O conceito de compartilhamento está para todos os lados. Nas redes sociais e agora, cada vez mais, no mundo real e físico. O co-working, espaços onde pessoas compartilham o ambiente de trabalho, pegou e é um sucesso mundo afora.
Os franceses abraçaram a idéia e levaram o compartilhamento para todo lado. O covoiture – compartilhamento de carro – e o colocation – pessoas recebem turistas em suas casas, se tornaram práticas comuns na França. O site Covoiturage une 1.700 milhões de franceses.
No ano passado, os franceses Frederic de Bourguet e Sonia Zannad tiveram a idéia de criar o colunching. Funciona assim: você se cadastra no site, escolhe um dos encontros marcados em um dos restaurantes em Paris, faz o pagamento do menu antecipado e pronto. Seu nome estará na lista de reserva. Basta ir até o local no dia e hora programados. Você irá almoçar junto com outros colunchers.
Nunca fui a nenhum encontro, mas sou muito simpática a este tipo de iniciativa. Para aqueles que viajam sozinhos, é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas. E, o sucesso foi tanto, que agora o Colunching organiza eventos no mundo todo, inclusive no Brasil.
www.colunching.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Maurício Christovão
Parece interessante. Gosto de conhecer gente nova, e a idéia parece legal. Acho que as pessoas estão se sentindo muito sozinhas. O engraçado é que tenho um primo mucho loco, que teve uma idéia semelhante a essa, nos anos 80, mas um pouco mais radical: o bar/restaurante teria uma única mesa, em espiral, o que faria as pessoas interagirem mais…. Ele nunca colocou o projeto em prática, mas acho que teria dado certo. Só não sei por onde passariam os garçons…
Pati Venturini
Já existe nos EUA e parece que está começando no Brasil… acho bem legal para fazer amigos!
jorge fortunato
E pode ser um bom pretexto para uma paquera…rs
Beth
‘Otimo programa para quem viaja sozinho!
Ou para quem deseja conhecer pessoas diferentes…
Nilza Freire
Interessantíssima essa iniciativa, Lina, deve ser mesmo para proporcionar companhia as pessoas que viajam sozinhas, o que eh ótimo. Porém a pessoa precisa ser bastante desininida, porque os grupos podem ser bastante heterogêneos, nao eh? Tem que arriscar a sorte, mas se a pessoa for “descolada”, tudo da certo no final! Abraços a Lina e a todos!
Ana Beatriz Simonetti
Esta prática não é totalmente uma novidade. Nunca fui a um desses encontros sociogastronômicos, mas faz tempo que já vi na televisão reportagem mostrando isso em São Paulo. Quem mora lá pode ter detalhes.
Marina Ramos
Queria um site de co-lunch em Bruxelas! Ia adorar!!!!
Mariana Berutto
Marina, tem opções de colunch em Bruxelas tb. Entra lá no site para você ver.
Ilma Madureira
Que maravilha! Para mim que viajo só é uma idéia excelente.
Vou me inscrever. Adorei e anotei no caderninho rsrsrs
Bjs de viajante para todos
Mari Campos
Genial! Jurado e sacramentado testar na próxima visita 😉
Eliane Lopes
Adorei a ideia! quando estiver aí vou me inscrever….
abraços