Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. Mas nunca tinha visto as fotos.
Durante a segunda guerra mundial as estações de metro Arsenal, Champs de Mars, Croix Rouge e Saint Martin foram fechadas. Após a guerra, a RATP as manteve fechadas porque elas estavam próximas demais de outras estações (a distância média entre as estações é de 500 metros).
As estações Haxo e Molitor nunca entraram em funcionamento e não estão ligadas à rede parisiense. Elas existem inacabadas e servem, assim como as citadas acima, de refúgio para uma população que vive dentro do metrô parisiense (vocês se lembram do filme Subway de Luc Besson com Christophe Lambert?)
O acesso a estas estações abandonadas é feita pelos túneis por onde circulam os metrôs. Aventura perigosa e totalmente proibida porque um dos trilhos, o mais alto, possui uma carga elétrica de 500 volts. Apesar da presença de guardas acompanhados por cachorros, grupos de jovens e de sem-teto conseguem escapar da vigilância e, à noite, percorrem os túneis para dormirem nos velhos vagões abandonados.
De acordo com meu amigo, o pior horário para os condutores do metro é o primeiro horário da manhã. Esta primeira viagem do dia deve ser em ritmo mais lento, um cuidado especial para tentar evitar atropelar pessoas que porventura dormem sobre os trilhos.
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67 Comentários
Simone Souza
Também fiquei chocada quando fui à Paris e vi tanta gente dormindo na estação de metrô… Entre outras coisas… Mas a cidade é linda , encantadora e romântica. Amo Paris! Em breve estarei de volta.
Convidado
só faltou mesmo as “histórias secretas” do metrô…
jarbas
Estive em Paris no inverno deste ano e é impressionante a quantidade de moradores de rua que dormem no metrô à noite. A estação de Chatelê, que é uma das maiores, tem um corredor em que ficam deitadas muitas pessoas com crianças. A maioria delas são imigrantes africanos. Problemas sociais ocorrem em todo o mundo e a tendência é aumentar na Europa, devido à miséria na África.
Aurea Borne
Interessantissímo esse post e as informações e incíveis fotos do Sleepycity. Bem que podiam criar um tour ou abrir alguns desses lugares para visitação… é claro que deixaria de ter esse ‘charme’ underground, mas adoraria fotografar um lugar assim.
Anna
Adorei o depoimento no site sleepycity sempre tive fascinio por essas histórias fantasmagóricas do metro, velhos vagões, estações fantasmas, túneis abandonados etc… é como um pedaço de história que ficou enterrado esquecido durante décadas… esperando que alguém louco como esses australianos do sleepycity venham desenterrar kkkkkk! Para quem gosta disto como eu, eu aconselho a linha 10, ela atravessa uma estação fantasma (croix rouge) e cruza alguns velhos vagões abandonados (décadas de 50-60). Eu acho o máximo. Por informação a estação “fantasma” Porte de Lilas ė muito usada como cenário de filme e pode ser alugada pela bagatela de 15.000 euros. Existe também um Projeto municipal de transformar a estação Haxo em piscina ou cinema. A suivre!
Mariana
Olá. Acompanho o CP e adoro as informações.
Estou indo pra Paris agora em junho pela primeira vez. Gostaria de saber até que horas funciona o metrô e os ônibus e até que horas é seguro andar de metrô?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mariana, o metrô funciona até uma hora da manhã nos dias úteis e até duas horas nos fins de semana e feriados. Os ônibus param um pouco antes, mas existe alguns ônibus noturnos que transitam durante o período em que o metrô está fechado. Pesquise nesse site: http://www.ratp.fr/. De forma geral é seguro andar no metrô.
Abraços.
Yuri
“Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. ” -> Acho que essa citação pegou mal. Soa bastante supérfluo e não adiciona nada ao texto.
Fátima caldas
Sempre q fui à Paris usei o métro e sabe, nem reparei aspecto sujeira, vi mendigos , gente que dorme nas estações , mas muito eficiente o métro. E adorei este post , muito bom ; e Paris é espetacular, amo esta cidade . Paris ❤️ . Moraria em Paris e amaria tudo .
liana
Isac, é muito frio e lhe sugiro que leve suas luvas ou as compre por lá o que é mais dificil. olha, o melhor agasalho é essa capa fininha que chamamos de quebra vento, que os motoqueiros usam em São Paulo, pq meu amigo, vem muito frio e um ventinho frio pela frente,. mesmo em maio sempre tem um ventinho frio e nada como adoecer em uma viagem por descuido,então é melhor ir preparado.
