É proibido alimentar os pombos de Paris. Atenção a multa pode ser de 450 euros. Estão doentes e são considerados e classificados como nocivos.
Os pombos parisienses são classificados na categoria “pragas urbanas” ao lado de animais nocivos à saúde como ratos e baratas.
Alimentá-los é expressamente proibido e a multa é de 450 euros.
Mesmo assim os velhinhos solitários ocupam o tempo na companhia dos pombos, alimentando-os com migalhas de pão.
Os fiscais da Prefeitura vigiam de perto estes idosos. Os agentes trabalham, discretamente, à paisana, para fotografar o flagrante delito. Em seguida se aproximam dos velhinhos e explicam que é proibido alimentar os pombos e que eles receberão uma carta da Polícia de Paris. Muitas vezes, somente isto basta para amedrontá-los.
Quanto aos turistas de férias na cidade luz, a Prefeitura se sente impotente. Os funcionários teriam que ser numerosos e poliglotas e a abordagem para explicar que é proibido jogas migalhas de croissants aos pombos seria complicada.
Estas aves são transmissoras de doenças e causam sérios estragos aos monumentos e às fachadas dos prédios.
Prefeitura e proprietários lutam constantemente contra a corrosão provocada pelos excrementos das aves. Prestem atenção nas fachadas e verão redes ou picos, como pregos, que impedem o pouso das aves nos beirais das janelas e relevos da decoração.
A Prefeitura de Paris não deseja erradicar os bichinhos. Mas sua política é de controle da natalidade e das áreas de pouso. A solução são os pigeonniers – casa de pombos – instalados em parques e jardins e equipados com água e alimento. As aves moram e se alimentam nestes lugares. Os primeiros ovos de um casal de pombos são respeitados. Os ovos seguintes são sacudidos para interromper o desenvolvimento e deixados no mesmo lugar.
Eles são bonitinhos e símbolos de paz e amor, mas estão doentes e estropiados. Acho que devemos, nós turistas brasileiros, respeitar a interdição legal.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
sandra
Alguém poderia me explicar a culinária francesa que come carne de pombo?
Rodrigo Lavalle
Sandra, mas não são pombos de rua, é uma outra espécie/categoria.
Fabio
E essa foto excelente do início da reportagem? hahahaha Os monumentos sofrem mesmo com os pombos! hahaha