Cada presidente francês deixa sua assinatura na paisagem parisiense. Mitterrand , por exemplo, construiu a pirâmide do Louvre.
Sarkozy acabou de apresentar um projeto para a Paris do futuro. Projeto titanesco que vai mudar completamente a cidade. Um trabalho monumental que apresentado hoje, entre crises econômicas e epidemias graves, fica com características de um sonho.
O projeto inclui o fim do limite entre Paris e sua periferia e a construção de uma Grande Paris, através de uma revolução dos meios de transportes que funcionarão 24 horas e contarão com um metro automático, de 130 km, em torno da cidade, da criação de uma floresta de dois milhões de árvores, de construções ecológicas com telhados vegetais térmicos e etc. A lista das transformações é longa.
Por um lado penso que Paris precisa de um projeto desta ordem para se transformar na capital pós-crise dos anos 2020. Por outro lado já fico nostálgica desta Paris de hoje, pequena, preservada, conservada com todas as suas características da Paris do século XIX.
www.legrandparis.culture.gouv.fr
31 Comentários
Alessandra Fiorini
Lina
Achei o link:
http://paris.conciergerie.com
http://paris.conciergerie.com/pass/paris_combo_pass_premium.php#DetailedInfo
O que você acha? Vale a pena?
Ale
conexaoparis
André.
Concordo com você. Além de interessante ele é necessário. Mas a integração Paris e periferia me amedronta de uma maneira egoística.
A minha Paris pequena e protegida vai se diluir na Grande Paris.
André Castro
A questão sobre o Grande Paris não reflete de forma alguma a perda da Paris historica e bucolica que todos admiram. Estes projetos, elaborados por 10 equpes com mais de 40 profissionais de diversas areas visa não apenas o desenvolvimento de Paris, mas a redução das desigualdades existentes entre a capital e a periferia, a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento responsavel e sustentavel da cidade nos proximos 10 anos, com diretrizes para o futuro. Informem-se melhor, pois é um projeto interessante!
Tania Baião
Concordo com a Giovanna!!!
As mudanças sempre nos parecem agressivas no início, mas alguém precisa arriscar… inovar…
Sempre gostaremos da história passada, mas precisamos da possibilidade de inventar o futuro!!!
Eduardo A Martins
Guilhotina pra Sarkozy!!!
Andrea Sipoli
Não gostei. Acho que o que torna Paris especial é justamente o aspecto histórico, de uma cidade pequena em tamanho porém grande e complexa em conteúdo, em história. Olhar aquelas ruas e monumentos e imaginar há quantos séculos aquilo está preservado. Mudanças e modernidades são boas sim, mas contanto que não descaracterizem a cidade. Achei bacana a parte dos transportes, da infraestrutura, coisas que beneficiem os moradores, mas a parte estética , pas du tout! Ainda bem que tive a oportunidade de vê-la ainda linda!