Por Tatyana Mabel
Paris foi a última cidade-destino das minhas férias passadas. Depois de 20 dias entre Viena-Praga-Berlim, voltar à Paris pela terceira vez seria um alívio depois do exaustivo exercício turístico de aeroportos, malas, diferentes idiomas e disciplinada programação cumprida à risca nas demais cidades.
Em Paris, a agenda seria mais tranquila, sem pressa, e poderia me deleitar com a monotonia de voltar a uma cidade já conhecida. Meu novo estado de espírito se refletiu nas fotografias, que procuraram trazer alguns detalhes de discreta existência, mesmo quando estava diante de monumentos de beleza imponente.
O álbum contraria as fotos da minha primeira viagem que não deixaram de ter a mim ou a um grande ponto turístico como objetos centrais. Assim, trago para vocês apenas o que meus olhos viram e que estavam um pouco na transversal dos cartões postais.
Livraria-sebo próxima ao Panthéon: encantei-me pelo seu nome e entrei.
Desejos emanam de suas calçadas: afetos numa ruazinha qualquer
Suas formas de render homenagens: árvore-lápide em frente ao túmulo de Jim Morrinson (Cemitério Pére Lachaise)
Seu esforço em preservar tudo (em frente a livraria Shakespeare and Company)
Flutuando sobre Paris (Montmartre)
Paris são muitas. Entre cenas e dobras de uma cidade, há sempre um olhar itinerante a tentar re-descobri-la.
41 Comentários
Gustavo Gurgel
Sandra, assino em baixo o que vc disse. Dá pra explicar isso???
Sandra
Me apaixonei pelo seu site! Nunca imaginei que existisse alguém tão apaixonada por Paris como eu! Eu sou alucinada, creio que em uma vida passada, fui francesa…são muitas coincidências e pontos em comum, enfim, amo a França! Parabéns pelo site, está perfeito! Já sou fã e frequentadora assídua! Sucesso!
Tatyana mabel
Tche Inverno, Deveria haver uma versão “Paris a flor da pele”… Essa cidade segura-nos pela cintura. Impossível nao nao ser arrebatado por uma paixão.
Flávia carioca, gentileza a sua…nao ousaria me aventurar. Como traduzir o “alguma coisa acontece no meu coração…”?!
Abraços.
Tchê Inverno (tcheinverno.com.br)
Olá, Tatyana! Se existe um lugar que é ideal para os casais passarem as férias, é em Paris. A apaixonante cidade é muito mais que a famosa Torre Eiffel, como muitas pessoas tem a ideia, Paris oferece passeios incríveis com boa música e restaurantes de alta qualidade, ideal para uma viagem romântica. Não há como não conseguir descansar por lá, não é mesmo? Abraços.
Flávia Carioca
Tatyana,
Junte as pequenas frases de seus comentários e transforme-os num poema de declaração de amor a Paris! vai ficar lindo!
Quanto ao Rio, sua afinidade com o Rio tem ligação com a sua paixão por Paris. A arquitetura francesa teve muita influência na arquitetura da cidade (tem até uma praça que se chama Praça Paris!) e até os costumes franceses influenciaram a população na virada do século XIX. Se quiser detalhes, esse link está ótimo:
http://extra.globo.com/noticias/economia/influencia-francesa-na-paisagem-urbana-do-rio-288056.html
beijos.
Tatyana Mabel
Pati Venturini, olhar com novos olhos , não é?!
Cláudia Burigo, Paris é um desafio: de tão linda e imponente, queremos fotografar tudo… depois vamos aprendendo pequenas belezas.
Nilza Freire, Paris é um imã.
Sueli OBV, Paris é um combustível aos sentidos… me sinto maravilhosamente uma criança descobrindo o mundo…
Flávia Carioca, Ah… o Rio não tem explicação!
Luciana Rosa, é uma delícia mesmo andar “sem destino”, sem hora marcada, sem lenço e sem documento eu voooou.
Flávia Carioca
Tatyana,
você tem razão, o Rio é uma cidade sedutora sim! eu sou carioca, mas vivo aqui com os olhos de uma turista e por isso curto o Rio o tempo todo…
bjks.
Luciana Rosa
Eu acho isso muito legal, andar sem compromisso de “ter” que ir a tal lugar ….
Lúcia
Nesse último janeiro tive o privilégio de poder realizar um grande sonho: apresentar Paris à minha filha de 16 anos !!!! Foi uma viagem maravilhosa……diferente de outras, me fez sentir chegando à cidade pela primeira vez……fazendo os programas turísticos “obrigatórios”, desfrutando todos os pequenos detalhes…..só nós 2, sem stress, curtindo cada momento. Foi tudo maravilhoso, (escapamos da onda de frio violento por pouco) tanto que ela quer voltar, para estudar e morar um tempo por lá……ficou fascinada !! (agradeço às dicas fantásticas deste blog…..foram super-úteis)
Pati Venturini
Tatyana
Adorei seu post e me deu uma saudade danada de Paris! Me encantei especialmente com a segunda foto, linda. Impressionante como o olhar da gente muda após começar a viajar com mais frequencia, especialmente quando retornamos a um lugar tão conhecido e tão querido. Parabéns!
Abraço
Claudia Burigo
Querida tatyana, amei suas fotos.
Então este foi meu pensamento na minha segunda visita. Fotografar o que ninguém vê , ou se vê não enxerga.
Sim claro, fotografar eu mesma e os mesmo pontos turisticos fez parte. (quem resiste?) Mas nada como um novo olhar sobre um lugar tão exaustivamente fotografado.
Um beijo para você.
Maria Helena Ranghetti(Lenna)
Tatyana, Paris jamais me causa monotonia, sempre me encanta mesmo que eu volte mil vezes e passe pelo mesmos lugares. Sempre terei um olhar diferente e amoroso para Ela….
Nilza Freire
Tatyana, parabéns pelo lindo post, fiquei relembrando as minhas viagens a Paris e o quanto cada uma delas contem um significado especial para mim (acho que para todo mundo). Nosso olhar muda de uma ocasião para outra, e cada vez percebemos novos detalhes, realmente eh uma delicia estar em Paris! Abraços a todos.
Sueli OVB
Tatyana Mabel,
Adorei esse seu olhar sobre a linda Paris! Um olhar de quem deixa que o coração veja mais que os olhos e que a memória registre mais que a câmara.
Quantas imagens temos gravadas só dentro de nós! Quanta coisa que só vemos quando nos permitimos ir além das imagens!
Parabéns!