Eliana Barbosa
Super interessante o assunto…embora sombrio como disse a Kika Mello. Também li a excelente matéria da National Geographic.
Kika Mello
Encontrei um site interessante para continuar a se aprofundar no tema da Paris subterrânea:
http://www.igc.explographies.com/
Kika Mello
Jane e Patrícia Venturini
De nada!
Um abraço.
Patrícia Venturini
Kika Mello
Ótima a dica da revista!
Jane
Loulou e Kika Mello
Cidades Ocultas!Ótima dica!
Jane
Kika Melo
Li referência sobre a reportagem que você comenta, no twitter da Lina…Mas,acabei esquecendo…boa lembrança!
Jane
Suely
Gosto muito de caminhar e pretendo caminhar muito em Paris.Mas, quando me sentir cansada vou lembrar da sua ponderação…obrigada por me orientar…
Kika Mello
Loulou
você me salvou dos labirintos ocultos da memória! (rs) Muito obrigado!
Andei esquecendo do History Channel nos últimos tempos mas vou voltar a ‘frequentar’ o canal para ver a série.
Loulou
Kika Mello
Essa série de programas do History Channel chama-se ‘Cidades Ocultas’ e traz uma cidade diferente a cada episódio. Também adoro! O programa ainda é exibido.
Kika Mello
Há uns dois ou três anos atrás vi uma série no canal a cabo The History Channel sobre exploração de lugares underground de várias cidades do mundo, e mesmo construções abandonadas como casamatas(é assim que se escreve?), depósitos de munições, etc, ou seja, lugares que um dia foram ‘ top secret’.
Algum viu e lembra o nome?
Adoraria lembrar ou que alguém o fizesse…
Kika Mello
Este post é fascinante!
Toca no desconhecido e sombrio, que nos dá medo mas que causa excitação e muita curiosidade.
Coincidentemente, eu também havia comprado a revista National Geographic Brasil do mês de fevereiro 2011. Acho que vale a pena reproduzir o título de chamada da capa para que mais leitores possam se deliciar com a matéria :
” Paris subterrânea: arte, aventura e festa sob as ruas da capital francesa”
Uma outra chamada na capa:
“O mapa secreto dos túneis de Paris”
É uma matéria para leigos, mas fantástica, sobre os túneis escavados por conta da extração de calcário e gipsita de pedreiras situadas a 30 metros de profundidade desde o século XII ( na verdade, desde o século I AC durante a era romana!!!).
A matéria traz um mapa detalhado elaborado pelo catafilista ‘Nexus’ ( belo e apropriado nome)de túneis mapeados na Rive Gauche, no XIV Arrondissement.
Transcrevo um pequeno trecho que, quem sabe, dê pistas a Marcelo Britto sobre as limitações de altura das construções:
” Século após século, as entranhas de Paris assumiram uma geografia própria. a extensão das pedreiras de calcário – as carrières – sob Paris era desconhecida até que um desmoronamento fatal, em 1774, levou Louis XVI a criar um departamento encarregado de mapear isso tudo. A Inspetoria Geral dos Subterrâneos (IGC, na sigla em francês para Inspection Génerale des Carrières) monitora o labirinto de túneis que ela mesma criou. por volta de 1860, a última pedreira de calcário foi fechada.”
Na matéria há foto e desenhos explicativos sobre colunas de pedras empilhadas erguidas com rochas superpostas em camadas, frágeis portanto, usadas para a sustentação do teto enquanto se extraía o calcário.
E o lago da Ópera Garnier realmente existe( esta é para Beth) consistindo de um reservatório de águas represadas em 1860 pelos engenheiros responsáveis pelas fundações do teatro e que se depararam com um solo extremamente encharcado. O ‘ lago ‘ possui 55 metros de extensão e 3,5 metros de profundidade!
