A Cité Universitaire de Paris é um lugar que merece uma visita. Situada numa grande área ao sul, cercada de árvores e áreas verdes, a Cité tem aquele ar acadêmico-festivo que faz o charme dos campi universitários – o que, aliás, ela não é.
Cité Universitaire. CpaKmoi no Flickr
A Cité é destinada exclusivamente a hospedagem e recebe, por ano, cerca de 10 mil estudantes, cientistas e artistas do mundo todo. Uma verdadeira Babel.
São 40 maisons – a maioria dedicada a um país – e também teatro, cinema, restaurante, espaço para conferências e práticas esportivas, entre outras atividades. Um dos grandes destaques, sem dúvida, é a Maison du Brésil.
O prédio de 5 andares inaugurado em 1959 é uma ode à moderna arquitetura e tem a assinatura de ninguém menos que Lúcio Costa e Le Corbusier. Um mix de concreto, pedra e muita cor, a Maison du Brésil é considerada uma das obras arquitetônicas mais marcantes do século XX e, desde 1985, faz parte dos monumentos históricos parisienses.
A Maison já foi residência temporária de Joaquim Pedro de Andrade, Jaime Lerner, Zuenir Ventura, Sebastião Salgado, Zózimo Barroso do Amaral, Artur Moreira Lima, Antônio Abujamra, entre outros ilustres.
Cidade Universitária
E o interessante é que, para promover a integração, uma porcentagem dos residentes de cada Maison tem que vir de outros países – são mais de 120 nacionalidades representadas. Além dos alojamentos para residentes, a Casa do Brasil dispõe de auditório, área de exposições, biblioteca, sala de informática e sala de reuniões.
Durante o governo FHC, a Maison fechou para restauração e foi reinaugurada no ano 2000. Todas as etapas dessa restauração e um pouco da história da Maison podem ser vistos numa exposição permanente no hall de entrada, onde também estão obras de pintores e escultores brasileiros. Escolha um dia ensolarado e faça uma visita. Vale a pena.
Acesso:
- Por trem (RER B): estação Cité Universitaire
- Metrô: estação Porte d’Orléans
- Tramway T3
- Ônibus: linhas 21, 88 e 67
Maison du Brésil: 7 L, boulevard Jourdan, 75014 Paris. Informações: [email protected]
Leia também:
- Hospede-se na Cidade Universitária de Paris
- Refeição por 6 euros em Paris, com entrada, prato principal e sobremesa
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Katia Becho
Legal, Ivete. Obrigada por compartilhar suas fotos e suas lembranças.
Abs.
IVETE DE PORTO ALEGRE
Bonjour!
Melhor ainda que visitá-la, é hospedar-se lá. Tive essa oportunidade no ano passado! Adorei! Aos domingos a gente nem precisa sair da Cité pra se divertir, pois tem “festerê” em quase todas as casas! E existe uma verdadeira “romaria” pois todos visitam todos as festas. É muuuuuuuuuuuito bom! A Casa do Brasil é sempre a mais animada, mas a minha preferida era a Casa da Argentina, pois rolava um “tangaço” (que eu acho lindo) direto. E o interessante é que vem gente de fora da Cité para dançar às 3 da tarde, com sol a pino, no alto verão europeu.
Na Casa de Espanha, tem um restaurante muito bem freqüentado e baratinho! Enfim, valeu muito a pena ter ficado lá. Eu conto um pouco dessa maravilhosa experiência neste post do meu blog:
http://vamodenovo.blogspot.com/search?updated-max=2010-06-08T19%3A53%3A00-03%3A00&max-results=7
Um abraço
Katia Becho
web cam, digo.
Katia Becho
Natalia,
por aqui vc vê um panorama completo sobre o clima, inclusive, imagens via web can:
http://www.meteo-paris.com/.
Abs e obrigada.
Natalia
Oi! e como está Paris hoje? Vc tem uma dica de um site frances onde se possa encontrar imagens recentes do clima?
Beijos e parabéns pelos posts! Fantásticos!
Katia Becho
Que luxo, Cesar!
cesar
Meus pais moraram na Casa do Brasil em 1962, instalando-se justamente no apartamento desocupado por Jaime Lerner, também aqui de Curitiba.
Beth
Juliana
Sempre foi assim!
Só bolsistas da CAPES/CNPQ conseguem estadia na Maison de du Brésil…
Mas existem outras possibilidades> a CAPES e o CNPQ fornecem bolsa moradia para estudantes brasileirosem Paris em outroslocais. Até em casa de família.. Mas não esqueça, a prioridade é sempre para professores em atividades de pós -graduação.
Juliana
É tudo muito legal, mas a Maison du Brésil é bem pequena, esse ano foram mais de 120 pedidos para 32 vagas, sendo que foram mais de 40 pedidos prioritários. Se você não é bolsista do CNPq/CAPEs no doutorado, é praticamente impossível. O que é muito triste, pois quem está no início da formação tem bastante dificuldades para conseguir um lugar assim…
Beijinhos!
Vil Muniz
Oi queridas!!!
Ótima dica!!!! anotadíssimo!!
beijocas!!