As francesas utilizam os termos ronde ou forte para descrever aquelas que vestem acima do 44. A palavra grosse ( gorda ) tem uma conotação ligeiramente pejorativa.
Para todas estas, o melhor endereço em Paris se chama Cazac, uma loja multimarcas que seleciona os melhores estilistas e possui uma grande coleção de vestidos, calças, camisas, camisetas, trenchs e saias. Lendo um artigo a respeito desta loja, me chamou a atenção o seguinte comentário da proprietária: as roupas para as redondas não são roupas simplesmente mais largas. São modelos especiais, com um corte específico.
Cazak- 4 rue Marignan 75008 Paris – metro Franklin Roosevelt.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
conexaoparis
Luciana.
Acho que é uma boa opção. Boa idéia.
Luciana
Oi, Lina,
Estou estudando modelagem e costura. Apesar de ser manequim 42 e às vezes até chegar ao 44, gostaria muito de me especializar em coisas “lindas” para manequins acima do 46, inclusive lingerie.
Aqui na Itália eles tb usam o termo “forte” ou “robusto” (taglie forti) para designar quem tem manequins maiores.
Outro dia li um site de modas para pessoas que vestem acima da 46. Muitas mulheres reclamavam de vestidos de festa que parecem cortina ou capa de botijao de gás, e de lingeries horriveis.
Samu
Cláudia Pimenta,
Os homens “redondos” (pode ser assim?) também sofrem para encontrar roupas. Estando em Paris, queria comprar um blazer elegante para um teatro ou cinema, um outro mais confortável para o trabalho diário em dias mais frescos ou frios e, também, um terno, pois eu iria ser padrinho de um casamento tão logo chegasse ao Brasil. Mas, que nada! Não achava nada do meu tamanho. E olha que nem estou tão gordo assim. Para o padrão brasileiro eu estaria um pouco acima do peso, mas para o padrão francês, sim, eu estava gordo. Eu experimentava e experimentava, aumenta um número, dois, e parecia que aqueles paletós estavam todos iguais, todos pequenos.
Depois, prestei atenção nos homens na rua. Sim, eles eram bem magros, bem mais magros! Por isso, diante deles, eu parecesse tão gordo. Resumindo, encontrei apenas um blazer, corte clássico, discreto. Roupas sociais, não achei nada. Do que mais me agradou, não havia meu número.
Cada coisa.
Enfim, era só para dizer que todos passamos por isso, homens também.
Abs.
Samu
Samu
Ah, então aquela história de que mulher francesa nunca engorda é … É mito?
Abs.
Samu
Alcyone Coelho
Lina, vc, como sempre, sempre atendendo a todos e superando expectativas nas suas pautas. Parabéns, dá de pau em muitas publicações q se dizem turísticas, mas são, na verdade, publicidade pura!
Mariana
Sensacional a dica. Em uma das viagens, quis dar um presente bem “parisiense” pra uma das minhas irmãs, mas ela desistiu de caber na blusa e deu pra filha de nove anos…
Parabéns pelo site, já sou fã!
Um abraço
Cláudia Oiticica
Lina, informações como essas não encontramos em nenhum outro guia de Paris e isso faz toda a diferença. Você consegue selecionar um pouco de tudo e vai nos mantendo informadas.
Amélia
Até que enfim Lina me sinto plenamente atendida por suas observações!Sempre fico pensando nas dicas do que usar por aí e nunca vejo nada dirigido as necessidades que eu tenho.Já sei que na França o indice de massa corpórea é o mais baixo do planeta, mas as “redondas” são esquecidas?Vejo comentários de lugares claustrofóbicos e penso: será que vou ficar entalada?Não vejo muitas pessoas redondas nas fotos, mas será que há discriminação no pais?Agora já sei que posso comprar uma bonita roupa, enquanto não emagreço, flanando.Só preciso me cuidar com os endereços gastronomicos, né?Beijos e obrigado!
Claudia Pimenta
oi lina! bem-vinda de volta! seria ótimo se esta iniciativa da cazak existisse em maior quantidade… as mulheres que precisam de modelos em números maiores realmente sofrem p/achar roupas de qualidade. excelente dica! bjs, querida!
Larissa Oliveira
Puxa vida, que legal! Que viva a diversidade! Beijos Lina!