A reportagem traz também desenho com corte sagital do subsolo mostrando toda o seu intrincado tesouro, pequenos mapas mostrando a evolução de Lutèce a Paris ao longo dos séculos….
Ou seja, uma matéria primorosa para leigos. Um pena não trazer indicações bibliográficas para aprofundar a consulta.
Walter Leite
Nossa. Fiquei impressionado com essas histórias e estações abandonadas. É a primeira vez que estou lendo sobre essas estações, trilhos e pessoas morando dentro de túneis abandonado. Não sabia e jamais iria imaginar que em Paris. Sabia de New York, lá é do conhecimento geral. Vou procurar a Revista National Geographic que Jose Mauricio comenta acima.
jose mauricio
A revista National Geographic de fev/11, como já disseram, traz uma reportagem interessante sobre o lado clandestino das incursões aos subterrâneos de Paris. Além dos “cataphilies” os amigos das catacumbas, existem os “cataflics”, os tiras dos subterrâneos, que os reprimem. É preciso coragem e disposição, além de equipamentos, como lanternas, botas e macacões. Alguns desses túneis são lamacentos e apertados. Acho que vou ficar com as catacumbas tradicionais e as visitas guiadas aos esgotos, mesmo.
Beth
Concordo com a Suely!
O metrô de Paris é ótimo…
Suely
Jane M
Não subestime o metrô de Paris,ele pode ser sujo e antigo,mas funciona perfeitamente,toda esquina tem uma estação e nos leva pra todos os lugares rápidamente.Quando estiver cansada de andar pode entrar nele tranquilamente…
Jane M.
Célia
Seu comentário me ajudou a compreender como é o metrô de Paris.Ainda bem que eu adoro caminhar…
josé rodrigues
O metrô em São Paulo é incomparavelmente mais limpo que o de Paris parece que trocaram de lugar os dois.
Mas a eficiência do metrô parisiense é piada, tinha uma estação em cada esquina da quadra do meu hotel.
É surpreendente as pessoas entrarem no metrô lendo os jornais e papéis e jogarem no chão, a gente vai com uma impressão e vê outra coisas.
Quanto à insegurança não tive maiores sustos ou preocupações e usei os trens entre 22, 23 e até 24 horas.
Abraços
Elvira
Que interessante.
Eu não sabia.
Bjs.
Elvira
Célia
Lima, estive c meu marido em Paris, chegamos dia 14/02, andamos de metro para todos os lados, a estação Champs de Mars eh sinistra, tem gente requisita , vimos pessoas pulando as catracas para n pagar , um clima esquiando, fora q dentro do metro, naquele dia tinha 2 homens bêbados c as garrafas nas mãos e uma mocinha de uns 18 anos q estava c eles totalmente embriagada tb, qdo descemos encontramos a policia averiguando se cada um tinha o bilhete , de um modo geral , achei o metro mal cuidado e as estações tb, adoro as dicas do conexão .
conexaoparis
Célia
Entendeu porque prefiro os ônibus?
Jane
Fiquei fascinada por este post.Legal as fotos e as indicações dos textos.
Francy
Oi Lina ! Não me surpreende este lado de Paris. O charme dos mendigos parisienses ,já é coisa do passado ,a verdade é que como Nova York, São Francisco etc…a população de rua aumenta e assusta .Em NY, já assisti um documentário sobre a vida a noite nos subterrâneos do metrô.O Brasil surpreende em muitas coisas, uma delas é o metrô ,uso no Rio , é limpo ,seguro e da zona sul à cidade ,é sem dúvida o melhor meio de transporte.bjs
conexaoparis
Francy
Os metros do Brasil sçao realmente surpreendentes. Limpos, incrivelmente limpos.
FalaTurista
Mais informações para a galera que gosta de Paris, ou não gosta né?! hehe Parabéns pelo post! Adorei as fotos!
Luciana
Nossa, que post interessante!
Mas confesso que senti uma grande aflição lendo e vendo as fotos.
LuciaC
Fantástico post, Lina!
Eu adoro saber destes mistérios de Paris, mas como você não curto muito os odores e os corredores do Metroplitain.
Também li a belíssima reportagem de Neil Shea no National Geographic.
Por coincidência, neste domingo. devorei o assunto dos catafilistas.
