As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
- Alugar bicicletas em Paris: modificações do programa Vélib
- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
222 Comentários
conexaoparis
André C
Leia o comentário que a Clarice deixou para você.
conexaoparis
Danielle
Você deve encaixar a bicicleta no seu ponto. Ela fica presa por um sistema simples. Coloque a bicicleta neste ponto, espere ouvir um clic. Isto quer dizer que o sistema registrou a devolução desta bicicleta. Neste momento a caução não é debitada.
Todos tem 24 horas para devolver a bicicleta após o final do tempo de aluguel.Após este prazo a caução é debitada.
conexaoparis
Marcello
http://www.velib.paris.fr/comment_ca_marche/faq__1/velib_a_la_loupe
Neste link está dizendo que você pode alugar um velib com o Navigo. Eles não citam o Navigo Decouverte e sim o Navigo. Pode ser que o Decouverte possibilite também. Você se inscreve no totem, segue as instruções e depois passa a carta Navigo no sinal luminoso onde está presa a bicicleta.
Juçara
Clarice
Que tal o apartamento em que você ficou pela Homelidays?
A localização é boa? E o estado do apartamento, satisfatório?
Estou fazendo uma pesquisa pois pretendo ir a Paris no próximo
ano. Se você puder, dê-me alguns detalhes do apê em que você ficou.
Obrigada pela atenção.
conexaoparis
Marcello
Eu tentei. Mas não posso esperar 22 minutos para obter o mapa.! corro o dia inteiro.
Vou tentar saber de outra forna.
conexaoparis
Clarice
Ótima informação.
Clarice
Lina, com a sua licença, gostaria de dar uma dica ao Andréc, pois tb estive nesse dilema de encontrar um hotel BBB nas regiões centrais. Mesmo os que vc listou aqui como baratos ainda estavam fora do meu orçamento, então, resolvi partir para o aluguel. Aluguei um apartamento para 2 pessoas no Marais por 60 euros noite. Pelo que vi, é a única forma de se pagar 60 euros por noite para um casal e ficar nessa região. Todos os hotéis que vi cobram mais. Se alugar apê para dividir com mais gente, pode ficar ainda mais bararto. Aluguei pela Homelidays.
Marcello Brito
Desculpe Lina,
vc tem que clicar no dizer:
LE PLAN DE TOUTES LE STATIONS
Marcello Brito
Lina.
esse é o link para a informação do Passe Navigo e velib:
http://www.en.velib.paris.fr/plan_des_stations/le_plan_des_stations/imprimez_le_plan_des_stations_par_secteur__2
Ai vc clica no mapa escrito:
Centre de Paris
quando o mapa abril na direita tem dizendo o que é para fazer com o NAVIGO.
como nao seu bem Frances, vc podia me dizer se realmente ele pode ser usado pra retirar uma bicicleta?
bjs
Danielle Lamoço
Gente,
uma dúvida em relação à devolução, é só estacionar a bike? não precisa acessar novamente o totem?
há alguma forma de conferir se a bike foi constatada como entregue (para não correr o risco de um grande débito no cartão de crédito…)?
super obrigada