Com o projeto Velib, andar de bicicleta em Paris virou atividade cotidiana de muitos parisienses. Meio de locomoção ecológico, esportivo e lúdico. Mas é preciso conhecer as regras para retirar e para devolver as bicicletas, descritas em artigo passado. E conhecer também certos detalhes.
Pela manhã, nos bairros residenciais, os pontos do Velib se esvaziam rapidamente. Todos pegam uma bicicleta para o trajeto até o trabalho. Aqueles que se levantam tarde encontram os pontos vazios como este da foto. Esta única deve estar com pneu furado.
Em torno das 9.00h da manhã, nos bairros com grande concentração de escritórios e comércios, os pontos ficam rapidamente lotados.
E aqueles que chegam mais tarde ficam na situação das duas parisienses acima. Ou elas esperam alguém que venha alugar uma bicicleta e liberar um lugar ou vão embora procurar outros pontos com espaços livres.
Fotos de Sérgio T. Gonçalves
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Marcos Vitorino
Um amigo meu foi preso por ultrapassar um sinal vermelho as 5 da matina e por estar andando de bicicleta alcoolizado pq estava voltando de uma noitada… foi levado pra delegacia e recebeu uma multa de 250 euros…
então quem for alugar bicicletas por lá lembrem-se que bicicleta é quase a mesma coisa q moto, tem q seguir as regras de transito senão se dá mal…
=]
Beth
Édia Lucia
Eu me diverti muito em ver os parisienses andando de bicicleta na neve. Especialmente uma sra. de cabelos brancos muito bem penteados e … casaco de peles! Até fotografei, risos.
Gisley Scott
Em primeiro lugar, meu nome é Gisley 🙂
Vi seu blog linkado em outro blog que tinha visitado[amo ver blogs de brazucas mundo afora]. Decidi visitar pq ainda não tenho nenhum blog que fale da França e eu tenho uma amiga que mora em Paris. O nome dela é Cecília. Ela diz que não quer voltar pro BR :P!!!!
Super interessante essa edição sobre as bikes! Amo ver as diferenças de cultura, principalmente essa de que se vc não acordar cedo vc não encontra uma bike e nem encontrará um lugar para estacionar.
Aqui, quando pegamos ônibus, os bikers podem trazer suas bicicletas e irem de uma ponta da cidade para outra. Na frente de cada ônibus tem um espaço para pessoa colocar sua bicicleta, e é super segura, daí quando vc desce do ônibus, vc pega sua bike na boa e sai pedalando :)!
Édia Lucia
Amoooo…. Peninha que não posso mais andar de bicicleta devido a problemas no joelho e ainda para colaborar, meu marido não sabe andar de bicileta, pode???? Mas quando vejoas bicicletas fico com muita vontade, elas são lindas e as francesas e francesas ficam elegantérrimos com elas.
Evani
Morei 4 Meses em Paris e a bicicleta foi o meu meio de transports favorito.
Conhecer Paris num velieb nao tem nada mais gostoso, delicioso e prazeroso. Nao precisam ter medo do transito. Regras bssicas ajusam muito. Podem experimentar!!!! A visao que temos da cidade e muito diferente em cima da bike!!! Vale a pena!!! Adorei!
fernanda
Essa iniciativa das bicicletas foi uam coisa maravilhosa. è motivo de orgulho e exemplo. Quem dera se no Brasil fosse assim. Adorei o site! Sou apaixonada pela frança e espero um dia poder visitá-la, por enquanto me contento com o google heart e google imagens!
Michelle
Velib em Paris é tuuuudo!
http://www.viajenaarte.com.br
Chris
Gente, uma de minhas mlhores experiencias em Paris, eu voltando pro apartamento, depois de uma noitada num club, de bicicleta, às 2h da matinaaaaa.. e friooooo…
Mas eu nem senti frio, foi muito legal!!! =D
eduardo
…quase aluguei uma bicleta para andar…mas ficava olhando e nao alugeui..na proxima vai…
Adriana Pessoa
Eu tenho muita vontade de alugar uma bicicleta dessas…mas falta coragem! Tenho medo de me confundir no trânsito parisiense. Sei que tem regras para se locomover. e você Lina, já falou disso aqui.
Até vi um guardinha muito furioso atrás de uma pessoa em uma velib. Não percebi o que ela tinha feito de errado.
Mas da próxima vez vou alugar uma e escolher um lugar calminho para dar as minhas pedaladas…coisa que adoro!
Bom carnaval, Lina!