E tem o lago embaixo do Palais Garnier!
Bem dizia Madame que do Esmeralda era só encontrar a boca de lobo e um tunel passando por debaixo do Sena levaria até a Notre Dame.
Só me faltava Djali
MônicaSA
Lina,
Este post vale aquele provérbio chinês:
UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS.
Madá
Lina, muito interessante essas historias. Eu gostei muito do filme do Luc Besson e sempre procurava vestígios ou caminhos que levassem a esses corredores abandonados.
Isaac, luva é essencial (não ocupa espaço, pode ficar nos bolsos do seu casaco). Chega uma hora em que colocar as mãos no bolso não resolve. Depende do frio de cada um, mas abaixo de 5, meu marido usa direto a luva e o cachecol. Vai aumentar seu tempo de permanência nas ruas.
Chris
poxa, que legal! não conhecia!
Outro dia vi um livro de fotos muito divertido sobre as estações de Paris. eles faziam um retrato meio literal do nome das estações 😉
Beth
Isaac
1°C é frio, mas é perfeitamente suportável de vc se vestir apropriadamente.
Abs.
Kleber A. Torezan
EUNICE,
Li a reportagem da NATGEO e achei impressionante a relação da cidade com seu subsolo.
Concordo com todos quando apresentamos nossos sentimentos da situação do SDF (já discutido em outro post).
Sinal dos novos tempos ?
Abraços.
Kleber A. Torezan
ISAAC
Oi Lina,
Como estou acostumado com o nosso verão de 40°, não tenho a menor idéia de qual a sensação térmica de, por exemplo 1°. Muito frio, claro.
Como meu embarque está se aproximando tenho acompanhado seu painel meteorológico e sempre fico com uma dúvida.
Luvas são realmente necessárias…ou é mais firula mesmo? Pelo que estou acompanhando a temperatura está subindo gradativamente neste mês de fevereiro, não é?
Abç
Rogerio
http://www.vamosparaparis.com/mapa_metro.gif
mapa do metro de Paris
Sueli OVB
Muito instigante esse lado noir da Cidade Luz.
Jose Mauricio
Genial!!! Adoro subterrâneos, túneis, cavernas e assemelhados. Muito interessante o post!!! O problema de fotografar cavernas e túneis é o trabalho que dá e o tempo que leva. Tem que armar o tripé, colocar a máquina em exposição longa, esperar, repetir, mudar a exposição…
As fotos do post estão muito boas, por sinal.
Eunice
Na National Geographic de fevereiro/2011 há uma reportagem sobre os subterrâneos de Paris, mas se limitam às pedreiras subterrâneas (les carrières) e os “cataphiles”, e eu já havia me surpreendido muito.
Agora descubro que ainda há espaço para estações de metrô abandonadas…
Sem falar no dinheiro público desperdiçado nas estações que não foram ativadas!
Parece obra de um país sul-americano que conhecemos bem.
Rogerio
Lina, o post é super interessante, faz 20 anos que fui a Paris pela primeira vez e sigo apaixonado pela cidade, mas venho reparando que as coisas estão complicadas, os pobres de Paris são famosos na Literatura.
Imagino que o parisiense tenha se deslocado para o interior. Vejo Paris, infelizmente, decadente e pobre.
Amo a cidade, espero poder voltar muitas vezes ainda só para poder dar um passeio pelo metro sujo, pelas ruas pouco cuidadas e prédios velhos, Ir por um sorvete na Berthillon , um montblanc no Angelina.
Feliz voce que pode desfrutar de toda vida cultural que a cidade oferece!!!
Boa viagem, de metro…
Beth
Eu acho que estas estações desativadas são usadas nas locações de filmes e seriados de época, especialmente da IIa. Guerra Mundial.
Já vi a estação Croix Rouge nesses filmes umas 3 vezes, utilizando inclusive vagões de época, risos.
Marcello Brito
Eu me lembro do filme Subway sim….bem anos 80. Mas agora me lembrei foi do REPARAÇÃO. Não o filme que é fraco mas do livro.
Marcello Brito
Post Maravilhoso Lina!!
