Recebi recentemente um email que me deixou perplexa. Após lê-lo pensei trocar o nome do blog e chama-lo A minha Paris.
Em seguida me lembrei de todas as ilustres pessoas que cantaram esta cidade, que escreveram sobre ela em prosa ou em verso, que a pintaram, a fotografaram e a filmaram. Cheguei a conclusão que a minha Paris era a deles também e me acalmei.
O email dizia:
Ola cara Maria Lina,eu moro no Japao e sempre quis viajar pra conhecer
Paris,pela historia e pela arquitetura. Como nao tinha guias em portugues
procurei informacoes sobre a cidade pela internet e achei seu blog,fiquei por
uns 3 meses visitando-o quase diariamente e vi q so tinha materias sobre as
coisas boas de Paris,fiquei encantada.Marcamos a viagem,uma semana eu ate estava
triste ja que acreditei mesmo q Paris fosse como seu Blog descreve,queria ficar
mais.QUE decepcao qdo chegamos la,so nao voltei correndo pq ja estava tudo
pago,INACREDITAVEL o estado de degradacao , sujeira e TOTAL falta de EDUCACAO
dos franceses!!! Vc anda mesmo naquele metro IMUNDO??? As margens do Sena fedem
e impossivel ter um passeio romantico por la…e aquelas dezenas de mendigos e
aquelas mulheres da Bosnia que nos cercam por toda a parte na Torre Eiffel e nas
catedrais,sao insuportaveis,fiquem nos implorando por dinheiro,nao dao um
minuto de sossego! Na catedral de Montmartre tem muitos pedintes e escada
escorre urina PESSIMO voltamos desanimados o q salvou a viagem e q decidimos
passar os ultimos 4 dias das ferias em Zurich,Mas como comentou meu marido,que
e japones gastar dinheiro numa cidade imunda e onde as pessoas nos tratam mal e
total desperdicio,se nao for pedir muito vc poderia falar um da cidade de uma
forma mais real pq eu vi PAris por uma semana e tenho certeza ABSOLUTA de que
nao e NADA DAQUILO que o seu blog diz!!!
Quando estou no Brasil e recebo amigos franceses fico apreensiva diante de duas possibilidade: ou eles vêem as maravilhas do meu país natal ou as misérias. Guardo os amigos que gostam da beleza das nossas praias e do Rio de Janeiro, da nossa música e da nossa alegria, que ficam encantados com Tiradentes, que adoram as nossas frutas, que ficam surpresos diante do desenvolvimento tecnológico do país e que querem voltar sempre. Deixo nas margens da estrada os que só vêem a miséria, os buracos nas estradas, a poluição e a violência.
A leitura de uma viagem é subjetiva e existem olhares que são generosos e cheios de curiosidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
225 Comentários
Ana Luiza
Lina,
Farei mais um comentário frente mais de centena que já estão neste post….claro que a opinião de todos é sempre válida, mas o email que vc recebeu é de alguém que vê a vida de um jeito só!!
Paris não é de longe perfeita, tem defeitos como qualquer cidade e como qualquer ser humano, mas é de loooooonge o meu lugar favorito, é encantador.
O charme de Paris é que seus defeitos não superam, de forma alguma, as suas qualidades….
Zurique é realmente muito bela, porém, perfeita em demasia…
Sua Paris é a mesma de muita gente!!!
Antonio Vianna
À profª ( aquela que ensina ), anfitriã ( a que divide o que tem ) e blogueira Maria Lina:
Nesse assunto polêmico mas tb interessante, saí da moita para registrar os parabéns e agradecimentos pelo seu trabalho.
Comentários foram se sucedendo – 20>50-100 e tantos já – e revelam uma enorme comunidade de leitores, amigos, fâs ardorosos, partilhando informações, experiências, sonhos, expectativas e modos de ver a vida. Sejam aqueles que ainda vão conhecer a cidade, outros que já tiveram as suas primeiras e viciantes experiências, ou os totalmente perdidos por ela.
