Há alguns anos jovens romenas roubam parisienses e turistas sem menor pudor ou receio. São todas menores e européias. A polícia as prende e algumas horas mais tarde a justiça as libera.
Graças às redes sociais o fato se tornou conhecido rapidamente e, de repente, o governo ficou preocupado com a imagem negativa de Paris e com possível desvio do fluxo de turistas em direção a cidades mais seguras.
Por isso, nestes dois últimos meses os policiais estão mais presentes e mais visíveis nos pontos turísticos de Paris.
Alguns chefes de gang romenas foram presos, julgados e condenados.
Nos corredores do metrô, escutamos, várias vezes por dia, o anúncio de alerta: atenção, jovens ladras acabaram de entrar na estação! Cuidado com seus pertences!
Apesar do esforço da polícia e do governo, na minha opinião esta batalha é perdida. Se os policiais se encontram diante da Pirâmide do Louvre, elas se deslocam para a rua Rivoli, na lateral do museu. Se a polícia está no jardim Tuileries, pode ter certeza que elas estão nas margens do Sena.
E mais, estas jovens ladras percebendo que já são facilmente reconhecidas trocaram de “fantasia”. Antes se vestiam com moletons, tênis, blusão amarrado na cintura, lenço no cabelo ou então saias longas.
Daqui para a frente fiquem de olho em jovens bem vestidas, salto alto e uma bolsa de marca – de preferência Vuitton – pendurada no braço. Nunca andam sozinhas e sim em pequenos grupos de três ou quatro. Entram em contato com a vítima e enquanto três criam agitação em torno da pessoa, a quarta rouba bolsos e bolsas.
87 Comentários
Erica
Gente, estou em Paris há um mês, fico por mais dois… Nas minhas andanças já vi golpes do “abaixo-assinado”, nada mais. Uso o metrô umas quatro vezes por dia e nunca vi nada! Meu grande problema está sendo o assédio por parte de imigrantes turcos, portugueses, italianos… Principalmente em pontos turísticos, como Louvre, Champs-Elysée, Sacré Coeur… Eles chegam, percebem q estou sozinha, e começam com umas cantadas ridículas, e o pior: ñ param de me seguir!!! Nunca tive esse tipo de problema em nenhum outro lugar do mundo. E é TODA SANTA VEZ q vou a lugares turísticos, me sinto muito insegura! Alguém sabe o que fazer? Paris está perdendo a graça por causa disso =(
Itamar da Silva Miranda
Trabalho em Paris, já fui umas 40 vezes. Já ví esse bando de ladras diversas vezes e elas nunca roubam nos pontos turisticos, agem dentro dos trens, metrôs e nas grandes estações. Lembro de uma delas, quando era bem pequena. Tenho um amigo policial lá e ele disse exatamente isso, que são presas e soltas na mesma hora, tipo aqui no Brasil.
Ládea
Estive em Paris na semana passada, andei por todos os lugares programados em meu roteiro e não vi nada que me amedrontasse. Esta foi a minha terceira vez na cidade, e, talvez, a que mais me deixou tranquila. Após vários alertas aqui no CP, fui prevenida para os “ataques” ou golpes, mas me surpreendi com o policiamento nas ruas. Andei por lugares tarde da noite sem medo algum. Aos que temem a violência, deixo aqui o meu depoimento e o meu incentivo. Vale a pena visitar Paris, ainda a considero uma cidade segura. Agora, aqui no Rio…
Leandro Calçavara
Lina, vi esta matéria ontem na Globo News e creio que se você publicar, poderá ajudar muitos dos seus leitores.
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/09/batedora-de-carteira-em-paris-diz-que-e-facil-roubar-turistas-brasileiros.html
O Conexão Paris já havia me alertado e agora com essa matéria ficarei mais atento ainda.
Abraços,
Lina
Leandro
Obrigada. Outros leitores me pediram também que publicasse a matéria.
marcio
Lina, retorno aqui, para agradecer a voce todas as informaçoes que postadas que muitissimo facilitaram a nossa viagem. comprei seu guia, muito util. cheguei no fim de semana e gostaria de dizer que a violencia la em paris, se existe, passa despercebida. as listas para assinar, so me foram apresentadas uma vez, o anel tambem. os africanas algumas. entretanto , todas sem violencia , sem coaçao, sem nada. tranquilissimo. gostaria que as pessoas que estao para ir e , consequentemente, com medo de ir, que podem ir tranquilas. andei la no centro por volta da 1 da manha sem medo algum e com conta tranquilidade. o metro tranquilo, tudo tranquilo. fui com medo e voltei solto. obrigado
Ilana
Fui em Paris pela primeira vez em 2008 e de todas essas coisas só lembro dos africanos na Sacre Coeur. Ano passado, em outubro, fomos em família num grupo de 7 adultos e 1 criança. Não sei se foi porque eu já tinha lido aqui no CP mas vi tanta romena em todos os lugares!!! Quando eu as via já alertava todo mundo e ninguém caiu na delas nem fomos roubados. Vimos africanos sendo presos na frente do Louvre. Achei Paris suja e mal cuidada, senti medo. É muito triste, mas sinceramente não tenho mais vontade de voltar na cidade que mais me encantou na vida. Esse ano viajaremos novamente mas na França só vamos passar mesmo por Marseille e a Côte d’Azur. Também visitaremos a Espanha e a Itália e espero do fundo do meu coração não me assustar tanto.
Maria Cristina
Olá a todos,
Ontem ao redor e na propria Pont des Arts meu marido e eu fomos abordados 3 vezes, era o golpe do anel; o mais impressionante foi que em uma das vezes era um grupo de 7 mulheres, aparentemente romenas, sendo 4 crianças (1 de
colo). Elas foram para cima do meu marido, ele conseguiu sair fora, sem problemas.
No metro, na estação Opera, havia policiais nas roletas, sendo que na volta os policias estavam com um grupo de 4 garotas, barradas após as roletas.
Vi também as tais mulheres, que tem características muito semelhantes, a saída da Ladurre em Madaleine.
No geral, estamos nos sentidos seguros e notamos que desta vez há muitos mais policiais pelas ruas de Paris, que continua maravilhosa.