Adooooro essas estorias que se juntam aos canais do esgoto e aos tuneis das tumbas que dizem tb existir por toda a Paris e que ja me disseram que tb são lugares de encontro e raves proibidas.
Alias, nao sei se procede mas ja li em algum canto que a existencia dessas tumbas subterraneas e dos canais de esgoto é o que delimita de fato a altura dos predios nas areas mais historicas de Paris.
Guilherme A.
Show de bola. E o site indicado é fantástico. O mais legal são os detalhes dos trens antigos, como os desenhos entalhados nos vidros e os bancos. Sem falar nas propagandas dos anos 40.
Fernanda Z
Que post interessante ! As fotos estão ótimas.
Lenna
Lina,
impressionante esse post! Sempre achei fascinante a história desta vida subterrânea de Paris, apesar de todos os aspectos negativos. Tinha lido muita coisa e vi o filme “Subway”, mas as fotos e o depoimento anexados aqui têm detalhes importantes.
Cláudia Oiticica,
já tinha ouvido falar das visitas guiadas. Tomei nota do site que indicaste.Grata pela informação.
Abrs.
eidia
Amei, amei. Adoro este tipo de informacao.
Cláudia Oiticica
Lina, o post ficou ótimo! E o site que você linkou é super interessante. Valeu mesmo a dica do André e da Patrícia. Sempre me interessei por esse lado menos conhecido de Paris e gosto de livros que retratam isso.
Já tinha lido sobre o assunto e me lembro também quando você postou sobre a campanha da Sonia Rykiel numa estação fechada.
Para quem quiser conhecer esses lugares de uma forma legalizada, tem uma associação de membros da RATP que promovem visitas guiadas uma vez por mês.
http://ademas.assoc.free.fr/balades.htm
Suely
Paris tem realmente uma cidade em cima e outra embaixo,tantos túneis,muito interessante.Aqui em São Paulo falta metrô em tantos bairros e Paris se dá ao luxo de ter estações desativadas.
Patrícia,a propaganda da Maizena e os vagões de primeira classe também chamaram a minha atenção.
Maurício,a diferença dos mendigos do Brasil e dos de Paris é que os nossos tem uma garrafa de pinga em vez de vinho ao lado,são mais chiques,rsss…
Alexandre
Então a lenda urbana da população subterrânea é realmente verdadeira! Não duvidava, mas achava que nos dias de hoje, em que tudo é monitorado, isso já não acontecesse mais.
As fotos são fascinantes, não que eu queira conhecer, mas é como disse o Eymard, uma cidade sob outra cidade.
Patrícia Venturini
Lina
Legal você ter levado a idéia do post adiante! Incrível o que está sob os nossos pés enquanto curtimos a cidade luz, eu fiquei muito admirada quando vi as fotos pela primeira vez. E imagino as histórias que seu amigo da RATP conta…
Quem se interessar pelo assunto não pode deixar de ver as fotos do link em anexo (com destaque para a propaganda de Maizena e os vagões de primeira classe, um pouco menos sinistros, rsrsrs!).
Abraço
ISAAC
Post fascinante!
Sheyla
Excelente post!
Garantida a minha leitura para hoje á noite.
O livro Paris – a biografia de uma cidade, de Colin Jones é ótima referência para os viajantes que, assim como eu, gostam de passear pelas cidades antes mesmo de chegar ao destino.
Mauricio
As estações de Paris, infelizmente são velhas, sujas e mal cuidadas….
Poderiam ser reformadas.
Eu vi durante a neve de Dezembro, vários mendigos dormindo nas estações com a sua garrafa de vinho ao lado….triste.
Paris tem o mesmos problemas de qualquer grande cidade.
eymard
Uma verdadeira cidade sob a cidade! Interessante essa historia!
Juliana (Gaúcha)
Achei interessantíssimo!
Adoro estes segredos e histórias que as cidades escondem no seu DNA.
Isto também ajuda a compor a Paris de hoje.
Adriana
Cada estação de metrô em Paris tem uma personalidade própria.
Desconhecia o perigo que ronda essas estações abandonadas.
Grazy
Triste … muito triste msm !!!
http://graziescritora.blogspot.com/2011/02/importancia-da-ilustracao-em-livros.html
juliana amorim
só uma perugunta: o fb é seu mesmo?