Aconteceu no último sábado, no hotel Pestana do Rio, o seminário Viajosfera, organizado pelo super Riq Freire e sua sócia Elisa Araujo. O evento reuniu 180 blogueiros de viagem do Brasil.

O Conexão Paris estava lá. Achamos o evento maravilhoso pois nos deu a possibilidade de conhecer a realidade de outros blogueiros, trocar experiências e refletir sobre nossa condição.

Aqui está o que eu concluí das longas conversas que tivemos ao longo do dia:

A principal questão para o blogueiro de viagem é como ser remunerado pelo seu trabalho. Como os blogs ainda são um meio de comunicação novo e um formato de trabalho também novo, ainda não temos uma solução para esta questão.

Existem algumas pouquíssimas experiências bem sucedidas. E o Conexão Paris é um exemplo (estamos muito orgulhosas disso!). Primeiro, fomos pioneiras no país na venda de guias – já são 8 mil guias vendidos em pouco mais de 2 anos. Agora, transformamos o Conexão Paris em uma editora que irá nos permitir lançar guias sobre assuntos que muitas vezes não dominamos completamente. Além disso, recebemos comissão pela indicação de empresas em Paris que são nossas parceiras. Vale ressaltar, que cinco das empresas indicadas nasceram da demanda dos leitores do Conexão Paris. É isso que nos permite viver do nosso trabalho e nos dedicar em tempo integral a ele. Não ganhamos rios de dinheiro, mas conseguimos manter nossa independência para avaliarmos lugares e estabelecimentos de forma anônima. Além do Conexão Paris, a Patrícia de Camargo do Turomaquia, o Tony Gálvez do Blog de São Paulo e a Silvia Oliveira do Matraqueando percorreram caminhos similares ao nosso e são exemplos muito bem sucedidos.  Temos ainda blogs que conseguem se sustentar por publicidade e patrocínio, como são os casos do Viaje na Viagem e do mega Melhores Destinos.

Mas o que vimos é que tudo ainda é uma grande confusão: em linhas gerais,  agências de marketing e parte da indústria do turismo, de olho na credibilidade dos blogs junto a seus leitores, vivem à caça de posts favoráveis. Para isso, a estratégia adotada é convidar  blogueiros para viagens, hospedagens e outras experiências gratuitas. Essa prática é lícita, mas vemos que os princípios éticos que devem reger esta relação muitas vezes não são claros – nem para os blogueiros nem para quem faz o convite.

Seth Kugel, o Frugal Traveler do New York Times, no Seminário Viajosfera

Para nós, participar da formação do mercado e poder contribuir para o amadurecimento das relações entre blogueiros e os profissionais de marketing é algo muito estimulante. Temos convicção que é possível construir parcerias éticas, que beneficiem tanto o blogueiro e seus leitores como as empresas. Acho que o fio condutor é a credibilidade do blogueiro, o que temos de mais valioso. Os autores dos blogs devem ter princípios éticos rígidos para que essa credibilidade não seja posta em questão. E, junto com as empresas, devemos ser criativos para encontrar soluções inovadoras que vão além das práticas tradicionais de publicidade e relações públicas. Temos certeza que podemos gerar resultados significativos para as empresas. Mas é preciso começar a pensar fora da caixa. Mas sempre dentro dos princípios da ética e da transparência para com os leitores. A ABBV foi criada com este intuito e está aqui para nos ajudar a refletir e encontrar soluções.

E, como ninguém é de ferro, aproveitei para turistar um pouco pelo Rio. Fiz um roteiro delicioso pelo centro antigo, a partir de uma dica que vi no blog Rapha no Mundo. Foi maravilhoso e só me fez me encher ainda mais de orgulho dessa cidade maravilhosa.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris