Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Muita gente não sabe que a música My way é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.
Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.
http://www.youtube.com/watch?v=n5BAXIcseak&feature=artist
http://www.youtube.com/watch?v=OlKJ-0bnxdA&feature=channel_video_title
Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=xkogNUnvDAs&feature=channel_video_title
85 Comentários
Alvaro Heleno
Rosangela Menezes, a musica que voce esta procurando é: “Je reve souvent d’une femme” e foi gravada por Alain Delorme.
Neftalí
Oi Rosangela. “Por el amor de una mujer”, cantada por Julio Iglesias, é de autoria e foi cantada pelo também espanhol Danny Daniel.
Mas Iglesias popularizou “A mí manera”, versão em espanhol de “My way”.
Rosangela S. Menezes
Já pesquisei onde pude, já perguntei a todo mundo e ninguém sabe responder. Como é o nome da música de Claude François que Julio Iglesias fez uma versão: foi pelo amor de uma mulher. Alguém sabe? O desafio está lançado.
Rodrigo Lavalle
Rosângela, seria ‘Belle, Belle, Belle’?
Abraços.
Rosangela S. Menezes
Gostaria de saber o nome da música de Claude François que julio Iglesias canta foi pelo amor de uma mulher.
Jannine Crawford
Não creio que a intenção do Cloude em compor My Way fosse a de ser” divertida”. É simplesmente um testamento de suas experiências e do seu jeito de ser. É para mim a mais bela e profunda de todas as letras já composta.
Roberto Carvalho
Amigo,
Concordo com você quando diz que existem musicas feitas por Claude François mais DIVERTIDAS que MY WAY……rs…agora difícil é ser TÃO BONITA melodicamente do que essa que para mim é a mais bela pagina musical DO MUNDO em todos os tempos.
Sou fão incondicional e participativo de Sinatra, participativo pois tenho contato com a família Sinatra a mais de 20 anos, já conheci Hobboken cidade em que ele nasceu, sua casa, fui a shows de Frank Sinatra Jr,etc,etc,etc….e para quem conhece a fundo e aprecia MY WAY, ela é IMBATÍVEL, INIGUALÁVEL E PERFEITA..abraço..Roberto Carvalho..Fortaleza-Ce
Alex
Olá Pessoal !
Pelo que vi aqui, o pessoal é expert em músicas francesas. Pois bem, faço uma pergunta aos nobres; qual o nome da música ou do cantor em Francês, que canta a música; Pelo Amor de Uma Mulher, imortalizada na voz do Júlio Iglesias?
Ficaria muito grato pela ajuda, pois até o Pai Google não me ajudou.
Obs; Música dos meados dos anos 1970.
Abraços
Alex
Lina
Alex
Pedi a Penélope para te responder.
Daniela Hinerasky
Ler este post e ouvir estas músicas agora de manhã encheu meu coração! beijos.
Nilza Freire
Oi, pessoal!
Maria das Gracas, que noticia triste, eu adorava comprar coisinhas gostosas la, principalmente para receber os amigos…
Eu fico entao com o Talho Capixaba enquanto o outro nao reabre…
Abs.
Maria das Graças
Nilza Freire, o Garcia e Rodrigues fechou as portas há quase um mês. O espaço está sendo reformado e as obras estão a pleno vapor para inaugurar, dentro de poucos dias (vi uma nota no jornal), uma Churrascaria Porcão.
Dizem que o Garcia reabrirá na Dias Ferreira em uma espaço menor e mais enxuto.
Jane Curiosa
Nilza Freire
“Quase fui” duas vêzes ao Rio de Janeiro nos últimos dois meses.Assim como “quase ia” para Bonito,no próximo final de semana.
Eu estou “quase achando” que um dia é nenhum dia.
De qualquer forma,eu lhe agradeço.Tenho certeza que a companhia/guia seria ótima.
Nilza Freire
Jane Curiosa
Ue? Venha, oras, nao vai faltar guia, se depender de mim…
Podemos jantar no Garcia e Rodrigues, que eh boulangerie, patisserie e tudo o mais de delicadezas parisienses…
Ou então no CT Brasserie, do Troigros, do lado da chez moi…
Água na boca, ne? Já “cantei” a Lina para vir, vamos aguardar se ela vira…
Jane Curiosa
Ih,essa Sibila,nem tá sabendo escrever…
Jane Curiosa(Sibila por um dia.)
