Acabou de ser inaugurado o museu Centre Pompidou-Metz.
Excelente iniciativa que deve transformar esta cidade da Lorraine. Como Bilbao, ressuscitada graças ao seu Museu Guggenheim, Metz quer se transformar em um centro artístico e cultural. A visita do Centre Pompidou começa pela visita do prédio, bela estrutura de madeira.
Projeto dos arquitetos Shigeru Ban e Jean de Castines que definem o museu como um chapéu que veio pousar na paisagem. A forma do teto do museu foi inspirado por um chapéu que Ban comprou em suas inúmeras passagens por Paris.
Metz está a 1.30h de Paris com o trem TGV . Ele sai da estação Gare de l’Est e a passagem de ida e volta custa em torno de 90 euros. A cidade possui outros atrativos.
A catedral Saint Etiènne, por exemplo, famosa pelos seus vitrais. Vários painéis foram restaurados ao longo dos anos. Inúmeros artistas assinaram estas restaurações, entre eles Marc Chagall.
176 Comentários
Helena Bäuerlein
Oi Sonia,
Que gostoso receber seu feed back !
Gosto muito do que vc escreve, da sua racionalidade e sobretudo da sua humildade em aceitar novos conceitos, novos argumentos. “Honestidade intelectual é mercadoria cada vez mais rara ”, já escreveu o Dodô.
Eu também não detenho verdades absolutas, estou sempre aberta a novos olhares.
Não sou insone, mas tenhom compulsão por leitura. Leio tudo , sem preconceito. Meus livros, são meu mundo à parte, minhas viagens diárias.
Que livros vc lê ?
Bjks.
Sonia S
Helena Baurlen,
Desculpe-me a ausência do trema no seu nome. Estou no laptop e não sei como fazê-lo. Sempre gostei do trema, gosto de palavras…e dos acentos; agora que foi abolido, nos resta a possibilidade de usarmos nos nomes própios.
Acho mesmo que a crise européia tem que ser muito estudada; eu sinto essa necessidade e, para mim, há lacunas que não me deixam vê-la com a clareza para entendê-la plenamente.
Longe de ser especilista no assunto – sou advogada -; no entanto sou leitora voraz não só de literatura; mas me interesso pelos mais variados temas, e por aí vou me embrenhando com prazer….o tempo é curto, pois trabalho muito. Mas a insônia, que, por ironia faz parte do meu nome, me ajuda, e muito.
O Otto Lara Rezende sempre dizia que devia muito à insônia.
Se ela ajudou o grande e saudoso Otto, certamente me dá uma boa mão.
Essas conversas aqui são sempre instigantes, palpitantes e agradáveis.
Há uma fada que paira sobre este blog, tornando-o sempre ameno, por mais espinhoso que seja o assunto. Deve ser a fada que anda com a LIna.
Um grande e carinhoso abraço,
Helena Bäuerlein
Eymard,
Obrigada pelo elogio, mas não se esqueça que Lina é Historiadora e Beth é professora também.
Adoro esses posts com temas contemporâneos. Também acho que há muitos leitores que não querem só comida,…
Esse é o diferencial do nosso blog . Lina nos dá o pão , o circo e mesclados com eles , assuntos que contribuem para desenvolvermos , no mínimo, o senso crítico e refletir sobre nosso papel na história .
Bjks.
Cláudia Oiticica
Mariana,
Metz conheço só de passagem, uma pequena volta pela cidade e com Nancy como destino final. Eu amei Nancy, estive lá o ano passado; uma cidade calma sem tantos turistas, mas realmente linda. A praça Stanislas à noite, com aquela iluminação cênica vermelha é algo.
Madá,
li sobre essa edição da Wallpaper,mas ainda não vi a matéria. Deve realmente estar imperdível.
Katherine
Lina e Edu Luz, muito obrigada pela atenção..
a opinião de vcs é mais que importante..
bjs
Katherine
eymard
Olha, este post do Dodo esta prometendo, hein?? E os pitacos e comentarios nao serao poucos. Temos aqui uma professora de Historia da melhor qualidade (Helena) e pessoas interessadas e muito ligadas no mundo contemporaneo (a grande maioria das pessoas que frequentam este blog e que nao estao interessados somente no glamour parisiense….isso faz a diferença absoluta desse blog que esta prestes a completar os seus 3 anos no ar….).
Helena Bäuerlein
Será que vc se lembra Eymard ?
eymard
…e eu aqui, bem quietinho, so dando mil gargalhadas dessa troca de e-mails mais do que cultural e divertida Beth-Helena. E, pode deixar, vou contar para a Beth o significado (risos)……
Beth
Helena
Eu cursei o 2o. grau e Universidade na Alemanha, logo conheço as brincadeiras e piadas mais adultas, risos. Mas engraçada mesmo é uma amiga minha alema que aprendeu português com os filhos que nasceram no Brasil! Conversar com ela é uma delícia, ela fala português infantil…O filho pré-adolescente teve que explicar para um amigo que a mãe não era retardada, mas sim estrangeira!
Bjs.
Helena Bäuerlein
Beth,
É o significado de Sttugart. Talvez até vc saiba.
Schwaben é uma região da Floresta Negra.
Mariana,
Amei visitar seu Blog. Não conheço essa região e me encantei. Vc é uma privilegiada por morar nun sítio tão lindo. O nome condiz com o lugar.
Vc parece uma pessoa muito feliz, adaptada ao lugar que escolheu para morar. Também… . Vou visitar seu Blog com frequência. Parabéns.
Bjks,
Helena