Por Marcia Lube
Estávamos em Honfleur e um dos passeios programados era conhecer as falésias de Etretat: sonho antigo, lugar que sempre me fascinou e que instigava a minha curiosidade.
No caminho, a maravilhosa ponte da Normandie: projeto ousado, uma obra que exalta o engenho humano.
Tendo cruzado a ponte e ainda sentindo uma quase euforia por tê-la visto tão de perto, não poderia imaginar que chegando ao alto da falésia em Etretat, iria ter outro deslumbramento: antes a obra artificial que honra seus executores; agora o cenário natural que surpreende e encanta!
Etretat é um lugar especial: duas falésias – d’Aval e d’Amont – e entre elas uma praia cuja beleza foi pintada pelos impressionistas.
No alto da colina, perto da falésia d’Aval, o Hotel Dormy House. Seu restaurante fica debruçado sobre o Canal da Mancha.
Céu azul, mar a perder de vista, um almoço maravilhoso e depois uma espreguiçadeira no gramado, acompanhando as evoluções das gaivotas…
Não dá para esquecer!
Observação do Conexão Paris: agradecemos à Marcia sua valiosa contribuição. Acrescentamos o seguinte: nós achamos que Etretat e a Ponte da Normandia deveriam estar na lista dos lugares mais bonitos da França. Tempos atrás publicamos artigo sobre as sete maravilhas deste país e esquecemos de citar estes dois. Leia aqui este artigo.
Como ir de Paris até Etretat
- Trem: é preciso pegar o trem até Le Havre, a viagem tem cerca de 2h10 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços. Do Havre até Étretat: peguem o ônibus linha 24 (Fécamp – Étretat – Le Havre) na gare routière que fica junto à estação ferroviária do Havre. Baixem o PDF com os horários aqui. A viagem dura cerca de 50 minutos.
- Carro: a viagem dura cerca de 2h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem de ônibus até Le Havre tem cerca de 3 horas de duração. Do Havre até Étretat: peguem o ônibus linha 24 (Fécamp – Étretat – Le Havre) na gare routière que fica junto à estação ferroviária do Havre. Baixem o PDF com os horários aqui. A viagem dura cerca de 50 minutos. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus
Como ir de Paris até Honfleur
- Trem: é preciso pegar o trem até Trouville/Deauville, estação que fica bem no meio dessas duas cidades e de lá, ônibus regional ou carro para Honfleur. A viagem saindo de Paris tem cerca de 2h15 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 2h10. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem de ônibus até Le Havre tem cerca de 3 horas de duração. Do Havre até Honfleur peguem o ônibus da empresa BusVerts linha 20 ou 39 ou 50 na gare routière do Havre e desçam na gare routière de Honfleur. Cada uma dessas linhas tem destino final e horários diferentes mas todas param em Honfleur. Vejam os horários aqui. A viagem dura cerca de 30 minutos. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
35 Comentários
Floriano
Quanta beleza deixamos de apreciar, mesmo morando alí pertinho, na petite Belgique. Se pudesse retroceder no tempo, com certeza faria este belo roteiro. Obrigado pelas belas fotos e pelas saudades que elas despertaram em mim.
Sophia
Márcia Lube, que bonita a comparação: a beleza que só a natureza consegue esculpir e a beleza que só o homem consegue construir. Já estava com vontade de ir a essa região numa das próximas visitas à França. Agora se tornou oficial. Obrigada por compartilhar conosco.
Tania Baiao
Obrigada Marcia pelas belas fotos e pelo encantamento que transborda do texto. Viajei com você.
Madá
Que lugar lindo!!! Adorei as fotos, o relato! Valeu Marcia! Em que época você acha que vale a pena visitar essas falésias ? É possível fazer um passeio de barco ?
Paula
Oie!!!!
Ficarei em Paris 7 dias…vc acha que compensa perder um dia e visitar esse lugar? Quanto tempo levaria?
Super obrigada,
Paula
Lina
Paula,
se for a primeira vez que você vem à Paris acho que não compensa ‘perder uma dia’ para visitar esse lugar.
Abraços.
Adriana Pessoa
Lindas fotos, lindo lugar, lindo relato!
Merci, Marcia Lube!!
Juliana
Olá Conexão Paris !
Estou pensando no trajeto que farei para o interior da França em outubro mas estou em dúvida devido ao período início de outubro. Opção 1 vindo de Milão passaria pela região do Lago Como , Suíça e entre este último lugar até Paris o que posso conhecer? Me falaram da região de champanhe e chamonix. o que acham? Opção 2, Mônaco, côte d azur provence mas estou com receio de pegar a praia com frio e vazia nesta época .Podem me dar uma sugestão? Obrigada bjs adoro vcs do conexão Jú.
Lina
Juliana,
pela época do ano o melhor seria a opção 1.
Abraços.
Francy
Como não ficar encantada com todas estas fotos ?Com estas fotos ,e o seu entusiasmo Marcia ,a vontade é de já já ir atrás deste seu roteiro maravilhoso ! Obrigada ,por dividir conosco ,toda esta beleza !
jorge fortunato
Realmente, um lugar encantador.
Maria das Graças
Marcia Lube, as fotos estão lindas. Retratam bem a beleza do lugar. Essa região é mesmo encantadora e surpreendente.