Beth e Nilza
Parem suas quietas,malvadas.Ai,ai,ai…que vontade de comer macaron de frutas vermelhas e torta de damascos. E de ir ao Rio de Janeiro.
Jane Curiosa(Sibila por um dia.)
Nilza Freire
Vá para Paris sem seu namorado e sem a sua mãe.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………eh só entre em contato com eles através do Conexão Paris.
Beth
Nilza
Adoro a torta de damasco do Kurt…
Mas não sou muito chegada num macaron, risos.
Nilza Freire
Jane, eh lógico que o marido da Lina lê o CP, ele nao eh bobo nem nada…
Agora me de uma sugestão para eu falar pra minha mae, já que o namorado nem sabe que eu faço parte daqui… Você eh curiosa, mas tambem hiper criativa!
Isso eh mais forte do que eu, só hoje peguei três filmes franceses, sendo um deles “Os Amantes de Pont Neuf” e outro sobre Coco Chanel, em francês, logicamente…
Outro dia fui na patisserie Kurt, aqui no Leblon, e nao tinha macaron, e eu exclamei: que absurdo, uma patisserie que se preza deixar faltar macarons! Os deles sao de morango e sao deliciosos… Será que Beth os conhece?
Abraços, boa noite!
Jane Curiosa
Conexão Paris
Diga ao seu marido que o blog é uma obsessão,e que como tal,não tem cura; podendo apenas mudar de foco.
Vai que você passe a ter um outro tipo de obsessão,do qual ele tenha mesmo que sentir ciúme….
Faça ele pensar.
(Mas isso fica aqui,apenas entre nós,he,he).
conexaoparis
Jane Curiosa
Gostei da tática. Vai surtir efeito nesses tempos de DSK.
Nilza Freire
Lina, esse blog prende a nossa atenção que nem superbonder, Nao tem como desgrudar mais! Para mim Eh um “universo paralelo” onde tudo Eh Musica, cor e romantismo, Eh absolutamente normal que a Familia sinta ciúmes…
Abraços a todos…
Penélope
Pessoal,
Para quem mora em São Paulo e quer ver uma peça legal na Aliança Francesa no dia 27, passa lá no blog para ganhar um par de ingressos:
http://blog.soboceudeparis.com/2011/11/sorteio-para-quem-mora-em-sp.html
marcello brito
Eymard,
Eu adoro a Rosas Passos, e fiquei com a mao coçando p postar naquele outro post da Penelope porque se tem pessoas que eu admiro musicalmente sao o tom, o henri salvador e o joao gilberto, mas estava viajando e acompanhei de longe.
o que eu posso dizer rapidamente, pq aqui o assunto é outro, é que outro frances influenciou muito mais a bossa nova que henri salvador e ele se chama claude debussy. rsrs. e que pelo amor de deus gente, quem inventou a bossa nova foi joao gilberto e ponto. limando o contorno, bossa nova é um ritmo. e essa batida de violao quem inventou foi joao. e sim foi em duas faixas do cd da elizeth, uma delas a musica outra vez, que pela primeira vez se escutou essa batida pq joao tocou violao ali. a musica do tom passa pela bossa mas nao é so isso. antes e depois tem muito mais. em orfeu, antes do encontro com joao,ritmicamente n tem nada de bossa, talvez elementos harmonicos.so. aquilo era ainda parte do projeto inicial do tom que era fazer uma musica de camara popular e a poesia do vinicius ainda bem pouco coloquial. depois quando tom vai arranjar o primeiro disco do joao e na sinfonia do rio de janeiro é que a musica de tom passa a ser a bossa nova. mas ja na metade dos 60 tom vai por outras areas
eduarda
LuciaC,
Seguindo sua informação no comentário de resposta à minha pergunta, cheguei nos autores (um casal) do original do “Meu calhambeque, Bip-Bip” : John e Gwen Loudermilk (Road Hog).Tanto Erasmo como J.Dassin apenas fizeram versões para a original…
eymard
Penélope levanta! Dodo Corta! Marcello levanta! Penélope corta! Dodo levanta! Marcello corta…e assim ficamos com o melhor time de musica no CP. Obrigado a todos.
Em outro post eu havia lembrado da Rosa Passos. Infelizmente ainda mais conhecida na França do que no Brasil. Mas como ela é de Brasilia, conhecemos Rosa, digamos, na intimidade de Rosinha. Suas interpretaçoes sao intimistas e deliciosas.
conexaoparis
Eymard
E eu fico aqui encantada com tanta sabedoria…