Os bailes organizados pelos bombeiros fazem parte da lista dos símbolos da cultura francesa ao lado das canções de Édith Piaf, das baguettes, da boina e do mal humor dos garçons (assunto já discutido, não é mesmo?).
Eles acontecem todos os anos no dia 13 e/ou 14 de julho. Às vezes os bombeiros promovem um grande baile na praça da Basitille. Este é um ano de vacas magras, imagino que por questões de segurança, somente com os bailes das inúmeras casernas de Paris. Acho até mais simpático, no lugar de um imenso baile público, estes com dimensões de festa de família.
Estes bailes atraem jovens e menos jovens que gostam de dançar e, claro, contam com a presença dos bombeiros. Aviso às interessadas, a beleza dos ditos cujos é fato comentado de geração em geração. Nâo sei como são selecionados, mas posso garantir que nunca vi um bombeiro feio. Até na Córsega. E olha que na ilha os vejo com frequência em função dos perigosos (e às vezes de origem criminal) incêndios do maquis corso.
Então, se estiverem por aqui na noite do 13 ou do 14 procurem no link abaixo uma caserna perto do seu hotel e mergulhem na cultura bleu/blanc/rouge.
Cliquem aqui para a lista dos bailes.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
41 Comentários
GINA
oiee!!
boa tarde!!
parabens pelo site,sempre acompanho..
estou em paris tb e gostaria de saber como comprar os convites do baile.posso comprar na hora?ou tinha que ter sido um dia antes?fiquei super animada de ir.beijos e obrigada
Beth
Lylian
Adorei o seu relato!
Abs.
Lylian
Lina,
Fomos ao Baile dos Bombeiros que acontece (porque ainda tem muita gente lá) nas Arène de Lutèce. Foi MARAVILHOSO!! Que dica excelente, muito obrigada!
Primeiros, os bombeiros… Eles são lindíssimos (parece pré-requisito mesmo!!) e simpatíssimos. Eles montaram umas barraquinhas e vendiam, bebidas (inclusive champagne) e batatas fritas e salsicha. Quando chegamos, ainda estava vazio e dava para ver todos enfileirados. Vou te enviar uma foto, parecia até ” A barraca do Beijo” rsrsrsrs…
Tinha uma banda de música excelente que tocava de tudo, de sucesso dos anos 70 até Shakira e Black Eyed Peas e nos intervalos, eles tinham um DJ tocando músicas mais “dance”.
Tinham pessoas de todas as idades: No começo casais de idosos dançando para valer, crianças dançando com os pais e a medida que a noite avançava, mais jovens adultos apareciam ( e ainda estavam chegando quando saí) Estava cheio mas nada insuportável! A festa lá vai até altas horas!
Quanto as roupas eram bem descontraídas e informais. Jeans, vestidos e os sapatos baixos ( o chão da arena é de areia)
Valeu a dica!
Bj Lylian
conexaoparis
Lylian
Adorei. Muito obrigada pelo retorno.
Lígia
estou fazendo umm curso de francês em Paris e estava pensando em ir, então consegui convencer outras brasileiras a ir e vamos a um no 10 arrondissement hoje. Depois desses comentarios quero é chegar logo la para ver! hahahahaha
E antes que esqueça, conexão paris MUITO OBRIGADA pela grande quantidade de dicas, roteiros, restaurantes e afins. É um salva vidas e um maravilhoso site. Parabéns!
conexaoparis
Lígia
Estou aguardando o seu relato. Já recebemos um, ótimo.
Madá
Muito bom dançar! Ainda mais com essa informacao preciosa da Eidia!
eidia
Adoro. Quando morei aí, não perdia. Lugar pra ver os mais lindos gatos de Paris…rs
eidia
Eliana Barbosa
Ouvi dizer que nesses dias de bailes…são eles, os bombeiros, é que colocam fogo em Paris…rs!
conexaoparis
Eliane
Gostei.
Isabel Aguiar
Beth! você não dorme?! rs
Obrigada pela orientação.
Um abraço.
Beth
Isabel
Vai numa guinguette!
Olha a sugestão da Katia Becho aqui do Conexão Paris:
https://www.conexaoparis.com.br/2011/06/22/o-rosa-bonheur-bomba-no-verao-parisiense/
Abs.
Isabel Aguiar
Hei!
E além do do dia 14 de julho, há bailes em outras datas? como aqui no Brasil! onde as escolas de dança promovem bailes para seus alunos treinarem? Estarei em Paris de 3 a 15 de agosto, poderia colocar algo assim no meu passeio 🙂
conexaoparis
Isabel
Na rue de Lappe, perto da praça Bastille, tem uma casa de dança. Todos os dias tem bailes. http://balajo.fr/