Após o primeiro artigo (cliquem aqui) sobre a rota do vinho, segue aqui o segundo sobre esta região.
A partir de Colmar, proponho conhecerem a loja de Christine Ferber e o Museu do Automóvel de Mulhouse.
Pertinho de Colmar (15 minutos de carro) existe uma cidade minúscula que se chama Niedermorschwihr.
É este o esconderijo da chefe considerada a rainha das confitures. Chrsitine Ferber é conhecida e respeitada pelas suas geléias de fabricação artesanal.
Entrar nesta pequena loja e passar horas lendo as etiquetas das geléias foi, para mim, um ponto alto da viagem: geléia de abacaxi, baunilha e rum, geléia de cebola branca com riesling (para acompanhar carnes), geléia de framboesa e chocolate ao leite, geléia de pétalas de rosa, geléia de framboesas e chocolate amargo, geléia de morango e hortelã…
Endereço: 18 rue des Trois Epis, Niedermorschwihr.
Após parada gourmande, a direção é Mulhouse e o famoso Museu do Automóvel. Apesar de não ser admiradora incondicional do objeto em questão, fiquei fascinada pelo museu e o considero uma das etapas obrigatórias na Alsace.
Fotos: entrada do museu
A Cité de Automobile – Collection Schlumpf – é um dos maiores museus de automóvel do mundo com 25.000 m² exibindo 400 carros raros.
O museu possui um espaço chamado Les Chefs d’Oeuvre de l’Automobile onde estão reunidos 80 carros dos anos 1930. Entre eles Rolls Royce, Mercedes, Hispano-Suiza e as célebres Bugatti Royales.
O guia Michelin aconselha este museu e o classifica três estrelas.
Neste site vocês encontraram vídeos, fotos e mapas explicando como chegar na Cité de l’Automobile.
De Niedermorschwihr até Mulhouse foram 1.20h de carro. A visita do museu dura em torno de 2 a 3 horas.
O museu está fechado somente dia 25 de dezembro. Ele abre das 10h às 17h. No mês de janeiro ele está aberto durante a semana somente das 13h às 17h. Preço da entrada: 17.50 euros.
Como ir de Paris até Mulhouse
. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. Em 2h50 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Mulhouse A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Reims, Epernay, Metz e Colmar. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Mulhouse. A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
42 Comentários
Sueli OVB
Belíssimas dicas, Lina!
Geléias são minha paixão. Adoro essas ousadias, mas não conheço as da Christine.
Não sei em que estado vai voltar a minha mala na próxima viagem. São tantas emoções!
EduLuz
Cebola branca com Riesling da Alsácia?
Você comprou, Lina?
conexaoparis
Edu
Comprei, claro. Muitas, porque ofereço de presente. Deliciosas.
KATIA MATOS
Gente, amo demais geléias, como com tudo; pão, bolachas, queijos, faço molho pras minhas saladas, recheios de massa folhada… uma loucura, imagina estas que são um luxo só!!!!!!
E este museu, meu marido vai querer um dia só pra curtir!!!!
Esta dica foi demais!!!!
Ednilza Soares
Olá Lina,
já acompanho o Conexão por intermédio de uma amiga. Iremos à Paris em julho/11 e lendo sobre as geléias de Christine Ferber gostaria de saber se há alguma loja em Paris que vende os produtos de Christine ou mesmo uma loja da própria Christine.
Fico muito grata por haver uma maneira de obter ajuda para se conhecer melhor uma cidade tão linda como Paris através de seu site.
Desde já agradeço.
Ednilza
conexaoparis
Ednilza
Já respondi esta questão, veja nos comentários.
Ivens
Oi Lina,
Belo post! Estava ontem no twit falando contigo e tu desapareceu! ehehehe.. Como tá o clima ai em Paris? Por aqui, o clima estava ótimo até domingo, e agora deu uma esfriada!! 🙁 Quero o calor/sol de novoo! hehehe.. Abraços!
Ivens – http://www.echangeeurope.wordpress.com
Cecília B.
Um passeio que meu filho iria adorar!
Também adorei a fachada do museu, muito original!
Já as geleias, sem comentários… preciso perder 10% do meu peso, urgente!!
LuciaC
Lina!
Que vontade de abrir minha porta e me encontrar Niedermorschwihr
(dá para explicar como se pronuncia?)
Mais um maravilhoso post que faz sonhar!
O museu do automóvel da coleção Schlumpf você já havia colocado umas fotos no fb e eu bem curiosa fui saber mais.
Adorei, já estava em minha listinha!
As geléias Christine Ferber, que são excepcionais, as conheço da Grand Épicerie. Deliciosas em suas combinações de sabores inusitados tipo cereja au pinot noir, rhubarb com mel de acacia e alecrim e outras audacias mais. Suas geléias são feitas com muita criatividade e paixão.
Christine Ferber estudou patisserie na Belgica e fornece aos super estrelados hoteis em Paris, para Ducasse e fabrica para Pierre Herme seu amigo. A razão para tanto interresse em CF é porque sou boa de geléia, queria ter parametros do que de melhor existe.
O que provei de geléias…
Portanto faz 3 anos fiz uma pesquisa e descobri que Christine Ferber, para meu gosto, é sem dúvida a Rainha das Geléias!
Belo roteiro para a próxima que esteja mais próxima possível!
Merci!
eymard
Mais duas dicas, já anotadas. Essas geléias sao mesmo um espetáculo. Quanto ao museu do automovel, conheço o de Le Mans, que vale pelo registro histórico. Esse tem cara de ser muito bem cuidado e bem maior do que o de Le Mans. A conferir!
Monica Amadeo
Esse roteiro Lina, realmente parece valer a pena…
Adriana Pessoa
Hummmm…delícia essas geléias!
E muito lindo este museu. Essa entrada então, com esses carros pendurados, incrível!
Bom dia a todos.