir para comprar coisas do diário e de limpeza!
Obrigado.
conexaoparis
Mariana Dias
Vai encontrar super mercados na rue Saint Antoine perto do metro Saint Paul. Na rue de Bretagne tem um excelente comércio. Produtos excelentes.
Mirella
Delicioso texto…
Me transportei para um lar francês!
Beijinhos
Mirella
Adri
Depois de ler o texto da Mariana, passo a entender melhor meu fascínio por Paris e, até mesmo, a entender porque não suporto ambientes sob medida, acho assépticos.
Definitivamente, os franceses sabem das coisas!
Lu
Tá aí, minha casa é assim! Já comprei várias revistas de decoração e não me acerto com nenhuma! Tudo uniformizado!
E a louça na pia já é rotina! hehe!
Adorei o texto!
bjs