Foto: Camila Caruso
Se vocês estiverem em Paris dia 23 de maio, em torno das 19.00h peguem o caminho da torre Eiffel.
Facebook está organizando um aperitivo gigante na torre. Milhões já se inscreveram.
As autoridades não estão contentes com esta iniciativa pois temem confusões. Até agora não se sabe se o evento poderá acontecer ou não.
Em cidades do interior da França, estes aperitivos gigantes se desenrolaram de uma maneira pacífica.
Atualização: após a morte de um jovem que caiu de uma ponte (ele estava com 2.40g de alcool no sangue) na cidade de Nantes, estes encontros organizados por Facebook viraram uma das preocupações do Ministro do Interior e do Prefeito de Paris. Facebook anulou o aperitivo da torre Eiffel à pedido da polícia. Mas um outro grupo (os jornais não precisam qual) continua reunindo adeptos para este evento.
A tendência seria o enquadramento destes encontros e não a proibição. Como são encontros espontâneos sem responsáveis definidos, muitas questões estão sendo levantadas. Quem vai pagar os estragos causados? Quem vai pagar a limpeza da área? Vale a pena permitir encontros que incentivam o consumo do alcool?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
53 Comentários
Beth
Claudia Maria
Com crianças pequenas é sempre prudente evitar possíveis aglomeraçoes humanas, Eu acho uma gracinha viajar com crianças, mas sempre procurando locais mais calmos…
Eduardo
Pelo que entendi vc vai estar no interior da França. Lá éssas festas são bem mais agradpaveis e tranquilas. E divertidas!
Beth
Eymard
Segundo pesquisa feita pelo Le Figaro desta semana, 85% dos franceses acreditam que a França não vai ganhar essa Copa.
O favorito é o Brasil…
Eduardo Luz
Madá, é claro que eu já li onde será o de Paris!
A pergunta (por sinal, mal feita!) é quando e onde serão os do interior da França?
Claudia Maria, obrigado pela pergunta. Tirei fotos deles e fiquei me perguntando onde estariam as bicicletas?? rs
Muito mais legal a resposta romântica!! Gratíssimo, LuciaC, pelo esclarecimento.
Beth
Jessica
A festa de 14 Julho é a maior festa popular da França, vale a pena conhecer! Eu fui especialmente para a grande festa dos 200 anos em 1989, linda e inesquecivel! O desfile entrou pela noite, simplesmente deslumbrante!
É uma festa lindíssima que começa com um grande desfile no Champs Elysées … Outras festividades também são programadas em outros pontos da cidade, procure ver a programação. Tem bailes populares, shows, concertos sinfônicos em praça, etc
É interessante ir vestida de forma bem confortável, bolsa pequena presa ao corpo, etc. e com muito espírito esportivo!
Final de copa do Mundo eu já passei na Itália, grandes telões nas ruas e muita alegria, risos. E com o agravante de que a final era Brasil/Itália e o Brasil ganhou, risos. Tomamos o cuidado de não falar português e não portar a nossa bandeira, risos.. Só festejamos (e muito!) depois, dentro do hotel….
Acho que vc vai adorar a experiência!
eymard
Jessica Scalea,
ja passei mais de um 14 de Julho e nao vi incidentes. A festa começa pela manha e, portanto, nao se compara com ano novo (onde a festa é predominantemente noturna).
Se a França tiver na final, acho que vai ser uma grande festa em Paris!!!!!
Jessica Scaléa
Primeiramente, amei a história dos cadeados!!! Vou fazer isso com certeza!
Agora uma pergunta aos pitaqueiros de plantão: O 14 de julho pode ser considerada uma “festa de rua” como as citadas acima? As pessoas também se exaltam como nos reveillons descritos, ou elas se portam de forma mais civilizada? É que estarei lá na época e gostaria de saber o que esperar…
Se possível, também gostaria de saber se alguém já esteve lá em final de copa do mundo. Porque minha viagem também abrangerá esse evento e, pelo visto, será uma comemoração mais próxima dessas “festas de rua”… Estava planejando comemorar por quem quer que fosse o campeão. Mas se for perigoso, acho que vou me recolher no meu quarto de hotel com um bom vinho acompanhado dos quijos que a Lina recomenda por aqui.
conexaoparis
Jessica
O 14 de julho é diferente. Pela manhã e o mais importante: o presidente da França e todos os militares participam da festa.
Trata-se de uma festa cívica. Muito diferente de um reveillon.
Zé Ricardo
Eu vi confusao tambem na frente a torre no revelon de 2008… muito empurra empurra e intolerancia, mas mesmo assim foi uma das coisas mais legais q eu fiz.
Beth
Antonio
Eu já passei um Ano Novo no Champas Elysées (em frente ao Claridge) e gostei muito! Estava alegre e divertido. Mas isso foi há 20 anos, risos.
Hoje eu não arriscaria mais…
Abs.
claudia maria
Antonio Ferro e Lina,
Eu também já estive nesta mesma situação (hotel Claridge x reveillon) havíamos saído para jantar com amigos e ao voltar para o hotel minutos antes da meia noite, passamos um grande aperto, com meus filhos, ainda pequenos. Descemos na estação em frente ao hotel e quando subíamos a escada a poucos passos da rua, vimos 2 políciais que num golpe rápido fecharam e trancaram as grades em nossa cara. Uma multidão já se inflamava pela rua afora e outra começava a se inflamar ali dentro da estação. Todos queriam sair para comemorar a virada. (Eu me lembrando da organização e educação dos reveillons de Copacabana). Ficamos “presos” pois outros trens chegavam e com eles muita gente. Nós sem acesso à Avenida, mal podíamos nos mexer. Parecia filme de terror. Muita gente tonta, gritando, sacudindo as grades. Os “tipos” , eram os mais bizarros possíveis, todos ao nosso redor. Não tínhamos como sair. Finalmente resolvemos ir para uma estação mais afastada. Porém como chegar até o trem se mal conseguíamos respirar? Foi terrível, minha filha gritava de pavor (incentivada por uma brasileira que agarrou-se a nós . Estava lotado de gente, um empurra-empurra e sem contar com risco de ser jogado por debaixo dos trilhos. Custei a acreditar quando conseguimos todos JUNTOS, nos livrar deste episódio. Pelas ruas uma enorme quantidade de garrafas quebradas. Nunca mais!!!
conexaoparis
Claudia
Desde que abri este blog venho dizendo que reveillon na rua, sobretudo nos Champs Elysées, é fria. Em outros pontos da cidade não.
Tati Navarro
Linaaaaa,
recebi meu guia. Já li ele inteiro ontem a noite (rsrsrs). Agora é só complementar cas as informações recentes do blog e aguardar o dia da viagem. Muitoooo obrigada.
P.S: Será que nào dá para escrever, publicar e entregar o numero 2 do guia até 7 de Julho? risos.