Com as suas informações diárias me atualizo, me enriqueço e até mesmo me lamento por não ter sabido/visto/vivido antes algumas coisas depois de 30 anos bem rodados de Paris (opa ! isso já é motivo para mais uma viagem)
Acho que a sua leitora, a quem chamo VI ( viajante infeliz ) começou bem o e-mail, afinal história e arquitetura foram os motivos do interesse dela na viagem ; vai se perdendo a cada linha e termina dogmaticamente, com uma certeza capitular e ABSOLUTA após tímidos 7 dias de Paris (?).
Generalizando ( e toda generalização incorre em riscos ) a cultura japonesa é ainda estrita, inflexível, exigente, dogmática, significativamente distinta do modo de ver e viver brasileiro. Isso tvz explique um pouco essa experiência e visão tão infelizes.
Continue com o seu trabalho e a sua Paris !
Robson Sabóia
Também vou escrever novamente. Se o casal não gostou de Paris, não volte. Vá conhecer outras coisas. Prático e simples assim. A cidade não vai mudar para adaptar-se aos dois. Agora, uma coisa que me deixou pasmo e que deve ser esclarecida: a senhora do e-mail comenta sobre o fedor do Sena. ESSA INFORMAÇÃO É COMPLETAMENTE INFUNDADA. Fui à Paris duas vezes em 2008, janeiro e setembro, e o a primeira coisa que percebi é que O RIO É PERFEITAMENTE LIMPO. Essa informação é totalmente errônea e pode confundir a cabeça das pessoas que ainda não conhecem Paris. Detesto gente “sem noção”, como esse cardeal brasileiro e essa senhora do e-mail. Prefiro acreditar que ela é uma “sem noção”, a afirmar que é uma pessoa de má-fé.
conexaoparis
André
A temperatura está em torno de 15 graus. Camisas e camisetas de manga comprida e blusa de lã fina. Um trench seria bom e prático.
ze ricardo
Estive em paris em dezembro passado e foi uma das melhores experiecias da minha vida… Esta mulher nao tem cultura para viajar. Uma pessoa para nao gostar de Paris tem que ser muito amarga e mal amada…
Vanesa Santos
Engraçado? Fiquei tão encantada com Paris que nem observei todas essas coisas que diz neste e-mail. Continuo com as lembranças de uma Paris cheia de encanto e magia! Pois sujeira, mendigo e gente mal educada existe em todo lugar, não é mesmo? Beijos!
Ingrid
Morei durante um ano e meio em Paris e pude perceber que Paris tem sim sem problemas e eles são graves. Morar em Paris, para mim, foi uma experiência árdua e confusa. Não fui com expectativa nenhuma e, mesmo assim, consegui me decepcionar (talvez por ter morado em Londres antes).
Mas, me desculpe a leitora, você está lendo um blog, que não tem a mínima responsabilidade de ser neutro em suas opiniões. A Lina realmente não fala muito da realidade cruel das ruas de Paris, mas ajudou a me guiar pela história da região e entender um pouco sobre a cultura.
Se você procura opiniões imparciais deve ler mais que um blog que fale do mesmo assunto.
Eu, por exemplo, no meu blog, procuro passar para os leitores os pontos contras e os pontos a favores de se morar em Paris. Mas mesmo assim, já fui crucificada também por falar uma coisa ou outra.
Se quiser dar uma olhada; http://brasilcomz.wordpress.com/author/persistenciadamemoria/
Samuel
Sinceramente, ela não foi para Paris!!!
A Paris que conheço é mágica, inebriante, viva e pulsa transmitindo sensações maravilhosas… Ela tem que escolher melhor o companheiro de viagem ou até mesmo ir sozinha como já indicaram. Vá sem preconceitos pois a cidade tem muito a oferecer. O único defeito seria ter o Euro como moeda, o que quase triplica qualquer compra, mas, nem isso merece ser citado. Paris é o máximo!
Beto
Acho que o post do link abaixo pode ajudar nessa discussão
http://omeulugar.wordpress.com/2008/06/11/baratas-tontas-zanzam-pelas-ruas-de-paris/
Abraços, Maria Lina
Denise Marques
Paris é tudo que o email aponta, MAS Paris tbm é MAIS, muito mais.
Alguns franceses foram impacientes ou até descorteses comigo, outros foram verdadeiros anjos de delicadeza ,atenção e cuidado.
Quero voltar muitas vezes.